Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NÍVEIS DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA “CONEXÕES - MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE”

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse artigo apresenta um recorte de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cujo o objetivo foi apresentar a análise dos níveis de letramento estatístico nas tarefas do livro didático “Conexões - Matemática e suas tecnologias: Estatística e probabilidade”, aprovado pelo PNLD 2021 para o Ensino Médio. A coleção foi escolhida considerando o fácil acesso aos volumes. O estudo teve como referenciais teóricos: a definição sobre letramento estatístico, proposta por Gal (2002), e seus níveis de compreensão (Idiossincrático, Informal, Inconsistente, Consistente Não-Crítico, Crítico e Matematicamente Crítico), propostos por Watson e Callingham (2003). A pesquisa é classificada com uma abordagem qualitativa bibliográfica (Gil, 2023). A fim de cumprir o objetivo, o trabalho foi desenvolvido em duas etapas: a primeira consistiu em uma revisão de literatura para fundamentação teórica e a segunda destinou-se para análise da obra “Conexões - Matemática e suas tecnologias: Estatística e probabilidade”. Como conclusão, o volume possui atividades que promovem a criticidade do aluno em relação aos mais variados temas. Entretanto, apesar de conter atividades críticas, ainda é possível observar que as atividades da obra são classificadas predominantemente como Consistente Não-Crítico, com 59,42% do total. O volume apresenta conceitos matemáticos e estatísticos, mas sem criticidade, como poucas atividades abordando a interpretação de medidas de tendência central e de dispersão, limitando-se aos respectivos gráficos.

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