Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO MIDIÁTICA E DESAFIOS DA DESINFORMAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCATV/ CAMPINAS PARA A CIDADANIA DIGITAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de Estudo de Caso, desenvolvida sobre educação midiática, com foco na iniciativa da EducaTV Campinas, emissora pública sem fins lucrativos e/ou comerciais, que constitui política pública voltada para a educação não formal da Secretaria Municipal de Educação de Campinas/SP e sua relação com a formação crítica dos cidadãos no ambiente digital. A pesquisa teve como objetivo investigar os desafios e possibilidades de desenvolvimento de uma proposta de educação midiática diante das transformações tecnológicas e comunicacionais contemporâneas e foi realizada em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas Aplicadas às Tecnologias Digitais na Educação de Crianças (GEPPPATDEC), do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Universidade Estadual de Campinas (NEPP/Unicamp). A relevância do estudo justifica-se pelo crescente impacto das mídias digitais na vida social e educacional, em especial em meio a um cenário marcado pela concentração do poder informacional nas chamadas "Big Techs", bem como, em virtude dos desafios enfrentados em decorrência da desinformação e discursos de ódio propagados. Dentre os referenciais teóricos que consubstanciam este estudo, destaca-se a Estratégia Brasileira de Educação midiática produzida pela Coordenação-Geral de Educação Midiática, Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática, Secretaria de Políticas Digitais e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (2023), bem como em autores que discutem a temática da educação midiática e da cidadania digital. Os resultados apontam que as desigualdades sociais influenciam sobremaneira na participação e produção de conteúdo no ambiente digital, refletindo no acesso à informação e consequentemente na construção de narrativas coletivas pautadas em reflexões críticas e fundamentadas. Os resultados apontam ainda, que a educação midiática se dá para além da análise crítica das informações, perpassando pela compreensão da comunicação pública, como aquela que tem como foco principal o cidadão, que prioriza a coletividade.

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