ENTRE CORES E FOLHAS: ARTE BOTÂNICA E EDUCAÇÃO ECOLÓGICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NO CENTRO EDUCACIONAL NASCIMENTO DE MORAES EM IMPERATRIZ - MA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127647 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6343 "inscrito_id" => 13357 "titulo" => "ENTRE CORES E FOLHAS: ARTE BOTÂNICA E EDUCAÇÃO ECOLÓGICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NO CENTRO EDUCACIONAL NASCIMENTO DE MORAES EM IMPERATRIZ - MA" "resumo" => "O ensino de botânica frequentemente enfrenta a falta de interesse por parte dos alunos, que consideram o conteúdo repetitivo ou desconectado de seu cotidiano. Diante disso, o projeto Entre Cores e Folhas: Explorando a Beleza da Botânica através da Arte propõe uma abordagem interdisciplinar entre Biologia e Arte, buscando despertar a sensibilidade e a curiosidade dos estudantes. O objetivo é promover o aprendizado das estruturas vegetais por meio da observação e representação artística, valorizando tanto os aspectos científicos quanto estéticos das plantas, bem como sua importância ecológica nos ecossistemas. As plantas são fundamentais para o equilíbrio ambiental, pois participam da produção de oxigênio, do ciclo da água, da regulação climática e são a base das cadeias alimentares. Compreender essas funções é essencial para a formação de cidadãos conscientes e ambientalmente responsáveis. A metodologia inclui aulas expositivas sobre morfologia vegetal, práticas de observação com uso de lupas, coleta de amostras e produção de pranchas botânicas desenhadas ou pintadas pelos alunos. A proposta se baseia na ideia de que a arte não reproduz o visível, ela torna visível (Klee, 1991), permitindo uma nova forma de enxergar o mundo vegetal. O projeto será desenvolvido com os alunos do 2º ano do Ensino Médio no Centro Educacional Nascimento de Moraes, localizado em Imperatriz – MA. Espera-se como resultado, maior engajamento nas aulas de botânica, desenvolvimento da percepção visual e valorização da natureza, bem como a produção de fotografias e desenhos autorais. A discussão gira em torno da importância de integrar ciência e arte no ensino, tornando a aprendizagem mais significativa, sensível e criativa, além de combater a chamada cegueira botânica, termo usado para descrever a dificuldade em perceber as plantas como seres vivos essenciais ao equilíbrio da vida na Terra." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13357_TB6343_29102025001948.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS GABRIELLA DOS SANTOS MELO" "autor_nome_curto" => "THAIS" "autor_email" => "thais.santos@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127647 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6343 "inscrito_id" => 13357 "titulo" => "ENTRE CORES E FOLHAS: ARTE BOTÂNICA E EDUCAÇÃO ECOLÓGICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NO CENTRO EDUCACIONAL NASCIMENTO DE MORAES EM IMPERATRIZ - MA" "resumo" => "O ensino de botânica frequentemente enfrenta a falta de interesse por parte dos alunos, que consideram o conteúdo repetitivo ou desconectado de seu cotidiano. Diante disso, o projeto Entre Cores e Folhas: Explorando a Beleza da Botânica através da Arte propõe uma abordagem interdisciplinar entre Biologia e Arte, buscando despertar a sensibilidade e a curiosidade dos estudantes. O objetivo é promover o aprendizado das estruturas vegetais por meio da observação e representação artística, valorizando tanto os aspectos científicos quanto estéticos das plantas, bem como sua importância ecológica nos ecossistemas. As plantas são fundamentais para o equilíbrio ambiental, pois participam da produção de oxigênio, do ciclo da água, da regulação climática e são a base das cadeias alimentares. Compreender essas funções é essencial para a formação de cidadãos conscientes e ambientalmente responsáveis. A metodologia inclui aulas expositivas sobre morfologia vegetal, práticas de observação com uso de lupas, coleta de amostras e produção de pranchas botânicas desenhadas ou pintadas pelos alunos. A proposta se baseia na ideia de que a arte não reproduz o visível, ela torna visível (Klee, 1991), permitindo uma nova forma de enxergar o mundo vegetal. O projeto será desenvolvido com os alunos do 2º ano do Ensino Médio no Centro Educacional Nascimento de Moraes, localizado em Imperatriz – MA. Espera-se como resultado, maior engajamento nas aulas de botânica, desenvolvimento da percepção visual e valorização da natureza, bem como a produção de fotografias e desenhos autorais. A discussão gira em torno da importância de integrar ciência e arte no ensino, tornando a aprendizagem mais significativa, sensível e criativa, além de combater a chamada cegueira botânica, termo usado para descrever a dificuldade em perceber as plantas como seres vivos essenciais ao equilíbrio da vida na Terra." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13357_TB6343_29102025001948.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS GABRIELLA DOS SANTOS MELO" "autor_nome_curto" => "THAIS" "autor_email" => "thais.santos@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }