Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE CORES E FOLHAS: ARTE BOTÂNICA E EDUCAÇÃO ECOLÓGICA NO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO NO CENTRO EDUCACIONAL NASCIMENTO DE MORAES EM IMPERATRIZ - MA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de botânica frequentemente enfrenta a falta de interesse por parte dos alunos, que consideram o conteúdo repetitivo ou desconectado de seu cotidiano. Diante disso, o projeto Entre Cores e Folhas: Explorando a Beleza da Botânica através da Arte propõe uma abordagem interdisciplinar entre Biologia e Arte, buscando despertar a sensibilidade e a curiosidade dos estudantes. O objetivo é promover o aprendizado das estruturas vegetais por meio da observação e representação artística, valorizando tanto os aspectos científicos quanto estéticos das plantas, bem como sua importância ecológica nos ecossistemas. As plantas são fundamentais para o equilíbrio ambiental, pois participam da produção de oxigênio, do ciclo da água, da regulação climática e são a base das cadeias alimentares. Compreender essas funções é essencial para a formação de cidadãos conscientes e ambientalmente responsáveis. A metodologia inclui aulas expositivas sobre morfologia vegetal, práticas de observação com uso de lupas, coleta de amostras e produção de pranchas botânicas desenhadas ou pintadas pelos alunos. A proposta se baseia na ideia de que a arte não reproduz o visível, ela torna visível (Klee, 1991), permitindo uma nova forma de enxergar o mundo vegetal. O projeto será desenvolvido com os alunos do 2º ano do Ensino Médio no Centro Educacional Nascimento de Moraes, localizado em Imperatriz – MA. Espera-se como resultado, maior engajamento nas aulas de botânica, desenvolvimento da percepção visual e valorização da natureza, bem como a produção de fotografias e desenhos autorais. A discussão gira em torno da importância de integrar ciência e arte no ensino, tornando a aprendizagem mais significativa, sensível e criativa, além de combater a chamada cegueira botânica, termo usado para descrever a dificuldade em perceber as plantas como seres vivos essenciais ao equilíbrio da vida na Terra.

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