Artigo Anais do XXI O Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Sessão Temática)

ANAIS de Evento

ISSN: 1984-8781

CAMINHABILIDADE URBANA NA PRÁTICA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NA AVALIAÇÃO DA AVENIDA MARUÍPE EM VITÓRIA-ES

Palavra-chaves: , , , , Sessões Temáticas (ST) ST 08 – Mobilidade Urbana e direito à cidade
"2025-07-24 16:41:24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122775
    "edicao_id" => 405
    "trabalho_id" => 964
    "inscrito_id" => 540
    "titulo" => "CAMINHABILIDADE URBANA NA PRÁTICA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NA AVALIAÇÃO DA AVENIDA MARUÍPE EM VITÓRIA-ES"
    "resumo" => "Este artigo aborda os impactos do uso excessivo de automóveis nas cidades, destacando a caminhabilidade como ferramenta essencial para mitigar esses efeitos. São explorados os modelos contemporâneos de urbanização, como “Cidades Inteligentes” e “Cidade Caminhável”, que buscam remodelar os padrões urbanos existentes e promover mobilidade mais sustentável. Aplicaram-se as metodologias ICAM 2.0 e Walk Score na Avenida Maruípe, em Vitória-ES, para analisar se essa via, com grande fluxo de pessoas e veículos, apresenta condições favoráveis à caminhabilidade. O Walk Score demonstrou alta eficiência, enquanto o ICAM 2.0 indicou um resultado satisfatório, apontando que as calçadas atendem aos requisitos mínimos. Contudo, uma análise crítica revelou limitações das metodologias, que não refletem integralmente as condições de trechos específicos da avenida, como a ausência de arborização, calçadas inadequadas e excesso de lixo, elementos destacados no estudo."
    "modalidade" => "Sessões Temáticas (ST)"
    "area_tematica" => "ST 08 – Mobilidade Urbana e direito à cidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV212_MD1_ID540_TB964_02122024221132.pdf"
    "created_at" => "2025-07-31 10:47:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LIVIA DE SOUZA DORNELAS"
    "autor_nome_curto" => "ANA DORNELAS"
    "autor_email" => "dornelasanalivia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xxi-o-encontro-nacional-da-associacao-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-planejamento-urbano-e-regional-"
    "edicao_nome" => "Anais do XXI O\u{A0}Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Sessão Temática)"
    "edicao_evento" => "ENANPUR"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpur/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "688b65e080bf4_31072025094728.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-24 16:41:24"
    "publicacao_id" => 127
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPUR"
    "publicacao_codigo" => "1984-8781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122775
    "edicao_id" => 405
    "trabalho_id" => 964
    "inscrito_id" => 540
    "titulo" => "CAMINHABILIDADE URBANA NA PRÁTICA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA NA AVALIAÇÃO DA AVENIDA MARUÍPE EM VITÓRIA-ES"
    "resumo" => "Este artigo aborda os impactos do uso excessivo de automóveis nas cidades, destacando a caminhabilidade como ferramenta essencial para mitigar esses efeitos. São explorados os modelos contemporâneos de urbanização, como “Cidades Inteligentes” e “Cidade Caminhável”, que buscam remodelar os padrões urbanos existentes e promover mobilidade mais sustentável. Aplicaram-se as metodologias ICAM 2.0 e Walk Score na Avenida Maruípe, em Vitória-ES, para analisar se essa via, com grande fluxo de pessoas e veículos, apresenta condições favoráveis à caminhabilidade. O Walk Score demonstrou alta eficiência, enquanto o ICAM 2.0 indicou um resultado satisfatório, apontando que as calçadas atendem aos requisitos mínimos. Contudo, uma análise crítica revelou limitações das metodologias, que não refletem integralmente as condições de trechos específicos da avenida, como a ausência de arborização, calçadas inadequadas e excesso de lixo, elementos destacados no estudo."
    "modalidade" => "Sessões Temáticas (ST)"
    "area_tematica" => "ST 08 – Mobilidade Urbana e direito à cidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV212_MD1_ID540_TB964_02122024221132.pdf"
    "created_at" => "2025-07-31 10:47:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LIVIA DE SOUZA DORNELAS"
    "autor_nome_curto" => "ANA DORNELAS"
    "autor_email" => "dornelasanalivia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xxi-o-encontro-nacional-da-associacao-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-planejamento-urbano-e-regional-"
    "edicao_nome" => "Anais do XXI O\u{A0}Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Sessão Temática)"
    "edicao_evento" => "ENANPUR"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpur/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "688b65e080bf4_31072025094728.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-24 16:41:24"
    "publicacao_id" => 127
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPUR"
    "publicacao_codigo" => "1984-8781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2025

Resumo

Este artigo aborda os impactos do uso excessivo de automóveis nas cidades, destacando a caminhabilidade como ferramenta essencial para mitigar esses efeitos. São explorados os modelos contemporâneos de urbanização, como “Cidades Inteligentes” e “Cidade Caminhável”, que buscam remodelar os padrões urbanos existentes e promover mobilidade mais sustentável. Aplicaram-se as metodologias ICAM 2.0 e Walk Score na Avenida Maruípe, em Vitória-ES, para analisar se essa via, com grande fluxo de pessoas e veículos, apresenta condições favoráveis à caminhabilidade. O Walk Score demonstrou alta eficiência, enquanto o ICAM 2.0 indicou um resultado satisfatório, apontando que as calçadas atendem aos requisitos mínimos. Contudo, uma análise crítica revelou limitações das metodologias, que não refletem integralmente as condições de trechos específicos da avenida, como a ausência de arborização, calçadas inadequadas e excesso de lixo, elementos destacados no estudo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.