EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ESCOLARES SOBRE O CORPO HUMANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121986 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 19 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ESCOLARES SOBRE O CORPO HUMANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "Introdução:A educação em saúde no ambiente escolar constitui ferramenta fundamental na formação de indivíduos mais conscientes e responsáveis ao cuidado de si e do outro. Conhecer o corpo humano, contribui para o desenvolvimento da saúde, da autonomia e da consciência corporal, favorecendo escolhas mais saudáveis e a prevenção de doenças.Objetivo: descrever a experiência de pós-graduandos na realização de grupo focal com adolescentes sobre demandas e expectativas de saúde. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, com aplicação de um grupo focal com adolescentes, por meio das seguintes perguntas norteadoras: “quais temáticas em saúde vocês já presenciaram?” e “ quais assuntos relacionados à saúde despertam curiosidades?". Foi criada uma nuvem de palavras a partir dos termos mais citados, sendo utilizado posteriormente para a construção de uma tecnologia educacional. A atividade foi desenvolvida por discentes do programa de pós-graduação em Enfermagem da UFPE, em uma escola estadual do município de Recife- PE, no mês de abril de 2025. Resultados: Participaram da ação 21 escolares. As palavras que emergiram com mais prevalência foram: funcionamento do corpo humano; cirurgia; parto; prematuridade; doenças raras e hematopoéticas. A partir disso desenvolveu-se um modelo anatômico lúdico do corpo humano para visualização da localização dos órgãos e discussão de suas funções. A utilização da tecnologia será realizada por meio da divisão da turma em dois grupos para que todos possam participar ativamente no processo de ensino-aprendizagem, de modo dinâmico e contextualizado. Conclusão: O desenvolvimento do modelo anatômico do corpo humano constituiu uma estratégia educativa em saúde que valoriza a autonomia e o protagonismo dos adolescentes na construção de conhecimentos promotores do autocuidado e bem-estar. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Iniciativas como essa reforçam o papel da escola como espaço formador e o papel do enfermeiro como educador em saúde junto aos escolares." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID19_TB164_23042025182545.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA VITÓRIA ATHAYDE MEDEIROS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandaathayde28@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121986 "edicao_id" => 402 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 19 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ESCOLARES SOBRE O CORPO HUMANO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA." "resumo" => "Introdução:A educação em saúde no ambiente escolar constitui ferramenta fundamental na formação de indivíduos mais conscientes e responsáveis ao cuidado de si e do outro. Conhecer o corpo humano, contribui para o desenvolvimento da saúde, da autonomia e da consciência corporal, favorecendo escolhas mais saudáveis e a prevenção de doenças.Objetivo: descrever a experiência de pós-graduandos na realização de grupo focal com adolescentes sobre demandas e expectativas de saúde. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, com aplicação de um grupo focal com adolescentes, por meio das seguintes perguntas norteadoras: “quais temáticas em saúde vocês já presenciaram?” e “ quais assuntos relacionados à saúde despertam curiosidades?". Foi criada uma nuvem de palavras a partir dos termos mais citados, sendo utilizado posteriormente para a construção de uma tecnologia educacional. A atividade foi desenvolvida por discentes do programa de pós-graduação em Enfermagem da UFPE, em uma escola estadual do município de Recife- PE, no mês de abril de 2025. Resultados: Participaram da ação 21 escolares. As palavras que emergiram com mais prevalência foram: funcionamento do corpo humano; cirurgia; parto; prematuridade; doenças raras e hematopoéticas. A partir disso desenvolveu-se um modelo anatômico lúdico do corpo humano para visualização da localização dos órgãos e discussão de suas funções. A utilização da tecnologia será realizada por meio da divisão da turma em dois grupos para que todos possam participar ativamente no processo de ensino-aprendizagem, de modo dinâmico e contextualizado. Conclusão: O desenvolvimento do modelo anatômico do corpo humano constituiu uma estratégia educativa em saúde que valoriza a autonomia e o protagonismo dos adolescentes na construção de conhecimentos promotores do autocuidado e bem-estar. Contribuições/implicações para a Enfermagem ou Saúde: Iniciativas como essa reforçam o papel da escola como espaço formador e o papel do enfermeiro como educador em saúde junto aos escolares." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Eixo Temático 2 - Formação de Profissionais da Educação e da Saúde para Contextos Interculturais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID19_TB164_23042025182545.pdf" "created_at" => "2025-07-16 08:43:12" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA VITÓRIA ATHAYDE MEDEIROS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandaathayde28@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola" "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola" "edicao_ano" => 2027 "edicao_pasta" => "anais/seses/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png" "data_publicacao" => "2025-07-22" "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56" "publicacao_id" => 125 "publicacao_nome" => "Revista SESES" "publicacao_codigo" => "9786552220431" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }