Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

OPORTUNIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ARBOVIROSES EM SALA DE ESPERA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas
"2025-07-22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121916
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 85
    "inscrito_id" => 230
    "titulo" => "OPORTUNIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ARBOVIROSES EM SALA DE ESPERA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Introdução: As arboviroses são um importante problema de saúde pública. Apenas em Pernambuco, em 2024, foram registrados 13.579 casos prováveis de dengue, 4.395 de chikungunya, 233 de zika e 147 casos confirmados de febre Oropouche. Nesse sentido, destaca-se a importância dos trabalhadores da Atenção Primária aproveitarem as oportunidades para educação em saúde da população, inclusive na sala de espera. Objetivo: Relatar a experiência de graduandas de Enfermagem na educação em saúde sobre Arboviroses em sala de espera. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, de graduandas de Enfermagem em uma ação educativa realizada nas aulas práticas da disciplina Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso na Atenção Básica II, em março de 2025, na sala de espera de uma Unidade de Saúde da Família do Recife. Resultados: Os usuários da ação educativa demonstraram bom conhecimento acerca das medidas de prevenção ao principal vetor das Arboviroses, o mosquito Aedes aegypti. Contudo, havia dúvidas quanto ao tipo, sintomas e como agir nos casos suspeitos. Folders educativos sobre o tema foram preparados pelas discentes e utilizados como recurso didático. Houve a participação ativa dos usuários, os quais contribuíram com perguntas, saberes e experiências vividas. Conclusão: A sala de espera mostrou-se um local possível para a realização de atividades de educação em saúde. A ação favoreceu a aprendizagem dos usuários sobre as medidas de vigilância epidemiológicas às Arboviroses e corroborou para reforçar a responsabilidade individual e coletiva da população no combate às doenças. Implicações para a Enfermagem: A troca de conhecimento durante a ação de educação em saúde colaborou para a formação técnica e humanística das discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID230_TB85_18042025202340.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA SENA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA"
    "autor_email" => "barbara.senas@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121916
    "edicao_id" => 402
    "trabalho_id" => 85
    "inscrito_id" => 230
    "titulo" => "OPORTUNIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ARBOVIROSES EM SALA DE ESPERA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Introdução: As arboviroses são um importante problema de saúde pública. Apenas em Pernambuco, em 2024, foram registrados 13.579 casos prováveis de dengue, 4.395 de chikungunya, 233 de zika e 147 casos confirmados de febre Oropouche. Nesse sentido, destaca-se a importância dos trabalhadores da Atenção Primária aproveitarem as oportunidades para educação em saúde da população, inclusive na sala de espera. Objetivo: Relatar a experiência de graduandas de Enfermagem na educação em saúde sobre Arboviroses em sala de espera. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, de graduandas de Enfermagem em uma ação educativa realizada nas aulas práticas da disciplina Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso na Atenção Básica II, em março de 2025, na sala de espera de uma Unidade de Saúde da Família do Recife. Resultados: Os usuários da ação educativa demonstraram bom conhecimento acerca das medidas de prevenção ao principal vetor das Arboviroses, o mosquito Aedes aegypti. Contudo, havia dúvidas quanto ao tipo, sintomas e como agir nos casos suspeitos. Folders educativos sobre o tema foram preparados pelas discentes e utilizados como recurso didático. Houve a participação ativa dos usuários, os quais contribuíram com perguntas, saberes e experiências vividas. Conclusão: A sala de espera mostrou-se um local possível para a realização de atividades de educação em saúde. A ação favoreceu a aprendizagem dos usuários sobre as medidas de vigilância epidemiológicas às Arboviroses e corroborou para reforçar a responsabilidade individual e coletiva da população no combate às doenças. Implicações para a Enfermagem: A troca de conhecimento durante a ação de educação em saúde colaborou para a formação técnica e humanística das discentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "Eixo Temático 3 - Interseccionalidade, Saúde e Educação: Desafios e Perspectivas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV225_ID230_TB85_18042025202340.pdf"
    "created_at" => "2025-07-16 08:43:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA SENA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA"
    "autor_email" => "barbara.senas@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ii-simposio-de-educacao-em-saude-na-escola"
    "edicao_nome" => "Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_evento" => "Simpósio de Educação em Saúde na Escola"
    "edicao_ano" => 2027
    "edicao_pasta" => "anais/seses/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "687fd291d3e01_22072025150401.png"
    "data_publicacao" => "2025-07-22"
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-15 16:47:56"
    "publicacao_id" => 125
    "publicacao_nome" => "Revista SESES"
    "publicacao_codigo" => "9786552220431"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: As arboviroses são um importante problema de saúde pública. Apenas em Pernambuco, em 2024, foram registrados 13.579 casos prováveis de dengue, 4.395 de chikungunya, 233 de zika e 147 casos confirmados de febre Oropouche. Nesse sentido, destaca-se a importância dos trabalhadores da Atenção Primária aproveitarem as oportunidades para educação em saúde da população, inclusive na sala de espera. Objetivo: Relatar a experiência de graduandas de Enfermagem na educação em saúde sobre Arboviroses em sala de espera. Método: Estudo descritivo, tipo relato de experiência, de graduandas de Enfermagem em uma ação educativa realizada nas aulas práticas da disciplina Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso na Atenção Básica II, em março de 2025, na sala de espera de uma Unidade de Saúde da Família do Recife. Resultados: Os usuários da ação educativa demonstraram bom conhecimento acerca das medidas de prevenção ao principal vetor das Arboviroses, o mosquito Aedes aegypti. Contudo, havia dúvidas quanto ao tipo, sintomas e como agir nos casos suspeitos. Folders educativos sobre o tema foram preparados pelas discentes e utilizados como recurso didático. Houve a participação ativa dos usuários, os quais contribuíram com perguntas, saberes e experiências vividas. Conclusão: A sala de espera mostrou-se um local possível para a realização de atividades de educação em saúde. A ação favoreceu a aprendizagem dos usuários sobre as medidas de vigilância epidemiológicas às Arboviroses e corroborou para reforçar a responsabilidade individual e coletiva da população no combate às doenças. Implicações para a Enfermagem: A troca de conhecimento durante a ação de educação em saúde colaborou para a formação técnica e humanística das discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.