LETRAMENTO EM SAÚDE DE ESTUDANTES ADOLESCENTES: UMA ESTRATÉGIA PARA FORMAÇÃO CRÍTICA
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Método - Utilizou-se o banco de dados da pesquisa “Evidência de Validade da Adaptação Transcultural da Health Assessment Scale for Adolescents para o Brasil” aprovada pelo Comitê de ética sob número do parecer: 6.647.447. Foram analisados de forma descritiva fatores relacionados ao letramento em saúde de 435 estudantes de ensino médio de escolas públicas estaduais. Resultados - Cerca de 40,3% relataram dificuldades em compreender informações de saúde; 37,2% se confundem com instruções de medicamentos; 33,1% enfrentam desafios de leitura e 36,5% precisam de ajuda para entender folhetos. Tais dados evidenciam fragilidades no letramento em saúde dos estudantes. Conclusão - Os estudantes apresentaram fragilidades no letramento em saúde, evidenciando a importância da escola na promoção de programas de educação em saúde que fortaleçam a autonomia e o autocuidado juvenil. Implicações para Enfermagem - Os resultados da pesquisa reforçam a importância da Enfermagem na promoção do pensamento crítico, do autocuidado e da autonomia dos estudantes, assumindo um papel fundamental na mediação do conhecimento em saúde por meio de uma linguagem acessível e de estratégias educativas, reconhecendo essas ações como ferramentas essenciais para o desenvolvimento do letramento em saúde." 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