Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

VIGILÂNCIA POPULAR EM SAÚDE NA ESCOLA

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Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Esse relato de experiência apresenta as ações do projeto “Vigilância em saúde em territórios vulnerabilizados”, no âmbito do Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação, que envolve alunos de pós-graduação, graduação e professores de quatro programas. O objetivo é o de promover ações de vigilância popular em saúde, com respaldo no protagonismo popular em defesa da vida e troca de experiências de forma participativa (Carneiro et al., 2024). Para tanto, elegemos o território de Roda de Fogo/Recife para a intervenção, centrando na compreensão dos seus problemas, para ampliar a atuação das redes de apoio e estender as capacidades de criar coletivamente alternativas de maior bem-estar. A abordagem norteadora se baseia na educação não-formal fundamentada pelo aporte teórico-conceitual da educação popular em saúde (Freire, 1987) e da extensão popular, que se coloca como uma abordagem crítica perante os modelos dominantes (Araújo e Cruz, 2022). Ambas valorizam a autonomia dos agentes, sendo o sujeito visto como um transformador da sua realidade, papel fundamental da área da Saúde. Assim, inicialmente, buscando uma maior proximidade com a comunidade, promovemos uma oficina sobre “Educação Popular”, que contou com a participação de alunos e professores do projeto, lideranças comunitárias e profissionais que atuam na região. A partir dessa experiência e de reuniões, as lideranças comunitárias nos sugeriram que a escola seria o espaço mais adequado para desenvolver as atividades do projeto. E, também, através dessa interação, definimos coletivamente os temas das oficinas, relacionados à educação em saúde, meio ambiente, direitos humanos e educação para o trabalho. Até o momento, realizamos uma oficina com intuito de compreender como os alunos veem o seu território, além do que poderiam fazer para transformar o ambiente em que vivem. Consequentemente, como resultado do projeto, esperamos contribuir para a construção do protagonismo de jovens da comunidade enquanto agentes transformadores de suas próprias realidades.

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