VIGILÂNCIA POPULAR EM SAÚDE NA ESCOLA
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Para tanto, elegemos o território de Roda de Fogo/Recife para a intervenção, centrando na compreensão dos seus problemas, para ampliar a atuação das redes de apoio e estender as capacidades de criar coletivamente alternativas de maior bem-estar. A abordagem norteadora se baseia na educação não-formal fundamentada pelo aporte teórico-conceitual da educação popular em saúde (Freire, 1987) e da extensão popular, que se coloca como uma abordagem crítica perante os modelos dominantes (Araújo e Cruz, 2022). Ambas valorizam a autonomia dos agentes, sendo o sujeito visto como um transformador da sua realidade, papel fundamental da área da Saúde. Assim, inicialmente, buscando uma maior proximidade com a comunidade, promovemos uma oficina sobre “Educação Popular”, que contou com a participação de alunos e professores do projeto, lideranças comunitárias e profissionais que atuam na região. A partir dessa experiência e de reuniões, as lideranças comunitárias nos sugeriram que a escola seria o espaço mais adequado para desenvolver as atividades do projeto. E, também, através dessa interação, definimos coletivamente os temas das oficinas, relacionados à educação em saúde, meio ambiente, direitos humanos e educação para o trabalho. Até o momento, realizamos uma oficina com intuito de compreender como os alunos veem o seu território, além do que poderiam fazer para transformar o ambiente em que vivem. Consequentemente, como resultado do projeto, esperamos contribuir para a construção do protagonismo de jovens da comunidade enquanto agentes transformadores de suas próprias realidades." 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