Artigo Anais do II Simpósio de Educação em Saúde na Escola

ANAIS de Evento

ISBN: 9786552220431

TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA PREVENÇÃO DE ISTS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Publicado em 22 de julho de 2025

Resumo

Introdução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis - (ISTs), são um problema de saúde pública em todo o mundo sendo mais frequentes em jovens com idade inferior a 25 anos. Nesse contexto, o Projeto de Extensão “Prevenção em Pauta: Educação Sexual para Adolescentes” desenvolve tecnologias inovadoras com o intuito de envolver adolescentes e jovens do Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife, assim promovendo a educação sexual de forma mais interativa para os discentes em saúde. Objetivo: Relatar a experiência da aplicação da gamificação como estratégia de educação sexual no projeto de extensão “Prevenção em Pauta: Educação Sexual para Adolescentes”. Metodologia: O tema “Prevenção Contra ISTs” foi ministrado em forma de jogo educativo com a finalidade de disseminar conhecimentos sobre ISTs e métodos de prevenção da transmissibilidade. A estratégia metodológica foi realizada no pátio do centro universitário, utilizando jogo de tabuleiro humano inspirado no clássico jogo ludo. O tabuleiro foi confeccionado com materiais recicláveis, incluindo o dado de papelão que, ao ser lançado definia as cartas com perguntas objetivas sobre IST’s. Resultados: Os discentes em saúde, participaram ativamente das atividades, demonstrando grande interesse pela inovação tecnológica, evidenciando o potencial transformador da gamificação que mostrou ser uma ferramenta eficaz. Dentre os principais aspectos fortes da intervenção, destacam-se a abordagem diversificada do jogo que incentivou a participação e o aprendizado, além de desafios e recompensas que foram promovidas. Conclusão: Conclui-se que as tecnologias em forma de jogo educacional despertaram conhecimentos dos discentes. Diante do resultado, essa estratégia propôs-se a implementação em escolas do estado do Recife, com o objetivo de disseminar o conhecimento por meio dessa tecnologia no ambiente escolar. O projeto promoveu discussões sobre comportamentos de risco e incentivou a colaboração entre os discentes, podendo contribuir para o desenvolvimento de habilidades sociais e a tomada de decisões conscientes sobre saúde sexual.

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