Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

DA PROPOSTA A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID A PARTIR DE ATIVIDADES NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , E-book ET 03: Inovação Pedagógica: Práticas pedagógicas inovadoras e processos de ensino e aprendizagem.
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121353
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 137
    "inscrito_id" => 414
    "titulo" => "DA PROPOSTA A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID A PARTIR DE ATIVIDADES NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O artigo discute a utilização de vídeos publicitários como recurso educacional em ambiente escolar, ressaltando a relevância da comunicação audiovisual na sociedade digital atual. O estudo, realizado em uma instituição de ensino público, adota uma metodologia ativa e qualitativa, a qual parte do estudo de caso para investigar a eficácia do uso de múltiplas linguagens no desenvolvimento de vídeos publicitários pelos estudantes e da participação ativa dos mesmos no processo de reflexão, recortes metodológicos e na concretude da proposta. A experiência evidencia o poder dos vídeos comerciais em estimular diferentes habilidades cognitivas, perceptivas e comunicativas, favorecendo uma forma de aprendizado prazerosa que transcende fronteiras linguísticas e culturais e perpassam a vida do aluno e suas interações sociais. Destaca-se a eficácia e a valorização proporcionadas pela incorporação de vídeos publicitários como instrumento pedagógico, fomentando, assim, uma educação mais inclusiva e atenta à diversidade presente nas salas de aula."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "ET 03: Inovação Pedagógica: Práticas pedagógicas inovadoras e processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD5_ID414_TB137_03032025235621.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVIO CÉSAR LOPES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVIO"
    "autor_email" => "sclopes2@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121353
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 137
    "inscrito_id" => 414
    "titulo" => "DA PROPOSTA A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID A PARTIR DE ATIVIDADES NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "O artigo discute a utilização de vídeos publicitários como recurso educacional em ambiente escolar, ressaltando a relevância da comunicação audiovisual na sociedade digital atual. O estudo, realizado em uma instituição de ensino público, adota uma metodologia ativa e qualitativa, a qual parte do estudo de caso para investigar a eficácia do uso de múltiplas linguagens no desenvolvimento de vídeos publicitários pelos estudantes e da participação ativa dos mesmos no processo de reflexão, recortes metodológicos e na concretude da proposta. A experiência evidencia o poder dos vídeos comerciais em estimular diferentes habilidades cognitivas, perceptivas e comunicativas, favorecendo uma forma de aprendizado prazerosa que transcende fronteiras linguísticas e culturais e perpassam a vida do aluno e suas interações sociais. Destaca-se a eficácia e a valorização proporcionadas pela incorporação de vídeos publicitários como instrumento pedagógico, fomentando, assim, uma educação mais inclusiva e atenta à diversidade presente nas salas de aula."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "ET 03: Inovação Pedagógica: Práticas pedagógicas inovadoras e processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD5_ID414_TB137_03032025235621.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVIO CÉSAR LOPES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVIO"
    "autor_email" => "sclopes2@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

O artigo discute a utilização de vídeos publicitários como recurso educacional em ambiente escolar, ressaltando a relevância da comunicação audiovisual na sociedade digital atual. O estudo, realizado em uma instituição de ensino público, adota uma metodologia ativa e qualitativa, a qual parte do estudo de caso para investigar a eficácia do uso de múltiplas linguagens no desenvolvimento de vídeos publicitários pelos estudantes e da participação ativa dos mesmos no processo de reflexão, recortes metodológicos e na concretude da proposta. A experiência evidencia o poder dos vídeos comerciais em estimular diferentes habilidades cognitivas, perceptivas e comunicativas, favorecendo uma forma de aprendizado prazerosa que transcende fronteiras linguísticas e culturais e perpassam a vida do aluno e suas interações sociais. Destaca-se a eficácia e a valorização proporcionadas pela incorporação de vídeos publicitários como instrumento pedagógico, fomentando, assim, uma educação mais inclusiva e atenta à diversidade presente nas salas de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.