Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

O CONCEITO DE CLÁSSICO NA AULA DE ARTE: UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo analisar como se efetiva na BNCC a presença da Arte no Ensino Médio, investigando qual o lugar, a concepção, os conteúdos e as expectativas de aprendizagens para as juventudes que foram delineadas, ou não, na Base. Ao realizar uma análise crítica e cuidadosa dos documentos que norteiam a Educação Básica brasileira, o professor/a de Arte irá perceber que cada disciplina escolar possui a incubência e a autonomia de organizar seu plano de curso ou projeto do semestre, levando em conta os conteúdos indispensáveis a serem ensinados aos estudantes. O que não fica muito claro à nossa área do conhecimento sobre os critérios do quê ensinar visando o desenvolvimento de repertórios, habilidades e aquisição da cultura artística mais elaborada produzida pela humanidade. Razão pela qual optou-se pela organização e implementação de uma experiência artístico-pedagógica em torno do conceito de clássico nas artes e espera-se que possa contribuir para uma melhor compreensão do papel da Arte na educação brasileira e subsidiar propostas para uma maior valorização da disciplina no currículo escolar. Espera-se, ainda que em futuro próximo, que a BNCC tenha um lugar para o um ensino da Arte no currículo nacional com diretrizes mais precisas, coerentes e eficazes na promoção da formação integral dos estudantes, superando concepções e práticas fragmentadas que não contribuem para uma superação das rasas realidades educacionais impostas por uma agenda voltada para o mercado nas aulas do Ensino Médio. Não intentamos que tal experiência artístico-pedagógica torne-se um exemplo hermético a ser seguido, antes, possa mover professoras e professores de Arte a desenvolverem-se e organizar projetos autorais, abalizados por diretrizes curriculares que tragam um lugar para a Arte no Ensino Médio e que contribuam na formação artística dos jovens aos quais lecionamos.

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