O CONCEITO DE CLÁSSICO NA AULA DE ARTE: UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121155 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 443 "inscrito_id" => 1048 "titulo" => "O CONCEITO DE CLÁSSICO NA AULA DE ARTE: UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo analisar como se efetiva na BNCC a presença da Arte no Ensino Médio, investigando qual o lugar, a concepção, os conteúdos e as expectativas de aprendizagens para as juventudes que foram delineadas, ou não, na Base. Ao realizar uma análise crítica e cuidadosa dos documentos que norteiam a Educação Básica brasileira, o professor/a de Arte irá perceber que cada disciplina escolar possui a incubência e a autonomia de organizar seu plano de curso ou projeto do semestre, levando em conta os conteúdos indispensáveis a serem ensinados aos estudantes. O que não fica muito claro à nossa área do conhecimento sobre os critérios do quê ensinar visando o desenvolvimento de repertórios, habilidades e aquisição da cultura artística mais elaborada produzida pela humanidade. Razão pela qual optou-se pela organização e implementação de uma experiência artístico-pedagógica em torno do conceito de clássico nas artes e espera-se que possa contribuir para uma melhor compreensão do papel da Arte na educação brasileira e subsidiar propostas para uma maior valorização da disciplina no currículo escolar. Espera-se, ainda que em futuro próximo, que a BNCC tenha um lugar para o um ensino da Arte no currículo nacional com diretrizes mais precisas, coerentes e eficazes na promoção da formação integral dos estudantes, superando concepções e práticas fragmentadas que não contribuem para uma superação das rasas realidades educacionais impostas por uma agenda voltada para o mercado nas aulas do Ensino Médio. Não intentamos que tal experiência artístico-pedagógica torne-se um exemplo hermético a ser seguido, antes, possa mover professoras e professores de Arte a desenvolverem-se e organizar projetos autorais, abalizados por diretrizes curriculares que tragam um lugar para a Arte no Ensino Médio e que contribuam na formação artística dos jovens aos quais lecionamos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV211_MD1_ID1048_TB443_17022025211152.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCOS SANTOS" "autor_email" => "tropeiraspaisagens@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121155 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 443 "inscrito_id" => 1048 "titulo" => "O CONCEITO DE CLÁSSICO NA AULA DE ARTE: UMA EXPERIÊNCIA ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente trabalho faz parte de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo analisar como se efetiva na BNCC a presença da Arte no Ensino Médio, investigando qual o lugar, a concepção, os conteúdos e as expectativas de aprendizagens para as juventudes que foram delineadas, ou não, na Base. Ao realizar uma análise crítica e cuidadosa dos documentos que norteiam a Educação Básica brasileira, o professor/a de Arte irá perceber que cada disciplina escolar possui a incubência e a autonomia de organizar seu plano de curso ou projeto do semestre, levando em conta os conteúdos indispensáveis a serem ensinados aos estudantes. O que não fica muito claro à nossa área do conhecimento sobre os critérios do quê ensinar visando o desenvolvimento de repertórios, habilidades e aquisição da cultura artística mais elaborada produzida pela humanidade. Razão pela qual optou-se pela organização e implementação de uma experiência artístico-pedagógica em torno do conceito de clássico nas artes e espera-se que possa contribuir para uma melhor compreensão do papel da Arte na educação brasileira e subsidiar propostas para uma maior valorização da disciplina no currículo escolar. Espera-se, ainda que em futuro próximo, que a BNCC tenha um lugar para o um ensino da Arte no currículo nacional com diretrizes mais precisas, coerentes e eficazes na promoção da formação integral dos estudantes, superando concepções e práticas fragmentadas que não contribuem para uma superação das rasas realidades educacionais impostas por uma agenda voltada para o mercado nas aulas do Ensino Médio. Não intentamos que tal experiência artístico-pedagógica torne-se um exemplo hermético a ser seguido, antes, possa mover professoras e professores de Arte a desenvolverem-se e organizar projetos autorais, abalizados por diretrizes curriculares que tragam um lugar para a Arte no Ensino Médio e que contribuam na formação artística dos jovens aos quais lecionamos." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV211_MD1_ID1048_TB443_17022025211152.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCOS SANTOS" "autor_email" => "tropeiraspaisagens@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }