A IMPORTÂNCIA DO CONTATO COM A NATUREZA NO DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121091 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 1187 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO CONTATO COM A NATUREZA NO DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS" "resumo" => "O objetivo desta pesquisa é investigar como o contato com a natureza afeta o desenvolvimento dos bebês. A pesquisa surgiu da necessidade das autoras, com base em sua experiência profissional e na formação inicial recebida no curso de Pedagogia, de entender as contribuições do ambiente natural no desenvolvimento infantil e a relevância deste conhecimento para a prática profissional em creches. Parte, assim, da seguinte questão norteadora: como a interação com a natureza nos primeiros anos de vida pode aprimorar o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor dos indivíduos? Compreende-se neste estudo que a natureza integra o meio de vivência da criança, sendo fundamental o contato com espaços naturais para o desenvolvimento do processo de humanização dos bebês, algo historicamente constituído. Utilizando uma metodologia qualitativa baseada em revisão teórica, analisa nove pesquisas que destacam a importância do contato com a natureza para o desenvolvimento infantil, a partir de um levantamento realizado no Repositório de Teses e Dissertações da Capes, do Scielo e do Google Scholar ao longo dos meses de abril e maio de 2024 cujos achados foram sistematizados à luz da análise de conteúdo (Bardin, 2016) em nove categorias de análise. Bronfenbrenner (1996), Tiriba (2018) e Vigotski (2010) embasam as análises, de maneira a integrar os estudos desenvolvidos até o momento acerca do impacto do contato com a natureza no desenvolvimento dos bebês. Conclui-se que o contato com a natureza desempenha um papel essencial no desenvolvimento cognitivo, emocional e motor dos bebês. A pesquisa ressalta a importância de integrar a natureza na formação inicial e continuada dos professores, bem como nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, destacando que ambientes naturais promovem o bem-estar, além de habilidades sociais e emocionais. A natureza é, desta forma, elemento relevante ao cotidiano, sendo crucial para o processo de humanização dos bebês." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1187_TB363_10022025143345.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENNIFER PONTES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JENNIFER" "autor_email" => "jenniferpontesdossantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121091 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 1187 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO CONTATO COM A NATUREZA NO DESENVOLVIMENTO DOS BEBÊS" "resumo" => "O objetivo desta pesquisa é investigar como o contato com a natureza afeta o desenvolvimento dos bebês. A pesquisa surgiu da necessidade das autoras, com base em sua experiência profissional e na formação inicial recebida no curso de Pedagogia, de entender as contribuições do ambiente natural no desenvolvimento infantil e a relevância deste conhecimento para a prática profissional em creches. Parte, assim, da seguinte questão norteadora: como a interação com a natureza nos primeiros anos de vida pode aprimorar o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor dos indivíduos? Compreende-se neste estudo que a natureza integra o meio de vivência da criança, sendo fundamental o contato com espaços naturais para o desenvolvimento do processo de humanização dos bebês, algo historicamente constituído. Utilizando uma metodologia qualitativa baseada em revisão teórica, analisa nove pesquisas que destacam a importância do contato com a natureza para o desenvolvimento infantil, a partir de um levantamento realizado no Repositório de Teses e Dissertações da Capes, do Scielo e do Google Scholar ao longo dos meses de abril e maio de 2024 cujos achados foram sistematizados à luz da análise de conteúdo (Bardin, 2016) em nove categorias de análise. Bronfenbrenner (1996), Tiriba (2018) e Vigotski (2010) embasam as análises, de maneira a integrar os estudos desenvolvidos até o momento acerca do impacto do contato com a natureza no desenvolvimento dos bebês. Conclui-se que o contato com a natureza desempenha um papel essencial no desenvolvimento cognitivo, emocional e motor dos bebês. A pesquisa ressalta a importância de integrar a natureza na formação inicial e continuada dos professores, bem como nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, destacando que ambientes naturais promovem o bem-estar, além de habilidades sociais e emocionais. A natureza é, desta forma, elemento relevante ao cotidiano, sendo crucial para o processo de humanização dos bebês." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1187_TB363_10022025143345.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENNIFER PONTES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JENNIFER" "autor_email" => "jenniferpontesdossantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }