O ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA EM CONTEXTOS EMERGENTES
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Vinculado aos estudos do Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional – GESTAR/CNPq/UFSM, com a problemática: O que configura, em produções científicas, a constituição da identidade docente de acadêmicos do curso de Pedagogia em contextos emergentes no período de 2019 a 2022? O objetivo geral: reconhecer elementos relacionados à configuração da identidade docente de acadêmicos do curso de Pedagogia em contextos emergentes. Objetivos específicos: i) analisar conceitos sobre identidade docente em contextos emergentes na educação superior; ii) realizar pesquisa do estado do conhecimento com base em produções científicas de 2019 a 2022; iii) categorizar produções científicas relacionadas ao tema. Realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo Estado do Conhecimento, utilizando periódicos qualisados. As etapas incluíram critérios de elegibilidade para inclusão e exclusão de produções, levantamento nas bases de dados e análise das contribuições. Os descritores utilizados foram: Identidade Docente, Curso de Pedagogia e Contextos Emergentes. O referencial teórico fundamentou-se em Morosini (2014, 2016), Bolzan (2016) e Dalla Corte (2017) para o conceito de contextos emergentes, além de Morosini e Fernandes (2014), Minayo e Sanches (1993), Gatti (2002) e Bardin (2011). Na formação de professores, destacaram-se Garcia (2009), Tardif (2000) e Nogueira (2003). O mapeamento das produções científicas identificou quatro categorias: 1) Saberes docentes, com três trabalhos; 2) Programas de Iniciação à Docência, com dois trabalhos; 3) Estágio Curricular Supervisionado, com três trabalhos; e 4) Diversidade, com dois trabalhos. Conclui-se que a partir dos resultados evidenciados a identidade docente é configurada pela trajetória pessoal e profissional, inserção em programas, estágio supervisionado e questões de diversidade, destacando a articulação entre teoria e prática e a pluralidade nas concepções sobre a docência na sociedade atual." 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