Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE A INCLUSÃO NO UNIVERSO DOS JOGOS EDUCATIVOS INCLUSIVOS

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Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a partir de uma revisão de literatura um panorama atual dos jogos inclusivos na educação buscando responder à abrangência de contemplação dos jogos em relação as diferentes deficiências, identificar quais os níveis educacionais que mais utilizam os jogos inclusivos, conhecer as técnicas de recolhimento de dados utilizadas para o desenvolvimento das pesquisas e assim compreender se foram realizados com a finalidade de ensino ou aprendizagem. Utilizamos como referência a bibliografia produzida em artigos, dissertações e teses no período de 2016 a 2024, na área da educação, produzida a partir dos dados disponíveis nos periódicos Capes, Plataforma SciELO e Google Scholar. A partir da revisão os resultados obtidos revela um esforço da comunidade científica em compreender e apoiar diferentes tipos de deficiências, com ênfase na deficiência intelectual e visual, há uma escassez de pesquisas na produção de jogos inclusivos em alguns componentes curriculares, predomínio em pesquisas voltadas à aprendizagem, destacamos a necessidade investir em pesquisa e desenvolvimento, em formação de professores, em produção de materiais e em políticas públicas que incentivem a criação e a utilização de jogos educativos inclusivos, somente assim será possível construir um cenário educacional mais justo e igualitário, onde todos os alunos tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver plenamente.

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