A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA MARANHENSE NA PRIMEIRA REPÚBLICA REGISTRADA EM CRÔNICAS MEMORIAIS DA OBRA CAZUZA, LITERATURA INFANTOJUVENIL DO INÍCIO DO SÉCULO XX
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119514 "edicao_id" => 361 "trabalho_id" => 1947 "inscrito_id" => 2501 "titulo" => "A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA MARANHENSE NA PRIMEIRA REPÚBLICA REGISTRADA EM CRÔNICAS MEMORIAIS DA OBRA CAZUZA, LITERATURA INFANTOJUVENIL DO INÍCIO DO SÉCULO XX" "resumo" => "O texto a seguir apresenta resultados da pesquisa “A instrução primária maranhense na Primeira República registrada em crônicas memoriais da obra Cazuza, literatura infantojuvenil do início do século XX”, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Maranhão com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. Investigou-se crônicas memoriais da obra Cazuza, publicada pelo maranhense Viriato Corrêa, analisando seus conteúdos e descrevendo características da instrução pública primária no Maranhão nas primeiras décadas republicanas. Os objetivos específicos voltaram-se para a identificação da forma de organização escolar maranhense para a instrução primária tanto na zona rural como na zona urbana, registrado nas crônicas memoriais assim como o pensamento pedagógico e práticas de ensino predominantes. O percurso metodológico escolhido para esta pesquisa bibliográfica e documental foi a técnica análise de conteúdo por favorecer eficaz análise relacional e a interpretação de informações das crônicas memoriais descritas na obra em estudo. Esta pesquisa, desenvolvida entre setembro/2021 a agosto/2022, traz como principal contribuição pedagógica uma descrição detalhada sobre o funcionamento, formas de organização e práticas de ensino da instrução primária maranhense aplicadas distintamente em escola do povoado, escola da vila e a escola da cidade nas primeiras décadas republicanas. Infere-se que seus resultados enriquecerão diálogos educacionais sobre a história da educação do Maranhão e estimularão outras investigações no meio acadêmico brasileiro." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => "CRÔNICAS MEMORIAIS, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO, INSTRUÇÃO PRIMÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "679d284bd0e42_31012025164515.pdf" "created_at" => "2025-01-31 16:45:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA OLIVEIRA" "autor_email" => "rosangela.uema@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:52:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119514 "edicao_id" => 361 "trabalho_id" => 1947 "inscrito_id" => 2501 "titulo" => "A INSTRUÇÃO PRIMÁRIA MARANHENSE NA PRIMEIRA REPÚBLICA REGISTRADA EM CRÔNICAS MEMORIAIS DA OBRA CAZUZA, LITERATURA INFANTOJUVENIL DO INÍCIO DO SÉCULO XX" "resumo" => "O texto a seguir apresenta resultados da pesquisa “A instrução primária maranhense na Primeira República registrada em crônicas memoriais da obra Cazuza, literatura infantojuvenil do início do século XX”, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Maranhão com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão. Investigou-se crônicas memoriais da obra Cazuza, publicada pelo maranhense Viriato Corrêa, analisando seus conteúdos e descrevendo características da instrução pública primária no Maranhão nas primeiras décadas republicanas. Os objetivos específicos voltaram-se para a identificação da forma de organização escolar maranhense para a instrução primária tanto na zona rural como na zona urbana, registrado nas crônicas memoriais assim como o pensamento pedagógico e práticas de ensino predominantes. O percurso metodológico escolhido para esta pesquisa bibliográfica e documental foi a técnica análise de conteúdo por favorecer eficaz análise relacional e a interpretação de informações das crônicas memoriais descritas na obra em estudo. Esta pesquisa, desenvolvida entre setembro/2021 a agosto/2022, traz como principal contribuição pedagógica uma descrição detalhada sobre o funcionamento, formas de organização e práticas de ensino da instrução primária maranhense aplicadas distintamente em escola do povoado, escola da vila e a escola da cidade nas primeiras décadas republicanas. Infere-se que seus resultados enriquecerão diálogos educacionais sobre a história da educação do Maranhão e estimularão outras investigações no meio acadêmico brasileiro." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => "CRÔNICAS MEMORIAIS, HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO, INSTRUÇÃO PRIMÁRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "679d284bd0e42_31012025164515.pdf" "created_at" => "2025-01-31 16:45:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA OLIVEIRA" "autor_email" => "rosangela.uema@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:52:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 361 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "logo" => null "capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "timbrado" => "679102144e994_22012025113500.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 361 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "logo" => null "capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "timbrado" => "679102144e994_22012025113500.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 230 "edicao_id" => 361 "codigo" => "978-65-5222-009-7" "capa" => "6791021451dd2_22012025113500.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ A História da Educação é um campo de estudo e de pesquisa que ultrapassa os limites da cronologia, conectando o passado ao presente e lançando luz sobre os desafios educacionais do futuro. Por meio das práticas de pesquisa na área podemos compreender como diferentes contextos sociais, culturais e políticos moldaram práticas pedagógicas, sistemas escolares e as relações entre educação e sociedade. Neste sentido, com intuito de elucidar as complexidades dessas relações em diversos tempos e espaços é que apresentamos esta coletânea de artigos, uma iniciativa que visa promover a reflexão e o debate sobre temas centrais para a História da Educação, reunindo contribuições significativas de pesquisadores da área. <br />\r\n Esta obra foi cuidadosamente organizada para atender a um público diverso, incluindo alunos de graduação, pós-graduandos, professores e pesquisadores especializados que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre a História da Educação. Cada artigo reflete o esforço de seus autores em abordagens teóricas inovadoras com investigações históricas bem fundamentadas. Os textos que compõem este volume abordam uma ampla gama de temas, desde a memória e a utilização de tecnologias no ensino até a análise de políticas públicas educacionais em diferentes períodos e regiões do país. Outras contribuições destacam as pedagogias emergentes, os debates filosóficos sobre a infância e a educação, e as histórias das instituições escolares. <br />\r\n Ao longo desta coleção, percebemos o quanto a pesquisa em História da Educação é indispensável para compreender a educação em suas múltiplas dimensões. Ela não apenas relata episódios históricos e trajetórias de instituições e indivíduos, mas também amplia o olhar crítico sobre as práticas educativas contemporâneas, ajudando a questionar os pressupostos que as sustentam. É por meio dessa lente histórica que se torna possível construir uma educação mais consciente, inclusiva e externa para a transformações sociais.<br />\r\n Além disso, a coletânea destaca a riqueza metodológica e interdisciplinar da área. Os artigos dialogam com campos como a sociologia, a antropologia, a política e a filosofia, revelando a fertilidade de um olhar que transcende os limites disciplinares. Essa diversidade metodológica reforça o caráter dinâmico e plural da História da Educação, que continuamente se renova ao incorporar novas perspectivas, temas e fontes.<br />\r\n Este trabalho só foi possível graças à colaboração de muitas pessoas. Manifestamos nossa profunda gratidão aos autores que, com suas pesquisas e reflexões, se desenvolveram para enriquecer esta coleção. Reconhecemos também o esforço dos organizadores, que não pouparam dedicação para garantir a qualidade e a coesão deste volume. Aos pareceristas, responsáveis pela avaliação criteriosa dos textos, e às instituições que apoiam direta ou indiretamente este projeto, nossos mais sinceros agradecimentos. <br />\r\n Que os leitores possam, ao percorrer estas páginas, encontrar inspirações e provocações que contribuam para enriquecer suas próprias perspectivas e práticas. Mais do que um conjunto de textos, esta coleção é um convite ao diálogo e à construção coletiva de um campo de saber que não apenas interpreta o mundo, mas também contribui para transformá-lo.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n JOÃO ANTÔNIO DE SOUZA """ "conselho_editorial" => """ LÍGIA MARIA SILVA SOUSA<br />\r\n RICARDO TEIXEIRA DA SILVA<br />\r\n JOÃO ANTONIO DE SOUSA LIRA<br />\r\n JANAINA DE ARAUJO PIMENTA<br />\r\n CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA<br />\r\n ARLANE MARKELY DOS SANTOS FREIRE<br />\r\n ÍCARO DIAS CRUZ<br />\r\n WALTER RODRIGUES MARQUES<br />\r\n JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA<br />\r\n LEONARDO JOSÉ FREIRE CABÓ MARTINS<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA<br />\r\n THAMYRYS FERNANDA CÂNDIDO DE LIMA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67929e6649dd8_23012025165414.pdf" "arquivo" => "29012025080930-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 230 "edicao_id" => 361 "codigo" => "978-65-5222-009-7" "capa" => "6791021451dd2_22012025113500.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ A História da Educação é um campo de estudo e de pesquisa que ultrapassa os limites da cronologia, conectando o passado ao presente e lançando luz sobre os desafios educacionais do futuro. Por meio das práticas de pesquisa na área podemos compreender como diferentes contextos sociais, culturais e políticos moldaram práticas pedagógicas, sistemas escolares e as relações entre educação e sociedade. Neste sentido, com intuito de elucidar as complexidades dessas relações em diversos tempos e espaços é que apresentamos esta coletânea de artigos, uma iniciativa que visa promover a reflexão e o debate sobre temas centrais para a História da Educação, reunindo contribuições significativas de pesquisadores da área. <br />\r\n Esta obra foi cuidadosamente organizada para atender a um público diverso, incluindo alunos de graduação, pós-graduandos, professores e pesquisadores especializados que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre a História da Educação. Cada artigo reflete o esforço de seus autores em abordagens teóricas inovadoras com investigações históricas bem fundamentadas. Os textos que compõem este volume abordam uma ampla gama de temas, desde a memória e a utilização de tecnologias no ensino até a análise de políticas públicas educacionais em diferentes períodos e regiões do país. Outras contribuições destacam as pedagogias emergentes, os debates filosóficos sobre a infância e a educação, e as histórias das instituições escolares. <br />\r\n Ao longo desta coleção, percebemos o quanto a pesquisa em História da Educação é indispensável para compreender a educação em suas múltiplas dimensões. Ela não apenas relata episódios históricos e trajetórias de instituições e indivíduos, mas também amplia o olhar crítico sobre as práticas educativas contemporâneas, ajudando a questionar os pressupostos que as sustentam. É por meio dessa lente histórica que se torna possível construir uma educação mais consciente, inclusiva e externa para a transformações sociais.<br />\r\n Além disso, a coletânea destaca a riqueza metodológica e interdisciplinar da área. Os artigos dialogam com campos como a sociologia, a antropologia, a política e a filosofia, revelando a fertilidade de um olhar que transcende os limites disciplinares. Essa diversidade metodológica reforça o caráter dinâmico e plural da História da Educação, que continuamente se renova ao incorporar novas perspectivas, temas e fontes.<br />\r\n Este trabalho só foi possível graças à colaboração de muitas pessoas. Manifestamos nossa profunda gratidão aos autores que, com suas pesquisas e reflexões, se desenvolveram para enriquecer esta coleção. Reconhecemos também o esforço dos organizadores, que não pouparam dedicação para garantir a qualidade e a coesão deste volume. Aos pareceristas, responsáveis pela avaliação criteriosa dos textos, e às instituições que apoiam direta ou indiretamente este projeto, nossos mais sinceros agradecimentos. <br />\r\n Que os leitores possam, ao percorrer estas páginas, encontrar inspirações e provocações que contribuam para enriquecer suas próprias perspectivas e práticas. Mais do que um conjunto de textos, esta coleção é um convite ao diálogo e à construção coletiva de um campo de saber que não apenas interpreta o mundo, mas também contribui para transformá-lo.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n JOÃO ANTÔNIO DE SOUZA """ "conselho_editorial" => """ LÍGIA MARIA SILVA SOUSA<br />\r\n RICARDO TEIXEIRA DA SILVA<br />\r\n JOÃO ANTONIO DE SOUSA LIRA<br />\r\n JANAINA DE ARAUJO PIMENTA<br />\r\n CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA<br />\r\n ARLANE MARKELY DOS SANTOS FREIRE<br />\r\n ÍCARO DIAS CRUZ<br />\r\n WALTER RODRIGUES MARQUES<br />\r\n JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA<br />\r\n LEONARDO JOSÉ FREIRE CABÓ MARTINS<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA<br />\r\n THAMYRYS FERNANDA CÂNDIDO DE LIMA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67929e6649dd8_23012025165414.pdf" "arquivo" => "29012025080930-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }