“UM POUCO DE MIM E UM POUCO DAQUI”: O CAMPUS PINHEIRAL ENTRE RELATOS E MEMÓRIAS.
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118916 "edicao_id" => 361 "trabalho_id" => 2772 "inscrito_id" => 5987 "titulo" => "“UM POUCO DE MIM E UM POUCO DAQUI”: O CAMPUS PINHEIRAL ENTRE RELATOS E MEMÓRIAS." "resumo" => "As histórias do campus Pinheiral do IFRJ e do município de Pinheiral (RJ) se entrelaçam quase numa simbiose. O campus está localizado nas terras da antiga fazenda São José do Pinheiro, onde foi instalada a estação ferroviária de Pinheiro. Aos poucos foram se formando algumas habitações em seu entorno, que se transformou no atual município de Pinheiral. Em 1880, após o falecimento do proprietário da fazenda, José de Souza Breves, as terras foram desapropriadas pelo governo federal e declaradas de utilidade pública. Ao longo de sua história, a instituição, que começou como Posto Zootécnico Federal, passou por importantes transformações e o município de Pinheiral acompanhou essas mudanças. Desse modo, o antigo Colégio Agrícola Nilo Peçanha, atual IFRJ campus Pinheiral, é parte da história do município. Durante os mais de cem anos de sua existência, a instituição esteve presente na vida dos moradores de diversas maneiras, como espaço educacional, ambiente de sociabilidade ou até mesmo como um lugar de assistência médica. Nosso trabalho propõe um estudo sobre a história do campus Pinheiral num recorte temporal 1964 a 2009, o período entre a criação do Colégio Agrícola Nilo Peçanha e a transição para o IFRJ, transformando-se em campus da instituição. Utilizando a História Oral como metodologia, buscamos analisar a memória sobre o campus Pinheiral a partir de relatos orais de ex-alunos e funcionários da instituição, permitindo assim conhecer as construções sobre o passado do campus e sua relação com a região em que se localiza. Dialogando com estudos na área da História da Educação, buscaremos apresentar o processo de pesquisa e os resultados alcançados até aqui. Trata-se também de uma oportunidade de divulgar a história centenária de um campus que aos poucos vai buscando formas de reconstruir esse passado e contar sua história." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID5987_TB2772_27102024220250.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:52:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA MARTINS FOGAGNOLI ERTHAL" "autor_nome_curto" => "Marcela Erthal" "autor_email" => "erthalmarcela@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:52:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118916 "edicao_id" => 361 "trabalho_id" => 2772 "inscrito_id" => 5987 "titulo" => "“UM POUCO DE MIM E UM POUCO DAQUI”: O CAMPUS PINHEIRAL ENTRE RELATOS E MEMÓRIAS." "resumo" => "As histórias do campus Pinheiral do IFRJ e do município de Pinheiral (RJ) se entrelaçam quase numa simbiose. O campus está localizado nas terras da antiga fazenda São José do Pinheiro, onde foi instalada a estação ferroviária de Pinheiro. Aos poucos foram se formando algumas habitações em seu entorno, que se transformou no atual município de Pinheiral. Em 1880, após o falecimento do proprietário da fazenda, José de Souza Breves, as terras foram desapropriadas pelo governo federal e declaradas de utilidade pública. Ao longo de sua história, a instituição, que começou como Posto Zootécnico Federal, passou por importantes transformações e o município de Pinheiral acompanhou essas mudanças. Desse modo, o antigo Colégio Agrícola Nilo Peçanha, atual IFRJ campus Pinheiral, é parte da história do município. Durante os mais de cem anos de sua existência, a instituição esteve presente na vida dos moradores de diversas maneiras, como espaço educacional, ambiente de sociabilidade ou até mesmo como um lugar de assistência médica. Nosso trabalho propõe um estudo sobre a história do campus Pinheiral num recorte temporal 1964 a 2009, o período entre a criação do Colégio Agrícola Nilo Peçanha e a transição para o IFRJ, transformando-se em campus da instituição. Utilizando a História Oral como metodologia, buscamos analisar a memória sobre o campus Pinheiral a partir de relatos orais de ex-alunos e funcionários da instituição, permitindo assim conhecer as construções sobre o passado do campus e sua relação com a região em que se localiza. Dialogando com estudos na área da História da Educação, buscaremos apresentar o processo de pesquisa e os resultados alcançados até aqui. Trata-se também de uma oportunidade de divulgar a história centenária de um campus que aos poucos vai buscando formas de reconstruir esse passado e contar sua história." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID5987_TB2772_27102024220250.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:52:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA MARTINS FOGAGNOLI ERTHAL" "autor_nome_curto" => "Marcela Erthal" "autor_email" => "erthalmarcela@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:52:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 361 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "logo" => null "capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "timbrado" => "679102144e994_22012025113500.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 361 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "logo" => null "capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "timbrado" => "679102144e994_22012025113500.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 230 "edicao_id" => 361 "codigo" => "978-65-5222-009-7" "capa" => "6791021451dd2_22012025113500.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ A História da Educação é um campo de estudo e de pesquisa que ultrapassa os limites da cronologia, conectando o passado ao presente e lançando luz sobre os desafios educacionais do futuro. Por meio das práticas de pesquisa na área podemos compreender como diferentes contextos sociais, culturais e políticos moldaram práticas pedagógicas, sistemas escolares e as relações entre educação e sociedade. Neste sentido, com intuito de elucidar as complexidades dessas relações em diversos tempos e espaços é que apresentamos esta coletânea de artigos, uma iniciativa que visa promover a reflexão e o debate sobre temas centrais para a História da Educação, reunindo contribuições significativas de pesquisadores da área. <br />\r\n Esta obra foi cuidadosamente organizada para atender a um público diverso, incluindo alunos de graduação, pós-graduandos, professores e pesquisadores especializados que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre a História da Educação. Cada artigo reflete o esforço de seus autores em abordagens teóricas inovadoras com investigações históricas bem fundamentadas. Os textos que compõem este volume abordam uma ampla gama de temas, desde a memória e a utilização de tecnologias no ensino até a análise de políticas públicas educacionais em diferentes períodos e regiões do país. Outras contribuições destacam as pedagogias emergentes, os debates filosóficos sobre a infância e a educação, e as histórias das instituições escolares. <br />\r\n Ao longo desta coleção, percebemos o quanto a pesquisa em História da Educação é indispensável para compreender a educação em suas múltiplas dimensões. Ela não apenas relata episódios históricos e trajetórias de instituições e indivíduos, mas também amplia o olhar crítico sobre as práticas educativas contemporâneas, ajudando a questionar os pressupostos que as sustentam. É por meio dessa lente histórica que se torna possível construir uma educação mais consciente, inclusiva e externa para a transformações sociais.<br />\r\n Além disso, a coletânea destaca a riqueza metodológica e interdisciplinar da área. Os artigos dialogam com campos como a sociologia, a antropologia, a política e a filosofia, revelando a fertilidade de um olhar que transcende os limites disciplinares. Essa diversidade metodológica reforça o caráter dinâmico e plural da História da Educação, que continuamente se renova ao incorporar novas perspectivas, temas e fontes.<br />\r\n Este trabalho só foi possível graças à colaboração de muitas pessoas. Manifestamos nossa profunda gratidão aos autores que, com suas pesquisas e reflexões, se desenvolveram para enriquecer esta coleção. Reconhecemos também o esforço dos organizadores, que não pouparam dedicação para garantir a qualidade e a coesão deste volume. Aos pareceristas, responsáveis pela avaliação criteriosa dos textos, e às instituições que apoiam direta ou indiretamente este projeto, nossos mais sinceros agradecimentos. <br />\r\n Que os leitores possam, ao percorrer estas páginas, encontrar inspirações e provocações que contribuam para enriquecer suas próprias perspectivas e práticas. Mais do que um conjunto de textos, esta coleção é um convite ao diálogo e à construção coletiva de um campo de saber que não apenas interpreta o mundo, mas também contribui para transformá-lo.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n JOÃO ANTÔNIO DE SOUZA """ "conselho_editorial" => """ LÍGIA MARIA SILVA SOUSA<br />\r\n RICARDO TEIXEIRA DA SILVA<br />\r\n JOÃO ANTONIO DE SOUSA LIRA<br />\r\n JANAINA DE ARAUJO PIMENTA<br />\r\n CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA<br />\r\n ARLANE MARKELY DOS SANTOS FREIRE<br />\r\n ÍCARO DIAS CRUZ<br />\r\n WALTER RODRIGUES MARQUES<br />\r\n JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA<br />\r\n LEONARDO JOSÉ FREIRE CABÓ MARTINS<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA<br />\r\n THAMYRYS FERNANDA CÂNDIDO DE LIMA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67929e6649dd8_23012025165414.pdf" "arquivo" => "29012025080930-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 230 "edicao_id" => 361 "codigo" => "978-65-5222-009-7" "capa" => "6791021451dd2_22012025113500.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ A História da Educação é um campo de estudo e de pesquisa que ultrapassa os limites da cronologia, conectando o passado ao presente e lançando luz sobre os desafios educacionais do futuro. Por meio das práticas de pesquisa na área podemos compreender como diferentes contextos sociais, culturais e políticos moldaram práticas pedagógicas, sistemas escolares e as relações entre educação e sociedade. Neste sentido, com intuito de elucidar as complexidades dessas relações em diversos tempos e espaços é que apresentamos esta coletânea de artigos, uma iniciativa que visa promover a reflexão e o debate sobre temas centrais para a História da Educação, reunindo contribuições significativas de pesquisadores da área. <br />\r\n Esta obra foi cuidadosamente organizada para atender a um público diverso, incluindo alunos de graduação, pós-graduandos, professores e pesquisadores especializados que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre a História da Educação. Cada artigo reflete o esforço de seus autores em abordagens teóricas inovadoras com investigações históricas bem fundamentadas. Os textos que compõem este volume abordam uma ampla gama de temas, desde a memória e a utilização de tecnologias no ensino até a análise de políticas públicas educacionais em diferentes períodos e regiões do país. Outras contribuições destacam as pedagogias emergentes, os debates filosóficos sobre a infância e a educação, e as histórias das instituições escolares. <br />\r\n Ao longo desta coleção, percebemos o quanto a pesquisa em História da Educação é indispensável para compreender a educação em suas múltiplas dimensões. Ela não apenas relata episódios históricos e trajetórias de instituições e indivíduos, mas também amplia o olhar crítico sobre as práticas educativas contemporâneas, ajudando a questionar os pressupostos que as sustentam. É por meio dessa lente histórica que se torna possível construir uma educação mais consciente, inclusiva e externa para a transformações sociais.<br />\r\n Além disso, a coletânea destaca a riqueza metodológica e interdisciplinar da área. Os artigos dialogam com campos como a sociologia, a antropologia, a política e a filosofia, revelando a fertilidade de um olhar que transcende os limites disciplinares. Essa diversidade metodológica reforça o caráter dinâmico e plural da História da Educação, que continuamente se renova ao incorporar novas perspectivas, temas e fontes.<br />\r\n Este trabalho só foi possível graças à colaboração de muitas pessoas. Manifestamos nossa profunda gratidão aos autores que, com suas pesquisas e reflexões, se desenvolveram para enriquecer esta coleção. Reconhecemos também o esforço dos organizadores, que não pouparam dedicação para garantir a qualidade e a coesão deste volume. Aos pareceristas, responsáveis pela avaliação criteriosa dos textos, e às instituições que apoiam direta ou indiretamente este projeto, nossos mais sinceros agradecimentos. <br />\r\n Que os leitores possam, ao percorrer estas páginas, encontrar inspirações e provocações que contribuam para enriquecer suas próprias perspectivas e práticas. Mais do que um conjunto de textos, esta coleção é um convite ao diálogo e à construção coletiva de um campo de saber que não apenas interpreta o mundo, mas também contribui para transformá-lo.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n JOÃO ANTÔNIO DE SOUZA """ "conselho_editorial" => """ LÍGIA MARIA SILVA SOUSA<br />\r\n RICARDO TEIXEIRA DA SILVA<br />\r\n JOÃO ANTONIO DE SOUSA LIRA<br />\r\n JANAINA DE ARAUJO PIMENTA<br />\r\n CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA<br />\r\n ARLANE MARKELY DOS SANTOS FREIRE<br />\r\n ÍCARO DIAS CRUZ<br />\r\n WALTER RODRIGUES MARQUES<br />\r\n JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA<br />\r\n LEONARDO JOSÉ FREIRE CABÓ MARTINS<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA<br />\r\n THAMYRYS FERNANDA CÂNDIDO DE LIMA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67929e6649dd8_23012025165414.pdf" "arquivo" => "29012025080930-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }