A EDUCAÇÃO CATÓLICA E AS CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS FEMININAS NO BAIRRO DE MESSEJANA EM FORTALEZA
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118929 "edicao_id" => 361 "trabalho_id" => 7180 "inscrito_id" => 17945 "titulo" => "A EDUCAÇÃO CATÓLICA E AS CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS FEMININAS NO BAIRRO DE MESSEJANA EM FORTALEZA" "resumo" => "O Bairro de Messejana antigamente era um distrito de Fortaleza e durante os últimos anos, ou seja, a partir de cerca de 80 anos para cá começou a abrigar congregações religiosas pois no começo de seu povoamento foi construída a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição localizada próxima à margem da Lagoa de Messejana. O presente trabalho mostra um pouco da existência das congregações religiosas femininas no bairro Messejana em Fortaleza, onde foram feitas visitas in loco em algumas congregações onde foi possível constatar que a existência das congregações no bairro de Messejana se deve pela localização do bairro dentro da cidade de Fortaleza. Como antigamente o Bairro de Messejana era formado basicamente de sítios com muitas mangueiras, cajueiros etc., era um lugar propício para a oração e a instalação de conventos religiosos. Dentre as congregações femininas encontradas em Messejana foram: as Irmãs Missionárias Capuchinhas, as Irmãs Josefinas, as Irmãs Missionarias de Nossa Senhora das Dores, as Irmãs Filhas de Santa Tereza, Irmãs do Preciosíssimo Sangue e as Irmãs de Santana. Vale ressaltar que para realizar esse trabalho foram feitas visitas in loco em três colégios. Três das congregações religiosas femininas que possuem o carisma da educação católica dirigem colégios onde os três estão localizados no Bairro Messejana e são: o Instituto Frei João Pedro Sexto dirigido pelas Irmãs Missionárias Capuchinhas, a Escola dos Santos Anjos dirigida pelas Irmãs Missionarias de Nossa Senhora das Dores e o Colégio Patronato Padre Luís Barbosa Moreira dirigido pelas Irmãs Josefinas. Foi possível concluir que as congregações religiosas prestam excelente benefício ao Bairro de Messejana ofertando uma educação de excelente qualidade tanto no ponto vista acadêmico, como também na formação ética de seus alunos que vão para toda a sua vida." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID17945_TB7180_16102024205900.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:52:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSCELINO CHAVES SALES" "autor_nome_curto" => "JUSCELINO" "autor_email" => "juscelinochaves@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:52:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118929 "edicao_id" => 361 "trabalho_id" => 7180 "inscrito_id" => 17945 "titulo" => "A EDUCAÇÃO CATÓLICA E AS CONGREGAÇÕES RELIGIOSAS FEMININAS NO BAIRRO DE MESSEJANA EM FORTALEZA" "resumo" => "O Bairro de Messejana antigamente era um distrito de Fortaleza e durante os últimos anos, ou seja, a partir de cerca de 80 anos para cá começou a abrigar congregações religiosas pois no começo de seu povoamento foi construída a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição localizada próxima à margem da Lagoa de Messejana. O presente trabalho mostra um pouco da existência das congregações religiosas femininas no bairro Messejana em Fortaleza, onde foram feitas visitas in loco em algumas congregações onde foi possível constatar que a existência das congregações no bairro de Messejana se deve pela localização do bairro dentro da cidade de Fortaleza. Como antigamente o Bairro de Messejana era formado basicamente de sítios com muitas mangueiras, cajueiros etc., era um lugar propício para a oração e a instalação de conventos religiosos. Dentre as congregações femininas encontradas em Messejana foram: as Irmãs Missionárias Capuchinhas, as Irmãs Josefinas, as Irmãs Missionarias de Nossa Senhora das Dores, as Irmãs Filhas de Santa Tereza, Irmãs do Preciosíssimo Sangue e as Irmãs de Santana. Vale ressaltar que para realizar esse trabalho foram feitas visitas in loco em três colégios. Três das congregações religiosas femininas que possuem o carisma da educação católica dirigem colégios onde os três estão localizados no Bairro Messejana e são: o Instituto Frei João Pedro Sexto dirigido pelas Irmãs Missionárias Capuchinhas, a Escola dos Santos Anjos dirigida pelas Irmãs Missionarias de Nossa Senhora das Dores e o Colégio Patronato Padre Luís Barbosa Moreira dirigido pelas Irmãs Josefinas. Foi possível concluir que as congregações religiosas prestam excelente benefício ao Bairro de Messejana ofertando uma educação de excelente qualidade tanto no ponto vista acadêmico, como também na formação ética de seus alunos que vão para toda a sua vida." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID17945_TB7180_16102024205900.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:52:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSCELINO CHAVES SALES" "autor_nome_curto" => "JUSCELINO" "autor_email" => "juscelinochaves@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:52:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 361 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "logo" => null "capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "timbrado" => "679102144e994_22012025113500.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 361 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "logo" => null "capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "timbrado" => "679102144e994_22012025113500.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 230 "edicao_id" => 361 "codigo" => "978-65-5222-009-7" "capa" => "6791021451dd2_22012025113500.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ A História da Educação é um campo de estudo e de pesquisa que ultrapassa os limites da cronologia, conectando o passado ao presente e lançando luz sobre os desafios educacionais do futuro. Por meio das práticas de pesquisa na área podemos compreender como diferentes contextos sociais, culturais e políticos moldaram práticas pedagógicas, sistemas escolares e as relações entre educação e sociedade. Neste sentido, com intuito de elucidar as complexidades dessas relações em diversos tempos e espaços é que apresentamos esta coletânea de artigos, uma iniciativa que visa promover a reflexão e o debate sobre temas centrais para a História da Educação, reunindo contribuições significativas de pesquisadores da área. <br />\r\n Esta obra foi cuidadosamente organizada para atender a um público diverso, incluindo alunos de graduação, pós-graduandos, professores e pesquisadores especializados que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre a História da Educação. Cada artigo reflete o esforço de seus autores em abordagens teóricas inovadoras com investigações históricas bem fundamentadas. Os textos que compõem este volume abordam uma ampla gama de temas, desde a memória e a utilização de tecnologias no ensino até a análise de políticas públicas educacionais em diferentes períodos e regiões do país. Outras contribuições destacam as pedagogias emergentes, os debates filosóficos sobre a infância e a educação, e as histórias das instituições escolares. <br />\r\n Ao longo desta coleção, percebemos o quanto a pesquisa em História da Educação é indispensável para compreender a educação em suas múltiplas dimensões. Ela não apenas relata episódios históricos e trajetórias de instituições e indivíduos, mas também amplia o olhar crítico sobre as práticas educativas contemporâneas, ajudando a questionar os pressupostos que as sustentam. É por meio dessa lente histórica que se torna possível construir uma educação mais consciente, inclusiva e externa para a transformações sociais.<br />\r\n Além disso, a coletânea destaca a riqueza metodológica e interdisciplinar da área. Os artigos dialogam com campos como a sociologia, a antropologia, a política e a filosofia, revelando a fertilidade de um olhar que transcende os limites disciplinares. Essa diversidade metodológica reforça o caráter dinâmico e plural da História da Educação, que continuamente se renova ao incorporar novas perspectivas, temas e fontes.<br />\r\n Este trabalho só foi possível graças à colaboração de muitas pessoas. Manifestamos nossa profunda gratidão aos autores que, com suas pesquisas e reflexões, se desenvolveram para enriquecer esta coleção. Reconhecemos também o esforço dos organizadores, que não pouparam dedicação para garantir a qualidade e a coesão deste volume. Aos pareceristas, responsáveis pela avaliação criteriosa dos textos, e às instituições que apoiam direta ou indiretamente este projeto, nossos mais sinceros agradecimentos. <br />\r\n Que os leitores possam, ao percorrer estas páginas, encontrar inspirações e provocações que contribuam para enriquecer suas próprias perspectivas e práticas. Mais do que um conjunto de textos, esta coleção é um convite ao diálogo e à construção coletiva de um campo de saber que não apenas interpreta o mundo, mas também contribui para transformá-lo.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n JOÃO ANTÔNIO DE SOUZA """ "conselho_editorial" => """ LÍGIA MARIA SILVA SOUSA<br />\r\n RICARDO TEIXEIRA DA SILVA<br />\r\n JOÃO ANTONIO DE SOUSA LIRA<br />\r\n JANAINA DE ARAUJO PIMENTA<br />\r\n CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA<br />\r\n ARLANE MARKELY DOS SANTOS FREIRE<br />\r\n ÍCARO DIAS CRUZ<br />\r\n WALTER RODRIGUES MARQUES<br />\r\n JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA<br />\r\n LEONARDO JOSÉ FREIRE CABÓ MARTINS<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA<br />\r\n THAMYRYS FERNANDA CÂNDIDO DE LIMA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67929e6649dd8_23012025165414.pdf" "arquivo" => "29012025080930-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 230 "edicao_id" => 361 "codigo" => "978-65-5222-009-7" "capa" => "6791021451dd2_22012025113500.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ A História da Educação é um campo de estudo e de pesquisa que ultrapassa os limites da cronologia, conectando o passado ao presente e lançando luz sobre os desafios educacionais do futuro. Por meio das práticas de pesquisa na área podemos compreender como diferentes contextos sociais, culturais e políticos moldaram práticas pedagógicas, sistemas escolares e as relações entre educação e sociedade. Neste sentido, com intuito de elucidar as complexidades dessas relações em diversos tempos e espaços é que apresentamos esta coletânea de artigos, uma iniciativa que visa promover a reflexão e o debate sobre temas centrais para a História da Educação, reunindo contribuições significativas de pesquisadores da área. <br />\r\n Esta obra foi cuidadosamente organizada para atender a um público diverso, incluindo alunos de graduação, pós-graduandos, professores e pesquisadores especializados que tenham interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre a História da Educação. Cada artigo reflete o esforço de seus autores em abordagens teóricas inovadoras com investigações históricas bem fundamentadas. Os textos que compõem este volume abordam uma ampla gama de temas, desde a memória e a utilização de tecnologias no ensino até a análise de políticas públicas educacionais em diferentes períodos e regiões do país. Outras contribuições destacam as pedagogias emergentes, os debates filosóficos sobre a infância e a educação, e as histórias das instituições escolares. <br />\r\n Ao longo desta coleção, percebemos o quanto a pesquisa em História da Educação é indispensável para compreender a educação em suas múltiplas dimensões. Ela não apenas relata episódios históricos e trajetórias de instituições e indivíduos, mas também amplia o olhar crítico sobre as práticas educativas contemporâneas, ajudando a questionar os pressupostos que as sustentam. É por meio dessa lente histórica que se torna possível construir uma educação mais consciente, inclusiva e externa para a transformações sociais.<br />\r\n Além disso, a coletânea destaca a riqueza metodológica e interdisciplinar da área. Os artigos dialogam com campos como a sociologia, a antropologia, a política e a filosofia, revelando a fertilidade de um olhar que transcende os limites disciplinares. Essa diversidade metodológica reforça o caráter dinâmico e plural da História da Educação, que continuamente se renova ao incorporar novas perspectivas, temas e fontes.<br />\r\n Este trabalho só foi possível graças à colaboração de muitas pessoas. Manifestamos nossa profunda gratidão aos autores que, com suas pesquisas e reflexões, se desenvolveram para enriquecer esta coleção. Reconhecemos também o esforço dos organizadores, que não pouparam dedicação para garantir a qualidade e a coesão deste volume. Aos pareceristas, responsáveis pela avaliação criteriosa dos textos, e às instituições que apoiam direta ou indiretamente este projeto, nossos mais sinceros agradecimentos. <br />\r\n Que os leitores possam, ao percorrer estas páginas, encontrar inspirações e provocações que contribuam para enriquecer suas próprias perspectivas e práticas. Mais do que um conjunto de textos, esta coleção é um convite ao diálogo e à construção coletiva de um campo de saber que não apenas interpreta o mundo, mas também contribui para transformá-lo.<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n JOÃO ANTÔNIO DE SOUZA """ "conselho_editorial" => """ LÍGIA MARIA SILVA SOUSA<br />\r\n RICARDO TEIXEIRA DA SILVA<br />\r\n JOÃO ANTONIO DE SOUSA LIRA<br />\r\n JANAINA DE ARAUJO PIMENTA<br />\r\n CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA<br />\r\n ARLANE MARKELY DOS SANTOS FREIRE<br />\r\n ÍCARO DIAS CRUZ<br />\r\n WALTER RODRIGUES MARQUES<br />\r\n JOSÉ MAWISON CÂNDIDO DE LIMA<br />\r\n LEONARDO JOSÉ FREIRE CABÓ MARTINS<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA<br />\r\n THAMYRYS FERNANDA CÂNDIDO DE LIMA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67929e6649dd8_23012025165414.pdf" "arquivo" => "29012025080930-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }