TARARACA: REVELAÇÕES DE SENTIDOS E EFEITOS NA DIGNIDADE HUMANA DE MULHERES MARISQUEIRAS
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 119189 "edicao_id" => 370 "trabalho_id" => 7970 "inscrito_id" => 939 "titulo" => "TARARACA: REVELAÇÕES DE SENTIDOS E EFEITOS NA DIGNIDADE HUMANA DE MULHERES MARISQUEIRAS" "resumo" => "O trabalho apresenta um recorte de pesquisa em andamento, intitulada Mídias na pesquisa Constelações analíticas do direito à educação em contextos históricos: revelações de sentidos e efeitos na dignidade humana, desenvolvida por pesquisadores do Grupo Aprendizados ao longo da vida, sujeitos, políticas, processos educativos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Objetiva compreender emoções e sentimentos relatados por sujeitos jovens e adultos, de diferentes grupos sociais, interditados no exercício do direito à educação em qualquer fase da vida, e tem como um de seus instrumentos principais, a realização de entrevistas compreensivas, conforme definição adotada por Kaufmann (2013), como suporte à metodologia de história oral. Nas entrevistas compreensivas, gravadas em vídeos e/ou áudios, jovens e adultos rememoram suas histórias, demonstrando razões e significados dessa interdição em suas vidas. A pesquisa elege como categoria analítica principal, o sofrimento ético-político, proposto pela psicóloga Baden Sawaia (2009), uma concepção constitutiva de pessoas que vivem ou viveram injustiças sociais, compreendida como a dor, caracterizada pelo sentimento de desvalor, de subalternidade e de humilhação, especialmente no que se refere a interdição do direito à educação, situação vivenciada pelos sujeitos entrevistados, intencionando complexificar a compreensão do que é dor (perspectiva individual) e do que é sofrimento (perspectiva coletiva) na existência social e humana. Neste recorte, apresento uma roda de conversa realizada em 2022, com um grupo formado em maioria por mulheres, na região da Tararaca, na Grande Japuíba, município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro, como parte do trabalho de campo relacionado à pesquisa. A riqueza de detalhes contidos nas narrativas e as questões que dela emergem, ajudam a problematizar as formulações de Sawaia, na multiplicidade de vivências e interpretações possíveis, resultando em algumas possíveis respostas as questões formuladas no decorrer da pesquisa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID939_TB7970_27102024203650.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:16:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA BANDEIRA BARCELOS" "autor_nome_curto" => "Luciana Bandeir" "autor_email" => "lubbarcelosrj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:56:28" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 119189 "edicao_id" => 370 "trabalho_id" => 7970 "inscrito_id" => 939 "titulo" => "TARARACA: REVELAÇÕES DE SENTIDOS E EFEITOS NA DIGNIDADE HUMANA DE MULHERES MARISQUEIRAS" "resumo" => "O trabalho apresenta um recorte de pesquisa em andamento, intitulada Mídias na pesquisa Constelações analíticas do direito à educação em contextos históricos: revelações de sentidos e efeitos na dignidade humana, desenvolvida por pesquisadores do Grupo Aprendizados ao longo da vida, sujeitos, políticas, processos educativos, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Objetiva compreender emoções e sentimentos relatados por sujeitos jovens e adultos, de diferentes grupos sociais, interditados no exercício do direito à educação em qualquer fase da vida, e tem como um de seus instrumentos principais, a realização de entrevistas compreensivas, conforme definição adotada por Kaufmann (2013), como suporte à metodologia de história oral. Nas entrevistas compreensivas, gravadas em vídeos e/ou áudios, jovens e adultos rememoram suas histórias, demonstrando razões e significados dessa interdição em suas vidas. A pesquisa elege como categoria analítica principal, o sofrimento ético-político, proposto pela psicóloga Baden Sawaia (2009), uma concepção constitutiva de pessoas que vivem ou viveram injustiças sociais, compreendida como a dor, caracterizada pelo sentimento de desvalor, de subalternidade e de humilhação, especialmente no que se refere a interdição do direito à educação, situação vivenciada pelos sujeitos entrevistados, intencionando complexificar a compreensão do que é dor (perspectiva individual) e do que é sofrimento (perspectiva coletiva) na existência social e humana. Neste recorte, apresento uma roda de conversa realizada em 2022, com um grupo formado em maioria por mulheres, na região da Tararaca, na Grande Japuíba, município de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro, como parte do trabalho de campo relacionado à pesquisa. A riqueza de detalhes contidos nas narrativas e as questões que dela emergem, ajudam a problematizar as formulações de Sawaia, na multiplicidade de vivências e interpretações possíveis, resultando em algumas possíveis respostas as questões formuladas no decorrer da pesquisa." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID939_TB7970_27102024203650.pdf" "created_at" => "2025-01-29 10:16:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA BANDEIRA BARCELOS" "autor_nome_curto" => "Luciana Bandeir" "autor_email" => "lubbarcelosrj@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:56:28" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 370 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12" "logo" => null "capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg" "timbrado" => "67910771929de_22012025115753.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:56:28" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 370 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3" "nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para além de números, nos constituímos como um somatório de vivências e experiências que compõem os diferentes espaços sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um país de contrastes, que apresenta inúmeras singularidades pertinentes à sua cultura e, mais propriamente, às suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflexões sejam apresentadas em um sem-número de debates, referenciais, políticas públicas, pesquisas e publicações são crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de violência, discriminação, preconceito, exclusão, adoecimento e tantas outras condições invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, também nos inserimos para pensar a formação de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo histórico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudança de muitas histórias de vida.<br />\r\n O CONEDU 2024, em sua décima edição, nos provoca a pensar a educação com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanitária e pensada na diferença pela diferença. A diversidade nos completa. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12" "logo" => null "capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg" "timbrado" => "67910771929de_22012025115753.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-11 16:56:28" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 239 "edicao_id" => 370 "codigo" => "978-65-5222-013-4" "capa" => "6791077194f0e_22012025115753.png" "titulo" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "prefacio" => """ É com grande satisfação que chegamos ao X Congresso Nacional de Educação (X Conedu)! A edição de 2024 teve como mote o tema “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”, o evento contou com a participação de milhares de estudantes, educadores e pesquisadores de todo o país e do exterior. O GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas teve expressiva submissão de trabalhos, 1621 no total, sendo que, após criteriosa avaliação, 128 artigos foram aprovados e publicados.<br />\r\n Os números são bastante significativos e nos alertam para a importância e atualidade do tema, mesmo o Brasil sendo um dos primeiros países do mundo a estabelecer o direito à educação para todos, ainda na Constituição Política do Império do Brazil de 1824, algo tão básico como ler e escrever um texto simples é inacessível para parcela considerável da população (Brasil, 1824).<br />\r\n Passados 200 anos da garantia constitucional, o país segue com 9,3 milhões de analfabetos considerando a população com 15 anos ou mais de idade, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre educação de 2023. Se considerarmos apenas aqueles que possuem 25 anos ou mais, 46% da população não concluiu a escolaridade básica (IBGE, 2024).<br />\r\n Apesar do cenário estatístico não ser nada animador, neste ebook o leitor terá contato com diversas iniciativas exitosas advindas da luta de educadores comprometidos com a educação popular e com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que atuam em instituições escolares e não-escolares com o ideal de fazer a diferença na vida de seus educandos e da sua comunidade.<br />\r\n Denúncias contra o Estado, a falta de recursos, o financiamento insuficiente para a modalidade EJA, estratégias para mascarar dados e desafios que sem mobilização e controle social dificilmente serão vencidos também estão presentes nos capítulos a seguir.<br />\r\n Recomenda-se vivamente a leitura para estudantes, pesquisadores, ativistas sociais, parlamentares e para todos que almejam compreender um pouco mais sobre o nosso país, com suas riquezas e mazelas.<br />\r\n <br />\r\n Forte abraço e uma excelente leitura!<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n CAIO CABRAL DA SILVA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ ELIANO MACEDO SOUZA<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA<br />\r\n ROSÂNGELA BAGNOLI OVIDIO<br />\r\n ÉRICO SANTOS PIMENTA<br />\r\n VANESSA SANTANA DOS SANTOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e8b4995e3_24012025162332.pdf" "arquivo" => "28012025164823-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:56:28" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 239 "edicao_id" => 370 "codigo" => "978-65-5222-013-4" "capa" => "6791077194f0e_22012025115753.png" "titulo" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)" "prefacio" => """ É com grande satisfação que chegamos ao X Congresso Nacional de Educação (X Conedu)! A edição de 2024 teve como mote o tema “Contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio”, o evento contou com a participação de milhares de estudantes, educadores e pesquisadores de todo o país e do exterior. O GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas teve expressiva submissão de trabalhos, 1621 no total, sendo que, após criteriosa avaliação, 128 artigos foram aprovados e publicados.<br />\r\n Os números são bastante significativos e nos alertam para a importância e atualidade do tema, mesmo o Brasil sendo um dos primeiros países do mundo a estabelecer o direito à educação para todos, ainda na Constituição Política do Império do Brazil de 1824, algo tão básico como ler e escrever um texto simples é inacessível para parcela considerável da população (Brasil, 1824).<br />\r\n Passados 200 anos da garantia constitucional, o país segue com 9,3 milhões de analfabetos considerando a população com 15 anos ou mais de idade, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) sobre educação de 2023. Se considerarmos apenas aqueles que possuem 25 anos ou mais, 46% da população não concluiu a escolaridade básica (IBGE, 2024).<br />\r\n Apesar do cenário estatístico não ser nada animador, neste ebook o leitor terá contato com diversas iniciativas exitosas advindas da luta de educadores comprometidos com a educação popular e com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que atuam em instituições escolares e não-escolares com o ideal de fazer a diferença na vida de seus educandos e da sua comunidade.<br />\r\n Denúncias contra o Estado, a falta de recursos, o financiamento insuficiente para a modalidade EJA, estratégias para mascarar dados e desafios que sem mobilização e controle social dificilmente serão vencidos também estão presentes nos capítulos a seguir.<br />\r\n Recomenda-se vivamente a leitura para estudantes, pesquisadores, ativistas sociais, parlamentares e para todos que almejam compreender um pouco mais sobre o nosso país, com suas riquezas e mazelas.<br />\r\n <br />\r\n Forte abraço e uma excelente leitura!<br />\r\n <br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO <br />\r\n CAIO CABRAL DA SILVA<br />\r\n """ "conselho_editorial" => """ ELIANO MACEDO SOUZA<br />\r\n DILMA ANTUNES SILVA<br />\r\n ROSÂNGELA BAGNOLI OVIDIO<br />\r\n ÉRICO SANTOS PIMENTA<br />\r\n VANESSA SANTANA DOS SANTOS<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "6793e8b4995e3_24012025162332.pdf" "arquivo" => "28012025164823-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-11 16:56:28" "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }