Artigo CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-013-4

ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS NO PROGRAMA UPT

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119179
    "edicao_id" => 370
    "trabalho_id" => 2098
    "inscrito_id" => 8110
    "titulo" => "ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS NO PROGRAMA UPT"
    "resumo" => "O ensino de produção de texto é uma área essencial da educação que busca capacitar os estudantes a desenvolverem habilidades de expressão escrita de forma clara, coerente e adequada aos diferentes contextos e gêneros discursivos. A finalidade é capacitar os alunos que se tornem escritores competentes, capazes de comunicar suas ideias de maneira eficiente e compreensível. Para ensinar produção de texto, é fundamental trabalhar a leitura e análise de textos diversos, permitindo aos alunos entenderem como diferentes gêneros discursivos se constroem e quais são as características específicas de cada um. O Projeto Universidade para Todos (UPT) é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia executado em parceria com as Universidades Estaduais da Bahia (Uefs, Uneb, Uesb, Uesc) e coordenado pela Secretaria da Educação, cujo objetivo é proporcionar condições para a inserção de estudantes da rede pública estadual no ensino superior. Para os estudantes do UPT é importante saber e compreender redigir textos diferenciando os diversos géneros discursivos em que os textos se encaixam. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho investigativo é refletir sobre o papel dos gêneros discursivos no ensino de produção textual no programa Universidade para todos (UPT) para que os estudantes se apropriem de competências linguísticas necessárias para aprovação nos processos seletivos das universidades. De caráter descritivo, este estudo de natureza bibliográfica apoia-se teoricamente nos conceitos de Bakhtin (1979); Marchuschi (2008). Analisando o material bibliográfico percebeu-se que a especificidade do alunado requer desenvolver a capacidade dos alunos de escreverem de forma competente e apropriada em diversos gêneros discursivos, preparando-os para interagirem linguisticamente de forma efetiva em diferentes contextos acadêmicos, profissionais e sociais."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID8110_TB2098_27102024173259.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:16:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA MADALENA FEISTAUER"
    "autor_nome_curto" => "Claudia Madalen"
    "autor_email" => "cmfeistauer@uneb.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:56:28"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119179
    "edicao_id" => 370
    "trabalho_id" => 2098
    "inscrito_id" => 8110
    "titulo" => "ENSINO DE GÊNEROS DISCURSIVOS NO PROGRAMA UPT"
    "resumo" => "O ensino de produção de texto é uma área essencial da educação que busca capacitar os estudantes a desenvolverem habilidades de expressão escrita de forma clara, coerente e adequada aos diferentes contextos e gêneros discursivos. A finalidade é capacitar os alunos que se tornem escritores competentes, capazes de comunicar suas ideias de maneira eficiente e compreensível. Para ensinar produção de texto, é fundamental trabalhar a leitura e análise de textos diversos, permitindo aos alunos entenderem como diferentes gêneros discursivos se constroem e quais são as características específicas de cada um. O Projeto Universidade para Todos (UPT) é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia executado em parceria com as Universidades Estaduais da Bahia (Uefs, Uneb, Uesb, Uesc) e coordenado pela Secretaria da Educação, cujo objetivo é proporcionar condições para a inserção de estudantes da rede pública estadual no ensino superior. Para os estudantes do UPT é importante saber e compreender redigir textos diferenciando os diversos géneros discursivos em que os textos se encaixam. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho investigativo é refletir sobre o papel dos gêneros discursivos no ensino de produção textual no programa Universidade para todos (UPT) para que os estudantes se apropriem de competências linguísticas necessárias para aprovação nos processos seletivos das universidades. De caráter descritivo, este estudo de natureza bibliográfica apoia-se teoricamente nos conceitos de Bakhtin (1979); Marchuschi (2008). Analisando o material bibliográfico percebeu-se que a especificidade do alunado requer desenvolver a capacidade dos alunos de escreverem de forma competente e apropriada em diversos gêneros discursivos, preparando-os para interagirem linguisticamente de forma efetiva em diferentes contextos acadêmicos, profissionais e sociais."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID8110_TB2098_27102024173259.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:16:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA MADALENA FEISTAUER"
    "autor_nome_curto" => "Claudia Madalen"
    "autor_email" => "cmfeistauer@uneb.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:56:28"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 370
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12"
        "logo" => null
        "capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg"
        "timbrado" => "67910771929de_22012025115753.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:56:28"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 370
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12"
        "logo" => null
        "capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg"
        "timbrado" => "67910771929de_22012025115753.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:56:28"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 239
                "edicao_id" => 370
                "codigo" => "978-65-5222-013-4"
                "capa" => "6791077194f0e_22012025115753.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que chegamos ao X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (X Conedu)! A edi&ccedil;&atilde;o de 2024 teve como mote o tema &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;, o evento contou com a participa&ccedil;&atilde;o de milhares de estudantes, educadores e pesquisadores de todo o pa&iacute;s e do exterior. O GT 12 - Educa&ccedil;&atilde;o de pessoas jovens, adultas e idosas teve expressiva submiss&atilde;o de trabalhos, 1621 no total, sendo que, ap&oacute;s criteriosa avalia&ccedil;&atilde;o, 128 artigos foram aprovados e publicados.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Os n&uacute;meros s&atilde;o bastante significativos e nos alertam para a import&acirc;ncia e atualidade do tema, mesmo o Brasil sendo um dos primeiros pa&iacute;ses do mundo a estabelecer o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o para todos, ainda na Constitui&ccedil;&atilde;o Pol&iacute;tica do Imp&eacute;rio do Brazil de 1824, algo t&atilde;o b&aacute;sico como ler e escrever um texto simples &eacute; inacess&iacute;vel para parcela consider&aacute;vel da popula&ccedil;&atilde;o (Brasil, 1824).<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Passados 200 anos da garantia constitucional, o pa&iacute;s segue com 9,3 milh&otilde;es de analfabetos considerando a popula&ccedil;&atilde;o com 15 anos ou mais de idade, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat&iacute;stica (IBGE) a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domic&iacute;lios (Pnad) sobre educa&ccedil;&atilde;o de 2023. Se considerarmos apenas aqueles que possuem 25 anos ou mais, 46% da popula&ccedil;&atilde;o n&atilde;o concluiu a escolaridade b&aacute;sica (IBGE, 2024).<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Apesar do cen&aacute;rio estat&iacute;stico n&atilde;o ser nada animador, neste ebook o leitor ter&aacute; contato com diversas iniciativas exitosas advindas da luta de educadores comprometidos com a educa&ccedil;&atilde;o popular e com a Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens e Adultos (EJA), que atuam em institui&ccedil;&otilde;es escolares e n&atilde;o-escolares com o ideal de fazer a diferen&ccedil;a na vida de seus educandos e da sua comunidade.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Den&uacute;ncias contra o Estado, a falta de recursos, o financiamento insuficiente para a modalidade EJA, estrat&eacute;gias para mascarar dados e desafios que sem mobiliza&ccedil;&atilde;o e controle social dificilmente ser&atilde;o vencidos tamb&eacute;m est&atilde;o presentes nos cap&iacute;tulos a seguir.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Recomenda-se vivamente a leitura para estudantes, pesquisadores, ativistas sociais, parlamentares e para todos que almejam compreender um pouco mais sobre o nosso pa&iacute;s, com suas riquezas e mazelas.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Forte abra&ccedil;o e uma excelente leitura!<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  CAIO CABRAL DA SILVA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ELIANO MACEDO SOUZA<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA BAGNOLI OVIDIO<br />\r\n
                  &Eacute;RICO SANTOS PIMENTA<br />\r\n
                  VANESSA SANTANA DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e8b4995e3_24012025162332.pdf"
                "arquivo" => "28012025164823-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:56:28"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 239
                "edicao_id" => 370
                "codigo" => "978-65-5222-013-4"
                "capa" => "6791077194f0e_22012025115753.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que chegamos ao X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (X Conedu)! A edi&ccedil;&atilde;o de 2024 teve como mote o tema &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;, o evento contou com a participa&ccedil;&atilde;o de milhares de estudantes, educadores e pesquisadores de todo o pa&iacute;s e do exterior. O GT 12 - Educa&ccedil;&atilde;o de pessoas jovens, adultas e idosas teve expressiva submiss&atilde;o de trabalhos, 1621 no total, sendo que, ap&oacute;s criteriosa avalia&ccedil;&atilde;o, 128 artigos foram aprovados e publicados.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Os n&uacute;meros s&atilde;o bastante significativos e nos alertam para a import&acirc;ncia e atualidade do tema, mesmo o Brasil sendo um dos primeiros pa&iacute;ses do mundo a estabelecer o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o para todos, ainda na Constitui&ccedil;&atilde;o Pol&iacute;tica do Imp&eacute;rio do Brazil de 1824, algo t&atilde;o b&aacute;sico como ler e escrever um texto simples &eacute; inacess&iacute;vel para parcela consider&aacute;vel da popula&ccedil;&atilde;o (Brasil, 1824).<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Passados 200 anos da garantia constitucional, o pa&iacute;s segue com 9,3 milh&otilde;es de analfabetos considerando a popula&ccedil;&atilde;o com 15 anos ou mais de idade, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat&iacute;stica (IBGE) a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domic&iacute;lios (Pnad) sobre educa&ccedil;&atilde;o de 2023. Se considerarmos apenas aqueles que possuem 25 anos ou mais, 46% da popula&ccedil;&atilde;o n&atilde;o concluiu a escolaridade b&aacute;sica (IBGE, 2024).<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Apesar do cen&aacute;rio estat&iacute;stico n&atilde;o ser nada animador, neste ebook o leitor ter&aacute; contato com diversas iniciativas exitosas advindas da luta de educadores comprometidos com a educa&ccedil;&atilde;o popular e com a Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens e Adultos (EJA), que atuam em institui&ccedil;&otilde;es escolares e n&atilde;o-escolares com o ideal de fazer a diferen&ccedil;a na vida de seus educandos e da sua comunidade.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Den&uacute;ncias contra o Estado, a falta de recursos, o financiamento insuficiente para a modalidade EJA, estrat&eacute;gias para mascarar dados e desafios que sem mobiliza&ccedil;&atilde;o e controle social dificilmente ser&atilde;o vencidos tamb&eacute;m est&atilde;o presentes nos cap&iacute;tulos a seguir.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Recomenda-se vivamente a leitura para estudantes, pesquisadores, ativistas sociais, parlamentares e para todos que almejam compreender um pouco mais sobre o nosso pa&iacute;s, com suas riquezas e mazelas.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Forte abra&ccedil;o e uma excelente leitura!<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  CAIO CABRAL DA SILVA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ELIANO MACEDO SOUZA<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA BAGNOLI OVIDIO<br />\r\n
                  &Eacute;RICO SANTOS PIMENTA<br />\r\n
                  VANESSA SANTANA DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e8b4995e3_24012025162332.pdf"
                "arquivo" => "28012025164823-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:56:28"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O ensino de produção de texto é uma área essencial da educação que busca capacitar os estudantes a desenvolverem habilidades de expressão escrita de forma clara, coerente e adequada aos diferentes contextos e gêneros discursivos. A finalidade é capacitar os alunos que se tornem escritores competentes, capazes de comunicar suas ideias de maneira eficiente e compreensível. Para ensinar produção de texto, é fundamental trabalhar a leitura e análise de textos diversos, permitindo aos alunos entenderem como diferentes gêneros discursivos se constroem e quais são as características específicas de cada um. O Projeto Universidade para Todos (UPT) é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia executado em parceria com as Universidades Estaduais da Bahia (Uefs, Uneb, Uesb, Uesc) e coordenado pela Secretaria da Educação, cujo objetivo é proporcionar condições para a inserção de estudantes da rede pública estadual no ensino superior. Para os estudantes do UPT é importante saber e compreender redigir textos diferenciando os diversos géneros discursivos em que os textos se encaixam. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho investigativo é refletir sobre o papel dos gêneros discursivos no ensino de produção textual no programa Universidade para todos (UPT) para que os estudantes se apropriem de competências linguísticas necessárias para aprovação nos processos seletivos das universidades. De caráter descritivo, este estudo de natureza bibliográfica apoia-se teoricamente nos conceitos de Bakhtin (1979); Marchuschi (2008). Analisando o material bibliográfico percebeu-se que a especificidade do alunado requer desenvolver a capacidade dos alunos de escreverem de forma competente e apropriada em diversos gêneros discursivos, preparando-os para interagirem linguisticamente de forma efetiva em diferentes contextos acadêmicos, profissionais e sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.