Artigo CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-013-4

O QUE É PRATICADO EM ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM ESTUDO A PARTIR DAS ABORDAGENS TEÓRICAS CRÍTICAS DE CURRÍCULO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 119184
    "edicao_id" => 370
    "trabalho_id" => 6052
    "inscrito_id" => 13665
    "titulo" => "O QUE É PRATICADO EM ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM ESTUDO A PARTIR DAS ABORDAGENS TEÓRICAS CRÍTICAS DE CURRÍCULO"
    "resumo" => "O trabalho apresentado para análise é fruto de uma pesquisa decorrente do estudo do recorte da dissertação de Mestrado apresentada em 2023, pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF). Essa pesquisa objetiva trazer aspectos relevantes que possam contribuir com o campo da EJA. Se elabora a partir da reflexão crítica do currículo como sendo uma construção social, ou seja, como conhecimento que cada pessoa produz tanto individual como coletivamente. No contexto das teorias críticas, que são aquelas que dão apoio ao curso desse estudo, interrogar teoricamente a questão da elevação de determinados conhecimentos ao trabalho institucionalizado que a escola deve realizar é central. No campo teórico, o estudo se embasa em Freire (2010), Apple (2009), Sacristán (2013), Goodson (1997), Santos; Amorim (2016|), Magda Soares (2015), Silva (2016) e outros teóricos que dialogam com a temática em questão, denotando a interface entre EJA, currículo e alfabetização. O aporte metodológico que vai referendar o estudo é a pesquisa bibliográfica e a interlocução com outras pesquisas. Afinal, entender como o currículo é configurado se tornou essencial, posto que, com o advento da escolarização em massa, processos de padronização do conhecimento a ser ensinado se deram de modo a projetar qual educando e qual sociedade se intencionava produzir por meio da educação escolarizada. Partindo da análise do pensamento freireano e do conceito crítico do currículo, compreende-se que o estudo em torno dos conteúdos a serem trabalhados na EJA necessita responsabilizar-se por um aspecto que lhe é singular, levando em conta a relevância de um campo curricular; que compreenda o desdobramento do fazer pedagógico alicerçado nas histórias de vida, predileções e conhecimentos que os educandos trazem consigo ao adentrarem a sala de aula."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID13665_TB6052_26102024123644.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:16:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELOISA FELICIANO DE ALMEIDA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "HELOISA"
    "autor_email" => "helofalmd@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:56:28"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 119184
    "edicao_id" => 370
    "trabalho_id" => 6052
    "inscrito_id" => 13665
    "titulo" => "O QUE É PRATICADO EM ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UM ESTUDO A PARTIR DAS ABORDAGENS TEÓRICAS CRÍTICAS DE CURRÍCULO"
    "resumo" => "O trabalho apresentado para análise é fruto de uma pesquisa decorrente do estudo do recorte da dissertação de Mestrado apresentada em 2023, pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF). Essa pesquisa objetiva trazer aspectos relevantes que possam contribuir com o campo da EJA. Se elabora a partir da reflexão crítica do currículo como sendo uma construção social, ou seja, como conhecimento que cada pessoa produz tanto individual como coletivamente. No contexto das teorias críticas, que são aquelas que dão apoio ao curso desse estudo, interrogar teoricamente a questão da elevação de determinados conhecimentos ao trabalho institucionalizado que a escola deve realizar é central. No campo teórico, o estudo se embasa em Freire (2010), Apple (2009), Sacristán (2013), Goodson (1997), Santos; Amorim (2016|), Magda Soares (2015), Silva (2016) e outros teóricos que dialogam com a temática em questão, denotando a interface entre EJA, currículo e alfabetização. O aporte metodológico que vai referendar o estudo é a pesquisa bibliográfica e a interlocução com outras pesquisas. Afinal, entender como o currículo é configurado se tornou essencial, posto que, com o advento da escolarização em massa, processos de padronização do conhecimento a ser ensinado se deram de modo a projetar qual educando e qual sociedade se intencionava produzir por meio da educação escolarizada. Partindo da análise do pensamento freireano e do conceito crítico do currículo, compreende-se que o estudo em torno dos conteúdos a serem trabalhados na EJA necessita responsabilizar-se por um aspecto que lhe é singular, levando em conta a relevância de um campo curricular; que compreenda o desdobramento do fazer pedagógico alicerçado nas histórias de vida, predileções e conhecimentos que os educandos trazem consigo ao adentrarem a sala de aula."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID13665_TB6052_26102024123644.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 10:16:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELOISA FELICIANO DE ALMEIDA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "HELOISA"
    "autor_email" => "helofalmd@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-11 16:56:28"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 370
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12"
        "logo" => null
        "capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg"
        "timbrado" => "67910771929de_22012025115753.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:56:28"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 370
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-de-pessoas-jovens-adultas-e-idosas-vol3"
        "nome" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT12"
        "logo" => null
        "capa" => "6791077191e07_22012025115753.jpg"
        "timbrado" => "67910771929de_22012025115753.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-11 16:56:28"
        "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 239
                "edicao_id" => 370
                "codigo" => "978-65-5222-013-4"
                "capa" => "6791077194f0e_22012025115753.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que chegamos ao X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (X Conedu)! A edi&ccedil;&atilde;o de 2024 teve como mote o tema &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;, o evento contou com a participa&ccedil;&atilde;o de milhares de estudantes, educadores e pesquisadores de todo o pa&iacute;s e do exterior. O GT 12 - Educa&ccedil;&atilde;o de pessoas jovens, adultas e idosas teve expressiva submiss&atilde;o de trabalhos, 1621 no total, sendo que, ap&oacute;s criteriosa avalia&ccedil;&atilde;o, 128 artigos foram aprovados e publicados.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Os n&uacute;meros s&atilde;o bastante significativos e nos alertam para a import&acirc;ncia e atualidade do tema, mesmo o Brasil sendo um dos primeiros pa&iacute;ses do mundo a estabelecer o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o para todos, ainda na Constitui&ccedil;&atilde;o Pol&iacute;tica do Imp&eacute;rio do Brazil de 1824, algo t&atilde;o b&aacute;sico como ler e escrever um texto simples &eacute; inacess&iacute;vel para parcela consider&aacute;vel da popula&ccedil;&atilde;o (Brasil, 1824).<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Passados 200 anos da garantia constitucional, o pa&iacute;s segue com 9,3 milh&otilde;es de analfabetos considerando a popula&ccedil;&atilde;o com 15 anos ou mais de idade, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat&iacute;stica (IBGE) a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domic&iacute;lios (Pnad) sobre educa&ccedil;&atilde;o de 2023. Se considerarmos apenas aqueles que possuem 25 anos ou mais, 46% da popula&ccedil;&atilde;o n&atilde;o concluiu a escolaridade b&aacute;sica (IBGE, 2024).<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Apesar do cen&aacute;rio estat&iacute;stico n&atilde;o ser nada animador, neste ebook o leitor ter&aacute; contato com diversas iniciativas exitosas advindas da luta de educadores comprometidos com a educa&ccedil;&atilde;o popular e com a Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens e Adultos (EJA), que atuam em institui&ccedil;&otilde;es escolares e n&atilde;o-escolares com o ideal de fazer a diferen&ccedil;a na vida de seus educandos e da sua comunidade.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Den&uacute;ncias contra o Estado, a falta de recursos, o financiamento insuficiente para a modalidade EJA, estrat&eacute;gias para mascarar dados e desafios que sem mobiliza&ccedil;&atilde;o e controle social dificilmente ser&atilde;o vencidos tamb&eacute;m est&atilde;o presentes nos cap&iacute;tulos a seguir.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Recomenda-se vivamente a leitura para estudantes, pesquisadores, ativistas sociais, parlamentares e para todos que almejam compreender um pouco mais sobre o nosso pa&iacute;s, com suas riquezas e mazelas.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Forte abra&ccedil;o e uma excelente leitura!<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  CAIO CABRAL DA SILVA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ELIANO MACEDO SOUZA<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA BAGNOLI OVIDIO<br />\r\n
                  &Eacute;RICO SANTOS PIMENTA<br />\r\n
                  VANESSA SANTANA DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e8b4995e3_24012025162332.pdf"
                "arquivo" => "28012025164823-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:56:28"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 239
                "edicao_id" => 370
                "codigo" => "978-65-5222-013-4"
                "capa" => "6791077194f0e_22012025115753.png"
                "titulo" => "CONEDU - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  &Eacute; com grande satisfa&ccedil;&atilde;o que chegamos ao X Congresso Nacional de Educa&ccedil;&atilde;o (X Conedu)! A edi&ccedil;&atilde;o de 2024 teve como mote o tema &ldquo;Contrastes, diversidade, inclus&atilde;o: a educa&ccedil;&atilde;o no pr&oacute;ximo dec&ecirc;nio&rdquo;, o evento contou com a participa&ccedil;&atilde;o de milhares de estudantes, educadores e pesquisadores de todo o pa&iacute;s e do exterior. O GT 12 - Educa&ccedil;&atilde;o de pessoas jovens, adultas e idosas teve expressiva submiss&atilde;o de trabalhos, 1621 no total, sendo que, ap&oacute;s criteriosa avalia&ccedil;&atilde;o, 128 artigos foram aprovados e publicados.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Os n&uacute;meros s&atilde;o bastante significativos e nos alertam para a import&acirc;ncia e atualidade do tema, mesmo o Brasil sendo um dos primeiros pa&iacute;ses do mundo a estabelecer o direito &agrave; educa&ccedil;&atilde;o para todos, ainda na Constitui&ccedil;&atilde;o Pol&iacute;tica do Imp&eacute;rio do Brazil de 1824, algo t&atilde;o b&aacute;sico como ler e escrever um texto simples &eacute; inacess&iacute;vel para parcela consider&aacute;vel da popula&ccedil;&atilde;o (Brasil, 1824).<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Passados 200 anos da garantia constitucional, o pa&iacute;s segue com 9,3 milh&otilde;es de analfabetos considerando a popula&ccedil;&atilde;o com 15 anos ou mais de idade, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estat&iacute;stica (IBGE) a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domic&iacute;lios (Pnad) sobre educa&ccedil;&atilde;o de 2023. Se considerarmos apenas aqueles que possuem 25 anos ou mais, 46% da popula&ccedil;&atilde;o n&atilde;o concluiu a escolaridade b&aacute;sica (IBGE, 2024).<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Apesar do cen&aacute;rio estat&iacute;stico n&atilde;o ser nada animador, neste ebook o leitor ter&aacute; contato com diversas iniciativas exitosas advindas da luta de educadores comprometidos com a educa&ccedil;&atilde;o popular e com a Educa&ccedil;&atilde;o de Jovens e Adultos (EJA), que atuam em institui&ccedil;&otilde;es escolares e n&atilde;o-escolares com o ideal de fazer a diferen&ccedil;a na vida de seus educandos e da sua comunidade.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Den&uacute;ncias contra o Estado, a falta de recursos, o financiamento insuficiente para a modalidade EJA, estrat&eacute;gias para mascarar dados e desafios que sem mobiliza&ccedil;&atilde;o e controle social dificilmente ser&atilde;o vencidos tamb&eacute;m est&atilde;o presentes nos cap&iacute;tulos a seguir.<br />\r\n
                  &nbsp;&nbsp; &nbsp;Recomenda-se vivamente a leitura para estudantes, pesquisadores, ativistas sociais, parlamentares e para todos que almejam compreender um pouco mais sobre o nosso pa&iacute;s, com suas riquezas e mazelas.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Forte abra&ccedil;o e uma excelente leitura!<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  CAIO CABRAL DA SILVA<br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ELIANO MACEDO SOUZA<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA<br />\r\n
                  ROS&Acirc;NGELA BAGNOLI OVIDIO<br />\r\n
                  &Eacute;RICO SANTOS PIMENTA<br />\r\n
                  VANESSA SANTANA DOS SANTOS<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "6793e8b4995e3_24012025162332.pdf"
                "arquivo" => "28012025164823-CONEDU---EDUCACAO-DE-PESSOAS-JOVENS--ADULTAS-E-IDO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-11 16:56:28"
                "updated_at" => "2025-01-29 13:59:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O trabalho apresentado para análise é fruto de uma pesquisa decorrente do estudo do recorte da dissertação de Mestrado apresentada em 2023, pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF). Essa pesquisa objetiva trazer aspectos relevantes que possam contribuir com o campo da EJA. Se elabora a partir da reflexão crítica do currículo como sendo uma construção social, ou seja, como conhecimento que cada pessoa produz tanto individual como coletivamente. No contexto das teorias críticas, que são aquelas que dão apoio ao curso desse estudo, interrogar teoricamente a questão da elevação de determinados conhecimentos ao trabalho institucionalizado que a escola deve realizar é central. No campo teórico, o estudo se embasa em Freire (2010), Apple (2009), Sacristán (2013), Goodson (1997), Santos; Amorim (2016|), Magda Soares (2015), Silva (2016) e outros teóricos que dialogam com a temática em questão, denotando a interface entre EJA, currículo e alfabetização. O aporte metodológico que vai referendar o estudo é a pesquisa bibliográfica e a interlocução com outras pesquisas. Afinal, entender como o currículo é configurado se tornou essencial, posto que, com o advento da escolarização em massa, processos de padronização do conhecimento a ser ensinado se deram de modo a projetar qual educando e qual sociedade se intencionava produzir por meio da educação escolarizada. Partindo da análise do pensamento freireano e do conceito crítico do currículo, compreende-se que o estudo em torno dos conteúdos a serem trabalhados na EJA necessita responsabilizar-se por um aspecto que lhe é singular, levando em conta a relevância de um campo curricular; que compreenda o desdobramento do fazer pedagógico alicerçado nas histórias de vida, predileções e conhecimentos que os educandos trazem consigo ao adentrarem a sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.