Artigo CONEDU - História da educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-009-7

ABORDAGEM MICROGENÉTICA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: INTERFACES ENTRE GINZBURG E VIGOTSKI

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 03 - História da educação
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118932
    "edicao_id" => 361
    "trabalho_id" => 8149
    "inscrito_id" => 20235
    "titulo" => "ABORDAGEM MICROGENÉTICA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: INTERFACES ENTRE GINZBURG E VIGOTSKI"
    "resumo" => "O presente artigo socializa percepções no contexto de uma disciplina de Teoria do Processo de Ensino Aprendizagem e Prática Docente, que faz parte do Programa de Mestrado em Ensino na Educação Básica, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O objetivo da disciplina é destacar as principais teorias de ensino e aprendizagem e salientar como alguns autores contribuem para pensar a questão da escola e seus ensinamentos, sua ligação com a prática docente e as contribuições da cultura no processo de constituição humana. O referencial teórico-metodológico foi articulado entre a abordagem histórico-cultural de Vigotski e o paradigma indiciário proposto por Ginzburg, em área compartilhada aos desafios do conhecimento histórico. A teoria histórico-cultural apoia-se na ideia de que a aprendizagem resulta da interação entre sujeito e objeto, sendo socialmente mediada pela cultura e relações sociais. Nesta abordagem, as funções mentais são interiorizadas a partir das mediações culturais. O paradigma indiciário apresentado por Ginzburg, parte do pressuposto de que toda realidade está repleta de pequenos detalhes que permitem vê-la numa profundidade pouco costumeira. Assim, seu método pode ser resumido através de sinais e indícios que permitem decifrar a realidade a partir de zonas privilegiadas. Desse modo, partindo de uma metodologia de estudos comparados, onde esta aproximação entre pensadores distintos se dá, como se espera demonstrar, evidenciando que os pontos de convergência chegam ao nível de síntese. Dessa maneira, é possível conceber que a sintomia entre Ginzburg e Vigotski, se dá a partir do desenvolvimento singular do sujeito, onde a realidade media sua constituição a partir de um contexto, sua possibilidade de acesso a essa determinada realidade e principalmente sua função e importância social."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID20235_TB8149_27102024192346.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:52:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA DOS SANTOS ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "marianamiguel321@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:52:07"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118932
    "edicao_id" => 361
    "trabalho_id" => 8149
    "inscrito_id" => 20235
    "titulo" => "ABORDAGEM MICROGENÉTICA E TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL: INTERFACES ENTRE GINZBURG E VIGOTSKI"
    "resumo" => "O presente artigo socializa percepções no contexto de uma disciplina de Teoria do Processo de Ensino Aprendizagem e Prática Docente, que faz parte do Programa de Mestrado em Ensino na Educação Básica, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O objetivo da disciplina é destacar as principais teorias de ensino e aprendizagem e salientar como alguns autores contribuem para pensar a questão da escola e seus ensinamentos, sua ligação com a prática docente e as contribuições da cultura no processo de constituição humana. O referencial teórico-metodológico foi articulado entre a abordagem histórico-cultural de Vigotski e o paradigma indiciário proposto por Ginzburg, em área compartilhada aos desafios do conhecimento histórico. A teoria histórico-cultural apoia-se na ideia de que a aprendizagem resulta da interação entre sujeito e objeto, sendo socialmente mediada pela cultura e relações sociais. Nesta abordagem, as funções mentais são interiorizadas a partir das mediações culturais. O paradigma indiciário apresentado por Ginzburg, parte do pressuposto de que toda realidade está repleta de pequenos detalhes que permitem vê-la numa profundidade pouco costumeira. Assim, seu método pode ser resumido através de sinais e indícios que permitem decifrar a realidade a partir de zonas privilegiadas. Desse modo, partindo de uma metodologia de estudos comparados, onde esta aproximação entre pensadores distintos se dá, como se espera demonstrar, evidenciando que os pontos de convergência chegam ao nível de síntese. Dessa maneira, é possível conceber que a sintomia entre Ginzburg e Vigotski, se dá a partir do desenvolvimento singular do sujeito, onde a realidade media sua constituição a partir de um contexto, sua possibilidade de acesso a essa determinada realidade e principalmente sua função e importância social."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD5_ID20235_TB8149_27102024192346.pdf"
    "created_at" => "2025-01-29 09:52:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA DOS SANTOS ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "marianamiguel321@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3"
    "edicao_nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)"
    "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png"
    "data_publicacao" => "2025-01-27"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:52:07"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 361
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3"
        "logo" => null
        "capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png"
        "timbrado" => "679102144e994_22012025113500.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:52:07"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 361
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3"
        "nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)"
        "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\n
          O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3"
        "logo" => null
        "capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png"
        "timbrado" => "679102144e994_22012025113500.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2024-09-19"
        "final_evento" => "2024-09-21"
        "ano_publicacao" => 2024
        "data_publicacao" => "2025-01-27"
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2024-11-08 16:52:07"
        "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 230
                "edicao_id" => 361
                "codigo" => "978-65-5222-009-7"
                "capa" => "6791021451dd2_22012025113500.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  A Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um campo de estudo e de pesquisa &nbsp;que ultrapassa os limites da cronologia, conectando o passado ao presente e lan&ccedil;ando luz sobre os desafios educacionais do futuro. Por meio das pr&aacute;ticas de pesquisa na &aacute;rea podemos compreender como diferentes contextos sociais, culturais e pol&iacute;ticos moldaram pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas, sistemas escolares e as rela&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e sociedade. Neste sentido, com intuito de elucidar as complexidades dessas rela&ccedil;&otilde;es em diversos tempos e espa&ccedil;os &nbsp;&eacute; que apresentamos esta colet&acirc;nea de artigos, uma iniciativa que visa promover a reflex&atilde;o e o debate sobre temas centrais para a Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o, reunindo contribui&ccedil;&otilde;es significativas de pesquisadores da &aacute;rea.&nbsp;<br />\r\n
                  Esta obra foi cuidadosamente organizada para atender a um p&uacute;blico diverso, incluindo alunos de gradua&ccedil;&atilde;o, p&oacute;s-graduandos, professores e pesquisadores especializados que tenham interesse em &nbsp;aprofundar seus conhecimentos sobre a Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o. Cada artigo reflete o esfor&ccedil;o de seus autores em abordagens &nbsp;te&oacute;ricas inovadoras com investiga&ccedil;&otilde;es hist&oacute;ricas bem fundamentadas. Os textos que comp&otilde;em este volume abordam uma ampla gama de temas, desde a mem&oacute;ria e a utiliza&ccedil;&atilde;o de tecnologias no ensino at&eacute; a an&aacute;lise de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais em diferentes per&iacute;odos e regi&otilde;es do pa&iacute;s. Outras contribui&ccedil;&otilde;es destacam as pedagogias emergentes, os debates filos&oacute;ficos sobre a inf&acirc;ncia e a educa&ccedil;&atilde;o, e as hist&oacute;rias das institui&ccedil;&otilde;es escolares.&nbsp;<br />\r\n
                  Ao longo desta cole&ccedil;&atilde;o, percebemos o quanto a pesquisa em Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; indispens&aacute;vel para compreender a educa&ccedil;&atilde;o em suas m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es. Ela n&atilde;o apenas relata epis&oacute;dios hist&oacute;ricos e trajet&oacute;rias de institui&ccedil;&otilde;es e indiv&iacute;duos, mas tamb&eacute;m amplia o olhar cr&iacute;tico sobre as pr&aacute;ticas educativas contempor&acirc;neas, ajudando a questionar os pressupostos que as sustentam. &Eacute; por meio dessa lente hist&oacute;rica que se torna poss&iacute;vel construir uma educa&ccedil;&atilde;o mais consciente, inclusiva e externa para a transforma&ccedil;&otilde;es sociais.<br />\r\n
                  Al&eacute;m disso, a colet&acirc;nea destaca a riqueza metodol&oacute;gica e interdisciplinar da &aacute;rea. Os artigos dialogam com campos como a sociologia, a antropologia, a pol&iacute;tica e a filosofia, revelando a fertilidade de um olhar que transcende os limites disciplinares. Essa diversidade metodol&oacute;gica refor&ccedil;a o car&aacute;ter din&acirc;mico e plural da Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o, que continuamente se renova ao incorporar novas perspectivas, temas e fontes.<br />\r\n
                  Este trabalho s&oacute; foi poss&iacute;vel gra&ccedil;as &agrave; colabora&ccedil;&atilde;o de muitas pessoas. Manifestamos nossa profunda gratid&atilde;o aos autores que, com suas pesquisas e reflex&otilde;es, se desenvolveram para enriquecer esta cole&ccedil;&atilde;o. Reconhecemos tamb&eacute;m o esfor&ccedil;o dos organizadores, que n&atilde;o pouparam dedica&ccedil;&atilde;o para garantir a qualidade e a coes&atilde;o deste volume. Aos pareceristas, respons&aacute;veis pela avalia&ccedil;&atilde;o criteriosa dos textos, e &agrave;s institui&ccedil;&otilde;es que apoiam direta ou indiretamente este projeto, nossos mais sinceros agradecimentos.&nbsp;<br />\r\n
                  Que os leitores possam, ao percorrer estas p&aacute;ginas, encontrar inspira&ccedil;&otilde;es e provoca&ccedil;&otilde;es que contribuam para enriquecer suas pr&oacute;prias perspectivas e pr&aacute;ticas. Mais do que um conjunto de textos, esta cole&ccedil;&atilde;o &eacute; um convite ao di&aacute;logo e &agrave; constru&ccedil;&atilde;o coletiva de um campo de saber que n&atilde;o apenas interpreta o mundo, mas tamb&eacute;m contribui para transform&aacute;-lo.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ANT&Ocirc;NIO DE SOUZA&nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  L&Iacute;GIA MARIA SILVA SOUSA<br />\r\n
                  RICARDO TEIXEIRA DA SILVA<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ANTONIO DE SOUSA LIRA<br />\r\n
                  JANAINA DE ARAUJO PIMENTA<br />\r\n
                  CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA<br />\r\n
                  ARLANE MARKELY DOS SANTOS FREIRE<br />\r\n
                  &Iacute;CARO DIAS CRUZ<br />\r\n
                  WALTER RODRIGUES MARQUES<br />\r\n
                  JOS&Eacute; MAWISON C&Acirc;NDIDO DE LIMA<br />\r\n
                  LEONARDO JOS&Eacute; FREIRE CAB&Oacute; MARTINS<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA<br />\r\n
                  THAMYRYS FERNANDA C&Acirc;NDIDO DE LIMA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "67929e6649dd8_23012025165414.pdf"
                "arquivo" => "29012025080930-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:52:07"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 230
                "edicao_id" => 361
                "codigo" => "978-65-5222-009-7"
                "capa" => "6791021451dd2_22012025113500.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)"
                "prefacio" => """
                  A Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um campo de estudo e de pesquisa &nbsp;que ultrapassa os limites da cronologia, conectando o passado ao presente e lan&ccedil;ando luz sobre os desafios educacionais do futuro. Por meio das pr&aacute;ticas de pesquisa na &aacute;rea podemos compreender como diferentes contextos sociais, culturais e pol&iacute;ticos moldaram pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas, sistemas escolares e as rela&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e sociedade. Neste sentido, com intuito de elucidar as complexidades dessas rela&ccedil;&otilde;es em diversos tempos e espa&ccedil;os &nbsp;&eacute; que apresentamos esta colet&acirc;nea de artigos, uma iniciativa que visa promover a reflex&atilde;o e o debate sobre temas centrais para a Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o, reunindo contribui&ccedil;&otilde;es significativas de pesquisadores da &aacute;rea.&nbsp;<br />\r\n
                  Esta obra foi cuidadosamente organizada para atender a um p&uacute;blico diverso, incluindo alunos de gradua&ccedil;&atilde;o, p&oacute;s-graduandos, professores e pesquisadores especializados que tenham interesse em &nbsp;aprofundar seus conhecimentos sobre a Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o. Cada artigo reflete o esfor&ccedil;o de seus autores em abordagens &nbsp;te&oacute;ricas inovadoras com investiga&ccedil;&otilde;es hist&oacute;ricas bem fundamentadas. Os textos que comp&otilde;em este volume abordam uma ampla gama de temas, desde a mem&oacute;ria e a utiliza&ccedil;&atilde;o de tecnologias no ensino at&eacute; a an&aacute;lise de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais em diferentes per&iacute;odos e regi&otilde;es do pa&iacute;s. Outras contribui&ccedil;&otilde;es destacam as pedagogias emergentes, os debates filos&oacute;ficos sobre a inf&acirc;ncia e a educa&ccedil;&atilde;o, e as hist&oacute;rias das institui&ccedil;&otilde;es escolares.&nbsp;<br />\r\n
                  Ao longo desta cole&ccedil;&atilde;o, percebemos o quanto a pesquisa em Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; indispens&aacute;vel para compreender a educa&ccedil;&atilde;o em suas m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es. Ela n&atilde;o apenas relata epis&oacute;dios hist&oacute;ricos e trajet&oacute;rias de institui&ccedil;&otilde;es e indiv&iacute;duos, mas tamb&eacute;m amplia o olhar cr&iacute;tico sobre as pr&aacute;ticas educativas contempor&acirc;neas, ajudando a questionar os pressupostos que as sustentam. &Eacute; por meio dessa lente hist&oacute;rica que se torna poss&iacute;vel construir uma educa&ccedil;&atilde;o mais consciente, inclusiva e externa para a transforma&ccedil;&otilde;es sociais.<br />\r\n
                  Al&eacute;m disso, a colet&acirc;nea destaca a riqueza metodol&oacute;gica e interdisciplinar da &aacute;rea. Os artigos dialogam com campos como a sociologia, a antropologia, a pol&iacute;tica e a filosofia, revelando a fertilidade de um olhar que transcende os limites disciplinares. Essa diversidade metodol&oacute;gica refor&ccedil;a o car&aacute;ter din&acirc;mico e plural da Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o, que continuamente se renova ao incorporar novas perspectivas, temas e fontes.<br />\r\n
                  Este trabalho s&oacute; foi poss&iacute;vel gra&ccedil;as &agrave; colabora&ccedil;&atilde;o de muitas pessoas. Manifestamos nossa profunda gratid&atilde;o aos autores que, com suas pesquisas e reflex&otilde;es, se desenvolveram para enriquecer esta cole&ccedil;&atilde;o. Reconhecemos tamb&eacute;m o esfor&ccedil;o dos organizadores, que n&atilde;o pouparam dedica&ccedil;&atilde;o para garantir a qualidade e a coes&atilde;o deste volume. Aos pareceristas, respons&aacute;veis pela avalia&ccedil;&atilde;o criteriosa dos textos, e &agrave;s institui&ccedil;&otilde;es que apoiam direta ou indiretamente este projeto, nossos mais sinceros agradecimentos.&nbsp;<br />\r\n
                  Que os leitores possam, ao percorrer estas p&aacute;ginas, encontrar inspira&ccedil;&otilde;es e provoca&ccedil;&otilde;es que contribuam para enriquecer suas pr&oacute;prias perspectivas e pr&aacute;ticas. Mais do que um conjunto de textos, esta cole&ccedil;&atilde;o &eacute; um convite ao di&aacute;logo e &agrave; constru&ccedil;&atilde;o coletiva de um campo de saber que n&atilde;o apenas interpreta o mundo, mas tamb&eacute;m contribui para transform&aacute;-lo.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  &nbsp;
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ANT&Ocirc;NIO DE SOUZA&nbsp;
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  L&Iacute;GIA MARIA SILVA SOUSA<br />\r\n
                  RICARDO TEIXEIRA DA SILVA<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ANTONIO DE SOUSA LIRA<br />\r\n
                  JANAINA DE ARAUJO PIMENTA<br />\r\n
                  CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA<br />\r\n
                  ARLANE MARKELY DOS SANTOS FREIRE<br />\r\n
                  &Iacute;CARO DIAS CRUZ<br />\r\n
                  WALTER RODRIGUES MARQUES<br />\r\n
                  JOS&Eacute; MAWISON C&Acirc;NDIDO DE LIMA<br />\r\n
                  LEONARDO JOS&Eacute; FREIRE CAB&Oacute; MARTINS<br />\r\n
                  MARCONDES DOS SANTOS LIMA<br />\r\n
                  THAMYRYS FERNANDA C&Acirc;NDIDO DE LIMA<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA
                  """
                "ficha_catalografica" => "67929e6649dd8_23012025165414.pdf"
                "arquivo" => "29012025080930-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2024
                "created_at" => "2024-11-08 16:52:07"
                "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O presente artigo socializa percepções no contexto de uma disciplina de Teoria do Processo de Ensino Aprendizagem e Prática Docente, que faz parte do Programa de Mestrado em Ensino na Educação Básica, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). O objetivo da disciplina é destacar as principais teorias de ensino e aprendizagem e salientar como alguns autores contribuem para pensar a questão da escola e seus ensinamentos, sua ligação com a prática docente e as contribuições da cultura no processo de constituição humana. O referencial teórico-metodológico foi articulado entre a abordagem histórico-cultural de Vigotski e o paradigma indiciário proposto por Ginzburg, em área compartilhada aos desafios do conhecimento histórico. A teoria histórico-cultural apoia-se na ideia de que a aprendizagem resulta da interação entre sujeito e objeto, sendo socialmente mediada pela cultura e relações sociais. Nesta abordagem, as funções mentais são interiorizadas a partir das mediações culturais. O paradigma indiciário apresentado por Ginzburg, parte do pressuposto de que toda realidade está repleta de pequenos detalhes que permitem vê-la numa profundidade pouco costumeira. Assim, seu método pode ser resumido através de sinais e indícios que permitem decifrar a realidade a partir de zonas privilegiadas. Desse modo, partindo de uma metodologia de estudos comparados, onde esta aproximação entre pensadores distintos se dá, como se espera demonstrar, evidenciando que os pontos de convergência chegam ao nível de síntese. Dessa maneira, é possível conceber que a sintomia entre Ginzburg e Vigotski, se dá a partir do desenvolvimento singular do sujeito, onde a realidade media sua constituição a partir de um contexto, sua possibilidade de acesso a essa determinada realidade e principalmente sua função e importância social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.