Artigo CONEDU - História da educação (Vol.3)

E-books

ISBN: 978-65-5222-009-7

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ: 140 ANOS DE LUTA PELA EMANCIPAÇÃO FEMININA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 03 - História da educação
0 of 0
"2025-01-27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 118930 "edicao_id" => 361 "trabalho_id" => 7921 "inscrito_id" => 19990 "titulo" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ: 140 ANOS DE LUTA PELA EMANCIPAÇÃO FEMININA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O desejo de pesquisar sobre a história do Instituto de Educação do Ceará (IEC) surge a partir da minha vivência como aluna do Instituto e convivência com colegas mais experientes, também alunas do instituto. Ao comemorar 140 anos de existência, o IEC propõe às alunas de Formação Continuada em Educação Especial na perspectiva da Inclusão, que elaboram uma esquete teatral explicando sobre o impacto da educação do IEC na vida das mulheres cearenses. Baseado, principalmente, na perspectiva teórico-metodológica de Paulo Freire, de uma educação crítico transformadora e de autoras que discutem o materialismo histórico-dialético sob a tentativa de compreender o espaço socialmente ocupado (destinado) as mulheres na sociedade capitalista. A partir disso realizam-se as primeiras entrevistas com as alunas antigas e chegamos a discussão principal: como a educação proporcionada pelo Instituto promoveu mudanças radicais nos espaços ocupados por essas mulheres e como se percebem antes e depois da emancipação social e financeira, adquiridas através do trabalho como professoras, numa época em que o acesso a educação era ainda mais dificultado.O desejo de pesquisar sobre a história do Instituto de Educação do Ceará (IEC) surge a partir da minha vivência como aluna do Instituto e convivência com colega" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD5_ID19990_TB7921_30102024144748.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:52:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA JANUÁRIO DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "lari98castro@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:52:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 118930 "edicao_id" => 361 "trabalho_id" => 7921 "inscrito_id" => 19990 "titulo" => "INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ: 140 ANOS DE LUTA PELA EMANCIPAÇÃO FEMININA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O desejo de pesquisar sobre a história do Instituto de Educação do Ceará (IEC) surge a partir da minha vivência como aluna do Instituto e convivência com colegas mais experientes, também alunas do instituto. Ao comemorar 140 anos de existência, o IEC propõe às alunas de Formação Continuada em Educação Especial na perspectiva da Inclusão, que elaboram uma esquete teatral explicando sobre o impacto da educação do IEC na vida das mulheres cearenses. Baseado, principalmente, na perspectiva teórico-metodológica de Paulo Freire, de uma educação crítico transformadora e de autoras que discutem o materialismo histórico-dialético sob a tentativa de compreender o espaço socialmente ocupado (destinado) as mulheres na sociedade capitalista. A partir disso realizam-se as primeiras entrevistas com as alunas antigas e chegamos a discussão principal: como a educação proporcionada pelo Instituto promoveu mudanças radicais nos espaços ocupados por essas mulheres e como se percebem antes e depois da emancipação social e financeira, adquiridas através do trabalho como professoras, numa época em que o acesso a educação era ainda mais dificultado.O desejo de pesquisar sobre a história do Instituto de Educação do Ceará (IEC) surge a partir da minha vivência como aluna do Instituto e convivência com colega" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD5_ID19990_TB7921_30102024144748.pdf" "created_at" => "2025-01-29 09:52:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA JANUÁRIO DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "lari98castro@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "edicao_nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "edicao_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "data_publicacao" => "2025-01-27" "edicao_publicada_em" => "2024-11-08 16:52:07" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 361 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "logo" => null "capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "timbrado" => "679102144e994_22012025113500.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 361 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "conedu---historia-da-educacao-vol3" "nome" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "nome_evento" => "X Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ Quantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em os diferentes espa&ccedil;os sociais e, especificamente, educacionais. Ao pensar o Brasil, como um pa&iacute;s de contrastes, que apresenta in&uacute;meras singularidades pertinentes &agrave; sua cultura e, mais propriamente, &agrave;s suas escolas, aos seus alunos e professores compreendemos o quanto somamos. Ainda que essas reflex&otilde;es sejam apresentadas em um sem-n&uacute;mero de debates, referenciais, pol&iacute;ticas p&uacute;blicas, pesquisas e publica&ccedil;&otilde;es s&atilde;o crescentes e recorrentes os casos, de todas as formas de viol&ecirc;ncia, discrimina&ccedil;&atilde;o, preconceito, exclus&atilde;o, adoecimento e tantas outras condi&ccedil;&otilde;es invisibilizam os sujeitos diante dos seus direitos. Neste contexto, tamb&eacute;m nos inserimos para pensar a forma&ccedil;&atilde;o de professores a partir da cultura brasileira forjada em seu processo hist&oacute;rico de sociedade. O ser professor se inclui como sujeito social e profissional com potencial de mudan&ccedil;a de muitas hist&oacute;rias de vida.<br />\r\nQuantos somos? Para al&eacute;m de n&uacute;meros, nos constitu&iacute;mos como um somat&oacute;rio de viv&ecirc;ncias e experi&ecirc;ncias que comp&otilde;em o O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma sociedade mais inclusiva, humanit&aacute;ria e pensada na diferen&ccedil;a pela diferen&ccedil;a. A diversidade nos completa.O CONEDU 2024, em sua d&eacute;cima edi&ccedil;&atilde;o, nos provoca a pensar a educa&ccedil;&atilde;o com o seu papel transformador e potencializadora de uma """ "pasta" => "ebooks/conedu/2024/GT3" "logo" => null "capa" => "679102144aeeb_22012025113500.png" "timbrado" => "679102144e994_22012025113500.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2024-09-19" "final_evento" => "2024-09-21" "ano_publicacao" => 2024 "data_publicacao" => "2025-01-27" "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 230 "edicao_id" => 361 "codigo" => "978-65-5222-009-7" "capa" => "6791021451dd2_22012025113500.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ A Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um campo de estudo e de pesquisa &nbsp;que ultrapassa os limites da cronologia, conectando o passado ao presente e lan&ccedil;ando luz sobre os desafios educacionais do futuro. Por meio das pr&aacute;ticas de pesquisa na &aacute;rea podemos compreender como diferentes contextos sociais, culturais e pol&iacute;ticos moldaram pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas, sistemas escolares e as rela&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e sociedade. Neste sentido, com intuito de elucidar as complexidades dessas rela&ccedil;&otilde;es em diversos tempos e espa&ccedil;os &nbsp;&eacute; que apresentamos esta colet&acirc;nea de artigos, uma iniciativa que visa promover a reflex&atilde;o e o debate sobre temas centrais para a Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o, reunindo contribui&ccedil;&otilde;es significativas de pesquisadores da &aacute;rea.&nbsp;<br />\r\nA Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um campo de estudo e de pesquisa &nbsp;que ultrapassa os limites da cronologia, conectando o passado ao pre Esta obra foi cuidadosamente organizada para atender a um p&uacute;blico diverso, incluindo alunos de gradua&ccedil;&atilde;o, p&oacute;s-graduandos, professores e pesquisadores especializados que tenham interesse em &nbsp;aprofundar seus conhecimentos sobre a Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o. Cada artigo reflete o esfor&ccedil;o de seus autores em abordagens &nbsp;te&oacute;ricas inovadoras com investiga&ccedil;&otilde;es hist&oacute;ricas bem fundamentadas. Os textos que comp&otilde;em este volume abordam uma ampla gama de temas, desde a mem&oacute;ria e a utiliza&ccedil;&atilde;o de tecnologias no ensino at&eacute; a an&aacute;lise de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais em diferentes per&iacute;odos e regi&otilde;es do pa&iacute;s. Outras contribui&ccedil;&otilde;es destacam as pedagogias emergentes, os debates filos&oacute;ficos sobre a inf&acirc;ncia e a educa&ccedil;&atilde;o, e as hist&oacute;rias das institui&ccedil;&otilde;es escolares.&nbsp;<br />\r\nEsta obra foi cuidadosamente organizada para atender a um p&uacute;blico diverso, incluindo alunos de gradua&ccedil;&atilde;o, p&oacute;s-graduandos, professore Ao longo desta cole&ccedil;&atilde;o, percebemos o quanto a pesquisa em Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; indispens&aacute;vel para compreender a educa&ccedil;&atilde;o em suas m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es. Ela n&atilde;o apenas relata epis&oacute;dios hist&oacute;ricos e trajet&oacute;rias de institui&ccedil;&otilde;es e indiv&iacute;duos, mas tamb&eacute;m amplia o olhar cr&iacute;tico sobre as pr&aacute;ticas educativas contempor&acirc;neas, ajudando a questionar os pressupostos que as sustentam. &Eacute; por meio dessa lente hist&oacute;rica que se torna poss&iacute;vel construir uma educa&ccedil;&atilde;o mais consciente, inclusiva e externa para a transforma&ccedil;&otilde;es sociais.<br />\r\nAo longo desta cole&ccedil;&atilde;o, percebemos o quanto a pesquisa em Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; indispens&aacute;vel para compreender Al&eacute;m disso, a colet&acirc;nea destaca a riqueza metodol&oacute;gica e interdisciplinar da &aacute;rea. Os artigos dialogam com campos como a sociologia, a antropologia, a pol&iacute;tica e a filosofia, revelando a fertilidade de um olhar que transcende os limites disciplinares. Essa diversidade metodol&oacute;gica refor&ccedil;a o car&aacute;ter din&acirc;mico e plural da Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o, que continuamente se renova ao incorporar novas perspectivas, temas e fontes.<br />\r\nAl&eacute;m disso, a colet&acirc;nea destaca a riqueza metodol&oacute;gica e interdisciplinar da &aacute;rea. Os artigos dialogam com campos como a sociologia, Este trabalho s&oacute; foi poss&iacute;vel gra&ccedil;as &agrave; colabora&ccedil;&atilde;o de muitas pessoas. Manifestamos nossa profunda gratid&atilde;o aos autores que, com suas pesquisas e reflex&otilde;es, se desenvolveram para enriquecer esta cole&ccedil;&atilde;o. Reconhecemos tamb&eacute;m o esfor&ccedil;o dos organizadores, que n&atilde;o pouparam dedica&ccedil;&atilde;o para garantir a qualidade e a coes&atilde;o deste volume. Aos pareceristas, respons&aacute;veis pela avalia&ccedil;&atilde;o criteriosa dos textos, e &agrave;s institui&ccedil;&otilde;es que apoiam direta ou indiretamente este projeto, nossos mais sinceros agradecimentos.&nbsp;<br />\r\nEste trabalho s&oacute; foi poss&iacute;vel gra&ccedil;as &agrave; colabora&ccedil;&atilde;o de muitas pessoas. Manifestamos nossa profunda gratid&atilde;o aos Que os leitores possam, ao percorrer estas p&aacute;ginas, encontrar inspira&ccedil;&otilde;es e provoca&ccedil;&otilde;es que contribuam para enriquecer suas pr&oacute;prias perspectivas e pr&aacute;ticas. Mais do que um conjunto de textos, esta cole&ccedil;&atilde;o &eacute; um convite ao di&aacute;logo e &agrave; constru&ccedil;&atilde;o coletiva de um campo de saber que n&atilde;o apenas interpreta o mundo, mas tamb&eacute;m contribui para transform&aacute;-lo.<br />\r\nQue os leitores possam, ao percorrer estas p&aacute;ginas, encontrar inspira&ccedil;&otilde;es e provoca&ccedil;&otilde;es que contribuam para enriquecer suas p <br />\r\n &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n JO&Atilde;O ANT&Ocirc;NIO DE SOUZA&nbsp; """ "conselho_editorial" => """ L&Iacute;GIA MARIA SILVA SOUSA<br />\r\n RICARDO TEIXEIRA DA SILVA<br />\r\n JO&Atilde;O ANTONIO DE SOUSA LIRA<br />\r\n JANAINA DE ARAUJO PIMENTA<br />\r\n CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA<br />\r\n ARLANE MARKELY DOS SANTOS FREIRE<br />\r\n &Iacute;CARO DIAS CRUZ<br />\r\n WALTER RODRIGUES MARQUES<br />\r\n JOS&Eacute; MAWISON C&Acirc;NDIDO DE LIMA<br />\r\n LEONARDO JOS&Eacute; FREIRE CAB&Oacute; MARTINS<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA<br />\r\n THAMYRYS FERNANDA C&Acirc;NDIDO DE LIMA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67929e6649dd8_23012025165414.pdf" "arquivo" => "29012025080930-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 230 "edicao_id" => 361 "codigo" => "978-65-5222-009-7" "capa" => "6791021451dd2_22012025113500.jpg" "titulo" => "CONEDU - História da educação (Vol.3)" "prefacio" => """ A Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um campo de estudo e de pesquisa &nbsp;que ultrapassa os limites da cronologia, conectando o passado ao presente e lan&ccedil;ando luz sobre os desafios educacionais do futuro. Por meio das pr&aacute;ticas de pesquisa na &aacute;rea podemos compreender como diferentes contextos sociais, culturais e pol&iacute;ticos moldaram pr&aacute;ticas pedag&oacute;gicas, sistemas escolares e as rela&ccedil;&otilde;es entre educa&ccedil;&atilde;o e sociedade. Neste sentido, com intuito de elucidar as complexidades dessas rela&ccedil;&otilde;es em diversos tempos e espa&ccedil;os &nbsp;&eacute; que apresentamos esta colet&acirc;nea de artigos, uma iniciativa que visa promover a reflex&atilde;o e o debate sobre temas centrais para a Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o, reunindo contribui&ccedil;&otilde;es significativas de pesquisadores da &aacute;rea.&nbsp;<br />\r\nA Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; um campo de estudo e de pesquisa &nbsp;que ultrapassa os limites da cronologia, conectando o passado ao pre Esta obra foi cuidadosamente organizada para atender a um p&uacute;blico diverso, incluindo alunos de gradua&ccedil;&atilde;o, p&oacute;s-graduandos, professores e pesquisadores especializados que tenham interesse em &nbsp;aprofundar seus conhecimentos sobre a Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o. Cada artigo reflete o esfor&ccedil;o de seus autores em abordagens &nbsp;te&oacute;ricas inovadoras com investiga&ccedil;&otilde;es hist&oacute;ricas bem fundamentadas. Os textos que comp&otilde;em este volume abordam uma ampla gama de temas, desde a mem&oacute;ria e a utiliza&ccedil;&atilde;o de tecnologias no ensino at&eacute; a an&aacute;lise de pol&iacute;ticas p&uacute;blicas educacionais em diferentes per&iacute;odos e regi&otilde;es do pa&iacute;s. Outras contribui&ccedil;&otilde;es destacam as pedagogias emergentes, os debates filos&oacute;ficos sobre a inf&acirc;ncia e a educa&ccedil;&atilde;o, e as hist&oacute;rias das institui&ccedil;&otilde;es escolares.&nbsp;<br />\r\nEsta obra foi cuidadosamente organizada para atender a um p&uacute;blico diverso, incluindo alunos de gradua&ccedil;&atilde;o, p&oacute;s-graduandos, professore Ao longo desta cole&ccedil;&atilde;o, percebemos o quanto a pesquisa em Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; indispens&aacute;vel para compreender a educa&ccedil;&atilde;o em suas m&uacute;ltiplas dimens&otilde;es. Ela n&atilde;o apenas relata epis&oacute;dios hist&oacute;ricos e trajet&oacute;rias de institui&ccedil;&otilde;es e indiv&iacute;duos, mas tamb&eacute;m amplia o olhar cr&iacute;tico sobre as pr&aacute;ticas educativas contempor&acirc;neas, ajudando a questionar os pressupostos que as sustentam. &Eacute; por meio dessa lente hist&oacute;rica que se torna poss&iacute;vel construir uma educa&ccedil;&atilde;o mais consciente, inclusiva e externa para a transforma&ccedil;&otilde;es sociais.<br />\r\nAo longo desta cole&ccedil;&atilde;o, percebemos o quanto a pesquisa em Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o &eacute; indispens&aacute;vel para compreender Al&eacute;m disso, a colet&acirc;nea destaca a riqueza metodol&oacute;gica e interdisciplinar da &aacute;rea. Os artigos dialogam com campos como a sociologia, a antropologia, a pol&iacute;tica e a filosofia, revelando a fertilidade de um olhar que transcende os limites disciplinares. Essa diversidade metodol&oacute;gica refor&ccedil;a o car&aacute;ter din&acirc;mico e plural da Hist&oacute;ria da Educa&ccedil;&atilde;o, que continuamente se renova ao incorporar novas perspectivas, temas e fontes.<br />\r\nAl&eacute;m disso, a colet&acirc;nea destaca a riqueza metodol&oacute;gica e interdisciplinar da &aacute;rea. Os artigos dialogam com campos como a sociologia, Este trabalho s&oacute; foi poss&iacute;vel gra&ccedil;as &agrave; colabora&ccedil;&atilde;o de muitas pessoas. Manifestamos nossa profunda gratid&atilde;o aos autores que, com suas pesquisas e reflex&otilde;es, se desenvolveram para enriquecer esta cole&ccedil;&atilde;o. Reconhecemos tamb&eacute;m o esfor&ccedil;o dos organizadores, que n&atilde;o pouparam dedica&ccedil;&atilde;o para garantir a qualidade e a coes&atilde;o deste volume. Aos pareceristas, respons&aacute;veis pela avalia&ccedil;&atilde;o criteriosa dos textos, e &agrave;s institui&ccedil;&otilde;es que apoiam direta ou indiretamente este projeto, nossos mais sinceros agradecimentos.&nbsp;<br />\r\nEste trabalho s&oacute; foi poss&iacute;vel gra&ccedil;as &agrave; colabora&ccedil;&atilde;o de muitas pessoas. Manifestamos nossa profunda gratid&atilde;o aos Que os leitores possam, ao percorrer estas p&aacute;ginas, encontrar inspira&ccedil;&otilde;es e provoca&ccedil;&otilde;es que contribuam para enriquecer suas pr&oacute;prias perspectivas e pr&aacute;ticas. Mais do que um conjunto de textos, esta cole&ccedil;&atilde;o &eacute; um convite ao di&aacute;logo e &agrave; constru&ccedil;&atilde;o coletiva de um campo de saber que n&atilde;o apenas interpreta o mundo, mas tamb&eacute;m contribui para transform&aacute;-lo.<br />\r\nQue os leitores possam, ao percorrer estas p&aacute;ginas, encontrar inspira&ccedil;&otilde;es e provoca&ccedil;&otilde;es que contribuam para enriquecer suas p <br />\r\n &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO&nbsp;<br />\r\n JO&Atilde;O ANT&Ocirc;NIO DE SOUZA&nbsp; """ "conselho_editorial" => """ L&Iacute;GIA MARIA SILVA SOUSA<br />\r\n RICARDO TEIXEIRA DA SILVA<br />\r\n JO&Atilde;O ANTONIO DE SOUSA LIRA<br />\r\n JANAINA DE ARAUJO PIMENTA<br />\r\n CARLOS ROCHESTER FERREIRA DE LIMA<br />\r\n ARLANE MARKELY DOS SANTOS FREIRE<br />\r\n &Iacute;CARO DIAS CRUZ<br />\r\n WALTER RODRIGUES MARQUES<br />\r\n JOS&Eacute; MAWISON C&Acirc;NDIDO DE LIMA<br />\r\n LEONARDO JOS&Eacute; FREIRE CAB&Oacute; MARTINS<br />\r\n MARCONDES DOS SANTOS LIMA<br />\r\n THAMYRYS FERNANDA C&Acirc;NDIDO DE LIMA<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n TANIA SERRA AZUL MACHADO BEZERRA """ "ficha_catalografica" => "67929e6649dd8_23012025165414.pdf" "arquivo" => "29012025080930-CONEDU---HISTORIA-DA-EDUCACAO--VOL-3-.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2024 "created_at" => "2024-11-08 16:52:07" "updated_at" => "2025-01-29 14:00:22" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 27 de janeiro de 2025

Resumo

O desejo de pesquisar sobre a história do Instituto de Educação do Ceará (IEC) surge a partir da minha vivência como aluna do Instituto e convivência com colegas mais experientes, também alunas do instituto. Ao comemorar 140 anos de existência, o IEC propõe às alunas de Formação Continuada em Educação Especial na perspectiva da Inclusão, que elaboram uma esquete teatral explicando sobre o impacto da educação do IEC na vida das mulheres cearenses. Baseado, principalmente, na perspectiva teórico-metodológica de Paulo Freire, de uma educação crítico transformadora e de autoras que discutem o materialismo histórico-dialético sob a tentativa de compreender o espaço socialmente ocupado (destinado) as mulheres na sociedade capitalista. A partir disso realizam-se as primeiras entrevistas com as alunas antigas e chegamos a discussão principal: como a educação proporcionada pelo Instituto promoveu mudanças radicais nos espaços ocupados por essas mulheres e como se percebem antes e depois da emancipação social e financeira, adquiridas através do trabalho como professoras, numa época em que o acesso a educação era ainda mais dificultado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.