Este estudo trata de uma experiência didática realizada em uma atividade de prática de ensino na Educação Superior. O objetivo foi o de avaliar a aplicação, em caráter experimental, da Educação CTS com temas contemporâneos e controversos, em uma Prática Docente no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais da UFPA, campus Belém, na perspectiva da abordagem possibilitada teoricamente pelo documento da BNCC. Essa pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada por dois semestres nos anos de 2022 e 2023, com quatro turmas (duas diurnas e duas noturnas), envolveu cerca de 80 alunos na aplicação e ocorreu na perspectiva de uma Prática Docente Interdisciplinar com clara ênfase em conteúdo e metodologias direcionadas ao Ensino de Ciências, sendo essa estratégia didática, utilizada como instrumento de coleta de dados. Os resultados apontam para a constituição de conhecimento das ciências escolares e científicas em determinados contextos que envolvem o impacto do desenvolvimento científico e tecnológico na sociedade, em uma reflexão crítica, com atitudes e valores que podem contribuir para a formação cidadã, assim como o reconhecimento de competências da BNCC que podem colaborar para a Educação CTS. No entanto, para isso, é necessário que se adote uma abordagem de ensino mais crítica e menos conservadora, em relação às questões discutidas e contextualizadas no ensino de Ciências, principalmente àquelas associadas ao meio ambiente e o bem-estar da sociedade.