O trabalho propõe um guia didático voltado para professores do ensino fundamental, com o objetivo de facilitar o ensino sobre a presença de atividades agrícolas em áreas urbanas, especificamente na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. O referencial teórico-metodológico é fundamentado na importância da aula de campo como uma prática pedagógica que promove uma aprendizagem mais realista e significativa, alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. A metodologia inclui a realização de visitas a locais como o bairro Lagoa Azul e a Central de Comercialização da Agricultura Familiar, onde os alunos podem observar diretamente as práticas de agricultura urbana. O guia oferece orientações para o planejamento de aulas teóricas e práticas, além de atividades interativas que envolvem a construção de um mapa físico do trajeto dos produtos agrícolas. Os principais resultados esperados incluem a melhoria da compreensão dos alunos sobre a interdependência entre o campo e a cidade, a valorização da agricultura familiar e a promoção de uma aprendizagem lúdica e colaborativa, que estimula a reflexão crítica sobre o espaço urbano e as práticas sustentáveis.