Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO NO DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS DA GEOGRAFIA FÍSICA COM FOCO EM AMBIENTES FLUVIAIS

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Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

Esse trabalho é um desdobramento das atividades propostas pelo projeto de extensão "Conexões Rios: diálogos e vivências entre rios e sociedade", desenvolvido pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto busca realizar atividades lúdicas e práticas artístico-pedagógicas para ressignificar as relações entre rios e sociedade por meio da Educação Ambiental. As ações visam estimular atividades que fortaleçam a conexão entre os rios e a comunidade, ressaltando a importância dessa interação para a gestão dos rios e suas bacias hidrográficas, visto que atualmente os rios sofrem com a degradação ambiental, intensificados pelo processo do aquecimento global. O trabalho teve como objetivo a aplicação de metodologias ativas na prática de ensino e aprendizagem dos conceitos da Geografia Física com foco nos ambientes fluviais, realizado na Escola Municipal Felix Mielli Venerando, localizada no bairro do Caju, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro - RJ. As metodologias ativas de ensino envolveram a utilização de maquetes na leitura e representação do espaço em diferentes escalas, a utilização de jogo de carta para adivinhação, e a elaboração de mapa mental, trabalhando conceitos fundamentais como escala, bacia hidrográfica e as dinâmicas dos processos fluviais, bem como as complexas relações entre rios e sociedade na bacia local. Como resultado foi possível notar um engajamento dos estudantes de maneira prática e lúdica, facilitando a compreensão de conceitos complexos e incentivando a reflexão sobre as diferentes relações com os rios e as percepções do espaço em múltiplas escalas.

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