Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

A DENGUE E O USO DO PROGRAMA GLOBE OBSERVER NA EDUCAÇÃO: UM APRENDIZADO RELEVANTE EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

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Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

A proposta de orientação de projetos de Iniciação Científica, realizada por docentes do Departamento de Geociências/CEFET-MG, teve o intuito de ampliar a base pedagógica dos conteúdos abordados em sala de aula, a partir de uma proposta transdisciplinar e aplicada, perpassando temas pertinentes aos problemas ambientais e de saúde pública da população brasileira, e associando a análise da paisagem geográfica aos fatores e condicionantes favoráveis (ou não) à proliferação das chamadas arboviroses. As arboviroses, ou doenças virais transmitidas por artrópodes - principalmente mosquitos – são bastante comuns nas áreas urbanas brasileiras, e colocaram em evidência doenças como a dengue, zika e chikungunya, que, por sua vez, incitaram a emergência de implementação de medidas de combate aos focos do seu vetor, o mosquito Aedes aegypti. Para tanto, foi proposto um projeto de investigação sobre a ocorrência da dengue no CEFET-MG, em Belo Horizonte - MG, através do Programa Bolsa de Iniciação Científica Júnior, tendo como finalidade principal detectar a existência de focos do mosquito Aedes aegypti e os fatores análogos que poderiam influenciar a ocorrência e a propagação da dengue nos campus I e II do CEFET-MG, além de comparar os períodos anteriores e posteriores às medidas de isolamento social impostos pela pandemia da COVID-19. Como resultado, concluiu-se que a experiência de iniciação científica e sua prática viabilizaram a socialização das descobertas adquiridas no processo e a resolução de problemas, com o reforço nos estudos e análise dos dados reconhecidos na temática elegida, contextualizando teoria e prática.

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