Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES NO ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO NA EEEP ALFREDO NUNES DE MELO EM ACOPIARA-CE

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Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho trata da confecção de materiais didáticos pedagógicos na disciplina de geografia na escola de ensino profissionalizante Alfredo Nunes de Melo, localizada no município de Acopiara-CE, com alunos do 2º ano do ensino médio, visando facilitar a compreensão dos conteúdos nas aulas de geografia, sobretudo em conteúdos voltados para os aspectos físicos da geografia. O processo metodológico foi desenvolvido através de aulas expositivas e dialogadas. Inicialmente, foram realizadas aulas teóricas com leituras e discussões em sala sobre os conteúdos de Geografia Física. A pesquisa bibliográfica baseou-se em autores como (Suertegaray e Nunes, 2001; Quirino, 2011; Silva e Muniz, 2012; Sousa et al, 2019; entre outros) os mesmos discutem sobre o ensino da geografia, geografia física e a utilização de maquetes como recurso didático. Em seguida, começaram as aulas práticas, com a produção de materiais didáticos, como maquetes, e finalizaram com a exposição e apresentação dessas maquetes. Observou-se que, no ensino de Geografia Física, o uso de recursos didáticos como maquetes ainda é pouco utilizado, sendo um dos motivos a falta de investimentos em uma quantidade maior de recursos e materiais disponibilizados nas escolas. A partir do desenvolvimento deste trabalho, verificou-se que os alunos se mostraram mais participativos nas aulas que envolvem a produção de maquetes e outros materiais didáticos. As atividades práticas expressaram o entendimento e a compreensão dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, juntamente com a vivência cotidiana dos alunos. Com isso, os conteúdos trabalhados foram mais bem absorvidos, e os estudantes conseguiram visualizar a interdisciplinaridade com outras disciplinas.

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