Este trabalho tem o intuito de apresentar as atividades do Projeto de Extensão "Solos Itinerantes: A Educação em Solos na Baixada Fluminense", que visa popularizar o conhecimento sobre as propriedades físicas e morfológicas do solo por meio de oficinas lúdicas e interativas. O projeto tem desempenhado um papel importante na conscientização sobre a preservação do solo, alcançando diversos públicos, de crianças a adultos. As atividades, como a Colorteca, Caixa de Textura e Hiraku Dorodango, demonstram eficácia ao transmitir conceitos pedológicos de forma acessível e sensorial, proporcionando experiências educativas imersivas. Além disso, a simplicidade dos materiais utilizados nas oficinas incentiva a reprodução dessas atividades em outros contextos. Ao promover uma educação sensorial, o projeto alcança tanto contextos formais quanto informais de ensino, cativando mais de 1.800 participantes ao longo dos anos e contribuindo de forma prática e inclusiva para a conscientização sobre o solo. A continuidade do projeto é fundamental para promover uma educação científica inclusiva e participativa, capaz de valorizar diferentes realidades e contribuir para uma sociedade mais consciente da importância do solo.