Esta pesquisa analisa as possibilidades de integração entre o ensino de Geografia e a Educação Ambiental na região insular de Belém/PA, a partir de uma oficina de Cartografia Social realizada em uma escola municipal de Educação do Campo em 2022. A oficina envolveu estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental anos finais, explorando as dinâmicas socioambientais locais e incentivando a percepção crítica sobre as questões ambientais que afetam as comunidades ribeirinhas. Ao utilizar a Cartografia Social como referencial teórico-metodológico, foi possível mapear o território sob a perspectiva dos estudantes ribeirinhos, integrando os elementos físicos e sociais envolvidos nas dinâmicas ambientais. Os resultados indicam que a metodologia possibilitou a reflexão inicial sobre práticas pedagógicas contextualizadas, alinhadas à aos processos socioespaciais locais, destacando a relevância da Educação Ambiental crítica e do ensino de Geografia como ferramentas essenciais para a formação de estudantes mais conscientes e engajados na defesa de seu território no que se diz respeito as problemáticas ambientais e injustiças, apontando para a necessidade de um currículo que contemple as especificidades socioambientais das comunidades ribeirinhas de Belém.