A extensão universitária é uma oportunidade para avançar com atividades educativas direcionadas à construção de uma cultura de redução dos riscos de desastres. Assim, esta pesquisa objetivou analisar os primeiros resultados do projeto de extensão denominado “Conscientização sobre os Desastres Socioambientais, elaborado e aplicado por uma instituição privada de Ensino Superior a distância. Para a análise foram utilizados dados quantitativos e qualitativos sobre a extensão disponíveis na instituição de ensino. Com uma abordagem interdisciplinar, o projeto de extensão visou conscientizar a população sobre os desastres socioambientais por meio de oficinas educativas. Houve a participação de dezessete acadêmicos que ministraram as oficinas em doze estados brasileiros, o que conferiu uma abrangência espacial às atividades de extensão. Os resultados mostraram que o projeto promoveu momentos de aprendizagem e discussão social sobre os desastres socioambientais, ampliando o diálogo entre o saber acadêmico e o conhecimento popular. Aproximou, sobretudo, os acadêmicos do ambiente escolar, o que reforçou a prática pedagógica dos futuros professores de Geografia. Neste contexto, os resultados obtidos incentivam a implementação de novas ações em outras Instituições de Ensino Superior e novas publicações sobre o assunto, fomentando a troca de experiências e a qualificação das atividades extensionistas.