Objetiva-se apresentar os resultados do trabalho de campo escolar a fim de gerar o perfil geoecológico. É nesse momento em que a prática geográfica é utilizada como recurso didático para tornar essa ciência ainda mais interessante. Um recurso importante utilizado para analisar e interpretar as diferentes paisagens do cotidiano do aluno diz respeito ao quais técnicas serão realizadas no trabalho de campo. A metodologia seguiu uma abordagem qualitativa, na qual baseou-se no conceito paisagem como principal categoria de análise do trabalho. Todas as etapas realizadas neste trabalho ocorreram na última semana de outubro do ano de 2023, no Colégio Monte Castelo e na Fazenda Monte Castelo, (Marabá, Sudeste Paraense). As turmas selecionadas para as atividades foram duas turmas de primeiro ano do ensino médio. A primeira etapa realizada foi o levantamento bibliográfico dos textos norteadores, em que para o entendimento do que é Geoecologia, utilizou-se Rodrigues, Silva e Cavalcante (2021) e Vidal (2014), e para a elaboração do perfil geoecológico seguiu-se procedimentos utilizados por Vidal e Mascarenhas (2017). O perfil geoecológico buscou representar em seu layout os principais elementos das paisagens presentes em cada área ao longo da trilha, onde observou-se que os elementos que as compõem vão se modificando conforme a mudança sistêmica dos agentes geoambientais (relevo, solo, rocha, hidrografia e vegetação) resultando em ambientes diversos.