A presente pesquisa teve como objetivo identificar os tipos de uso da terra, analisar a hidrodinâmica e perceber a educação ambiental dos moradores do córrego Olhos D’água na cidade de Cáceres, Mato Grosso. Para tanto, foram realizadas aulas teóricas online sobre Geomorfologia Fluvial e técnicas de aplicação de entrevistas. No modo presencial foram realizados o campo para a quantificação da batimetria (largura, profundidade e velocidade) para o cálculo de vazão do córrego Olhos D’água. Coletou-se sedimentos de fundo e suspensão para análise em laboratório e entrevistou moradores antigos próximos ao córrego. Com o resultado da pesquisa pode-se verificar que o córrego Olhos D’água tem um volume inexpressivo de água, com 0,02 m³/se de vazão, valores que se justificam pelo regime de chuvas e os tipos de uso no entorno, como a criação de animais, casas, chácaras, comércios e outros. A relação que os moradores com o lugar, pode-se perceber o sentimento de pertencimento. Assim, políticas públicas devem ser empregadas para conservação dessa unidade de análise, por meio da sensibilização das pessoas praticando a educação ambiental. Esse trabalho foi desenvolvido por alunas do ensino médio do programa futuras cientistas. Nesse contexto, as alunas foram inseridas na pesquisa em Geografia, de maneira que envolveu a teoria, a prática de campo e laboratório.