Recurso didático como as “Reálias” podem ser eficazes como instrumentos de mediação para o ensino de conteúdos da Geografia Física, como por exemplo o conceito de paisagem natural. Desse modo, o objetivo deste estudo foi compreender a paisagem natural por meio da utilização de “Reálias” em aulas de Geografia. A pesquisa de natureza aplicada, descritiva, exploratória e explicativa com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizou os procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com aplicação de experimento pedagógico e as técnicas de observação direta, exercício de verificação de aprendizagem, questionários para alunos e entrevista com professores. O experimento pedagógico foi desenvolvido em duas turmas da disciplina Geografia do 6° ano do Ensino Fundamental de escolas selecionadas em Teresina, sendo uma da zona rural (Escola A) e outra da zona urbana (Escola B), com um grupo experimental e um grupo controle em cada escola. Os resultados indicam que a interação dos alunos com as “Reálias”, comprova uma abordagem eficaz no processo de ensino-aprendizado, através do emprego deste recurso didático, a partir, especialmente, do desempenho positivo nos exercícios de verificação de aprendizagem aplicados. Portanto, as “Reálias” podem ser utilizadas como estratégia educacional no contexto de sala de aula, bem como fora dela, seja na Geografia Física ou em outras ciências.