O ensino de geografia na Educação Básica perpassa por inúmeros desafios, que vão desde a falta de recursos materiais, como a superficialidade das abordagens temáticas e conceituais nos livros didáticos, especialmente da temática de geomorfologia. Neste viés, o objetivo deste trabalho foi relatar a experiência de uma aula de campo como metodologia de ensino de geomorfologia, com roteiro pré-estabelecido entre os municípios de Poço Dantas, Uiraúna e Sousa, localizados no estado da Paraíba. Nesta aula, foram enfatizados três pontos de observação: o maciço residual da Serra do Ouro em Poço Dantas, o Pico do Mastruço em Uiraúna e o Monumento do Vale dos Dinossauros em Sousa. A metodologia adotada foi dividida em três etapas: pré-campo, campo e pós-campo. Sendo a etapa de pré-campo, o momento em que foram debatidos os aspectos teóricos e conceituais acerca do objeto investigado; o campo, momento em que foram realizadas as observações e anotações pertinentes aos aspectos geomorfológicos da área delimitada para estudo; esta prática de campo permitiu aos discentes compreenderem os conceitos geomorfológicos de forma clara, sendo esse momento, um momento de engajamento que conseguiu capturar suas atenções; por fim, o pós-campo, onde foi o momento de rediscutir os conteúdos previamente estudados, adicionando as observações de campo, alcançando resultados aos quais os alunos puderam compreender as formas dos relevos observados.