O presente trabalho explora o uso de novas tecnologias, como impressão 3D e fotogrametria aérea no ensino de geografia, com foco no relevo costeiro. Destacando a importância de diversificar materiais didáticos para manter o interesse dos alunos e facilitar a compreensão de conceitos complexos. O estudo visa explorar recursos como mapeamento digital e modelos tridimensionais para enriquecer o aprendizado e estimular a autonomia dos alunos. A metodologia envolveu o uso de Modelos Digitais de Elevação (MDE) e manufatura aditiva para criar maquetes de uma feição de duna da Praia do Foguete, em Cabo Frio/RJ. O processo incluiu o levantamento aerofotométrico e a impressão 3D do modelo, utilizando tecnologias como drones e softwares específicos. O modelo impresso em 3D permite uma compreensão mais detalhada de questões geomorfológicas costeiras, como a formação de dunas e os impactos da ocupação humana em áreas de risco. Os resultados mostram que o uso dessas tecnologias pode tornar o ensino de Geografia mais tangível e envolvente, permitindo uma análise mais aprofundada de temas da geomorfologia costeira e a educação ambiental. É importante ainda entender a necessidade de popularizar essas abordagens pedagógicas, a fim de destacar o potencial das maquetes impressas em 3D para revitalizar o ensino de Geografia e promover uma compreensão mais interativa do relevo costeiro.