O estudo visa explorar a aplicação da cartografia social no ensino de geografia, enfatizando os aspectos socioambientais do município de Baía Formosa/RN. Utilizando uma abordagem teórico-metodológica baseada na revisão de literatura e na implementação prática com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, o estudo envolveu oficinas de mapeamento participativo. Os alunos foram incentivados a identificar e representar potencialidades e problemas locais, como a pesca artesanal, as áreas verdes e os desafios relacionados ao descarte de resíduos e ao esgotamento sanitário. Os resultados destacaram a relevância da cartografia social para promover o engajamento dos estudantes e a compreensão crítica do meio ambiente em que vivem, evidenciando a importância de práticas pedagógicas que integrem teoria e prática no ensino de geografia, em especial nas temáticas físico-naturais. A experiência buscou proporcionar não apenas uma aprendizagem significativa, mas também a construção de um senso de responsabilidade socioambiental entre os alunos, preparando-os para uma cidadania ativa e consciente.