O ensino de climatologia no contexto escolar é muito importante para as aulas de Geografia devido ao momento atual vivido das mudanças climáticas e as grandes tragédias nacionais e internacionais vivenciadas pela população, percebemos que cada vez mais os problemas associados as manifestações do tempo estão se tornando mais intensos e com uma temporalidade menor e atingem um número cada vez maior de pessoas. Chuvas concentradas, secas prolongadas, vendavais, ondas de frio e calor são alguns exemplos dessas manifestações do tempo globalmente que estão desencadeando inúmeras tragédias sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais, estão ocasionando grandes transformações nas paisagens, mudanças na forma de produção, migrações, grandes perdas materiais e principalmente perdas de vidas. Em virtude desse cenário, este artigo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre a importância de se trabalhar o meio vivido pelos estudantes, para compreender a realidade, as suas vulnerabilidades e riscos socioambientais a partir do clima do lugar, utilizando a estação meteorológica como uma ferramenta metodológica no processo de ensino aprendizado para a educação dos riscos climáticos frente as mudanças climáticas. Acreditamos que o emprego de metodologias didáticas diversificadas, que fujam das abordagens tradicionais e conteudistas, seja uma ferramenta importante para que nosso aluno seja estimulado a participar e compreender os conteúdos, promova uma educação mais inclusiva, participativa, contextualizada e valorizando a vivência de cada um.