Compreender a geodiversidade pela sua ótica educativa se configura como uma das principais estratégias no desenvolvimento de práticas efetivas de geoconservação, iniciando assim uma perspectiva educacional na conservação dos elementos abióticos, a Geoeducação. O objetivo do estudo em questão é sugerir ações geoeducativas que aproximem a discussão inicial da Geoeducação na abordagem dos Serviços Ecossistêmicos (SE) providos pela geodiversidade do litoral do Piauí, contribuindo assim para o ensino de tais temáticas inseridas na Geografia Física e ciências afins, em âmbito formal e não formal. Os procedimentos metodológicos utilizados para elaboração do estudo se deram através de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. O litoral do Piauí apresenta uma faixa litorânea com extensão de 66 km, como sendo o menor do Brasil, no entanto, reúne variadas características e paisagens naturais, no que se refere à geologia, geomorfologia, hidrografia, aspectos climatológicos, pedológicos, oceanográficos, dentre outros, constituindo-se em sua geodiversidade e geopatrimônio. Nesse contexto, os locais que reúnem elementos da geodiversidade, apresentam também uma série de SE providos por esta, proporcionando variados tipos de benefícios para as sociedades que ali vivem. Assim, destaca-se a discussão da Geoeducação enquanto processo geoconservacionista, na abordagem dos SE providos pela geodiversidade da área, tanto em ambientes formais de ensino como não formais. Sugere-se então oito ações geoeducativas que visam, ainda que de forma preliminar, aproximar a discussão dos (SE) providos pela geodiversidade do litoral piauiense, com a Geoeducação, podendo propiciar condições de ensino das temáticas inseridas na Geografia Física e áreas afins, em diferentes ambientes educacionais.