O resgate do conhecimento sobre solos por meio da educação é fundamental para reverter a desconexão entre as sociedades modernas e o solo, que é a base da vida no planeta. Ensinar sobre solos pode ser desafiador devido à abstração dos conceitos envolvidos. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo geral analisar uso integrado de mapas e maquetes como ferramentas didáticas para o ensino de solos. Foram elaborados três mapas os quais subsidiaram a produção das maquetes tendo como área de estudo a Região Metropolitana de Goiânia (RMG) e o município de Goiânia. Para a maquete de solos de Goiânia utilizou-se o mapa altimétrico e o mapa simplificado de solos com os quais foi possível elaborar uma maquete que demonstra a distribuição espacial dos solos no relevo, conforme as cotas altimétricas. Adicionalmente foi elaborada uma maquete para representação de dois solos distintos: Latossolo e Neossolo. A etapa de utilização do material didático junto à comunidade constou de exposições didáticas em uma escola estadual e em um do Parque Municipal de Goiânia. Após a aplicação de enquete a maioria do público apontou que a exposição didática os permitiu chegar a um com conhecimento razoável sobre solos, assim como gostariam que materiais como mapas e maquetes fossem utilizados futuramente durante as aulas. A aplicação dessas atividades educativas em contextos socioespaciais como escolas e parques, demonstraram grande potencial interativo e didático tanto no campo do ensino de geografia como, de forma mais ampla, no campo da educação em solos.