Artigo Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente

ANAIS de Evento

ISSN: 2236-5311

MELODIAS GEOGRÁFICAS: ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA ATRAVÉS DA MÚSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental.
"2024-11-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 118673
    "edicao_id" => 380
    "trabalho_id" => 1282
    "inscrito_id" => 2690
    "titulo" => "MELODIAS GEOGRÁFICAS: ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA ATRAVÉS DA MÚSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo principal analisar as potencialidades do uso da música como um instrumento pedagógico para o ensino de Geografia Física, e como objetivos secundários, apresentar e discutir os Cadernos Musicais desenvolvidos como proposta de análise socioambiental da Baixada Fluminense – RJ. Utiliza-se por metodologia a revisão bibliográfica. Os resultados apontam que a utilização da música como ferramenta didática para o ensino de Geografia, apresenta um grande potencial pedagógico, no sentido de construir as aproximações iniciais dos estudantes com os conceitos geográficos, além de constituir uma metodologia de ensino que rompe com a dualidade existente na disciplina entre Geografia Física e Geografia Humana, ao promover uma leitura holística do espaço geográfico pelas lentes dessa ciência. O trabalho encontra-se em fase de desenvolvimento, sendo os próximos passos a aproximação com as escolas do entorno da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ) e ampliação da aplicação de sua metodologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID2690_TB1282_10102024211805.pdf"
    "created_at" => "2024-12-13 10:12:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIULIA VITÓRIA SOBRINHO MAGALHÃES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIULIA"
    "autor_email" => "sobrinho.giulia2306@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente"
    "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-26"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02"
    "publicacao_id" => 113
    "publicacao_nome" => "Revista SBGFA"
    "publicacao_codigo" => "2236-5311"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 118673
    "edicao_id" => 380
    "trabalho_id" => 1282
    "inscrito_id" => 2690
    "titulo" => "MELODIAS GEOGRÁFICAS: ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA ATRAVÉS DA MÚSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo principal analisar as potencialidades do uso da música como um instrumento pedagógico para o ensino de Geografia Física, e como objetivos secundários, apresentar e discutir os Cadernos Musicais desenvolvidos como proposta de análise socioambiental da Baixada Fluminense – RJ. Utiliza-se por metodologia a revisão bibliográfica. Os resultados apontam que a utilização da música como ferramenta didática para o ensino de Geografia, apresenta um grande potencial pedagógico, no sentido de construir as aproximações iniciais dos estudantes com os conceitos geográficos, além de constituir uma metodologia de ensino que rompe com a dualidade existente na disciplina entre Geografia Física e Geografia Humana, ao promover uma leitura holística do espaço geográfico pelas lentes dessa ciência. O trabalho encontra-se em fase de desenvolvimento, sendo os próximos passos a aproximação com as escolas do entorno da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ) e ampliação da aplicação de sua metodologia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD1_ID2690_TB1282_10102024211805.pdf"
    "created_at" => "2024-12-13 10:12:46"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIULIA VITÓRIA SOBRINHO MAGALHÃES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GIULIA"
    "autor_email" => "sobrinho.giulia2306@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente"
    "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-26"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02"
    "publicacao_id" => 113
    "publicacao_nome" => "Revista SBGFA"
    "publicacao_codigo" => "2236-5311"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo principal analisar as potencialidades do uso da música como um instrumento pedagógico para o ensino de Geografia Física, e como objetivos secundários, apresentar e discutir os Cadernos Musicais desenvolvidos como proposta de análise socioambiental da Baixada Fluminense – RJ. Utiliza-se por metodologia a revisão bibliográfica. Os resultados apontam que a utilização da música como ferramenta didática para o ensino de Geografia, apresenta um grande potencial pedagógico, no sentido de construir as aproximações iniciais dos estudantes com os conceitos geográficos, além de constituir uma metodologia de ensino que rompe com a dualidade existente na disciplina entre Geografia Física e Geografia Humana, ao promover uma leitura holística do espaço geográfico pelas lentes dessa ciência. O trabalho encontra-se em fase de desenvolvimento, sendo os próximos passos a aproximação com as escolas do entorno da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF-UERJ) e ampliação da aplicação de sua metodologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.