A presente pesquisa investiga como o trabalho de campo na nascente Gameleira pode contribuir para a percepção ambiental dos estudantes e enriquecer o ensino da Geografia escolar, promovendo um aprendizado mais contextualizado e prático. O problema da pesquisa é: Como o trabalho de campo na nascente Gameleira pode influenciar a percepção ambiental dos estudantes e melhorar a abordagem do ensino de Geografia escolar, tornando o aprendizado mais contextualizado e engajador? A pesquisa foi executada na nascente Gameleira, localizada no município de Montividiu, Sudoeste Goiano, Brasil na zona rural, com os estudantes da Escola Armando Gomes da Fonseca. Utilizou-se o trabalho de campo como metodologia ativa, incluiu-se a observação direta e a descrição sistemática, visando o desenvolvimento da percepção dos estudantes com o uso da cartografia da ação social no ensino da Geografia. Além disso, foram empregados os métodos de observação direta, abordagens nos conceitos geográficos e análise de desenhos cartográficos da nascente, criados pelos estudantes, representando os saberes locais. Os resultados indicam que o trabalho de campo despertou o senso crítico dos estudantes, promovendo uma evolução na percepção do ensino da Geografia escolar ao integrar teoria e prática fora da sala de aula.