O TRABALHO DE CAMPO NA PERSPECTIVA DA NASCENTE GAMELEIRA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR
"2024-11-26" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 117751 "edicao_id" => 380 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 986 "titulo" => "O TRABALHO DE CAMPO NA PERSPECTIVA DA NASCENTE GAMELEIRA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR" "resumo" => "A presente pesquisa investiga como o trabalho de campo na nascente Gameleira pode contribuir para a percepção ambiental dos estudantes e enriquecer o ensino da Geografia escolar, promovendo um aprendizado mais contextualizado e prático. O problema da pesquisa é: Como o trabalho de campo na nascente Gameleira pode influenciar a percepção ambiental dos estudantes e melhorar a abordagem do ensino de Geografia escolar, tornando o aprendizado mais contextualizado e engajador? A pesquisa foi executada na nascente Gameleira, localizada no município de Montividiu, Sudoeste Goiano, Brasil na zona rural, com os estudantes da Escola Armando Gomes da Fonseca. Utilizou-se o trabalho de campo como metodologia ativa, incluiu-se a observação direta e a descrição sistemática, visando o desenvolvimento da percepção dos estudantes com o uso da cartografia da ação social no ensino da Geografia. Além disso, foram empregados os métodos de observação direta, abordagens nos conceitos geográficos e análise de desenhos cartográficos da nascente, criados pelos estudantes, representando os saberes locais. Os resultados indicam que o trabalho de campo despertou o senso crítico dos estudantes, promovendo uma evolução na percepção do ensino da Geografia escolar ao integrar teoria e prática fora da sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD4_ID986_TB164_29112024141514.pdf" "created_at" => "2024-12-13 10:12:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "Márcia Cristina" "autor_email" => "marcia1cunha@ufj.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ (UFJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente" "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png" "data_publicacao" => "2024-11-26" "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02" "publicacao_id" => 113 "publicacao_nome" => "Revista SBGFA" "publicacao_codigo" => "2236-5311" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 117751 "edicao_id" => 380 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 986 "titulo" => "O TRABALHO DE CAMPO NA PERSPECTIVA DA NASCENTE GAMELEIRA: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR" "resumo" => "A presente pesquisa investiga como o trabalho de campo na nascente Gameleira pode contribuir para a percepção ambiental dos estudantes e enriquecer o ensino da Geografia escolar, promovendo um aprendizado mais contextualizado e prático. O problema da pesquisa é: Como o trabalho de campo na nascente Gameleira pode influenciar a percepção ambiental dos estudantes e melhorar a abordagem do ensino de Geografia escolar, tornando o aprendizado mais contextualizado e engajador? A pesquisa foi executada na nascente Gameleira, localizada no município de Montividiu, Sudoeste Goiano, Brasil na zona rural, com os estudantes da Escola Armando Gomes da Fonseca. Utilizou-se o trabalho de campo como metodologia ativa, incluiu-se a observação direta e a descrição sistemática, visando o desenvolvimento da percepção dos estudantes com o uso da cartografia da ação social no ensino da Geografia. Além disso, foram empregados os métodos de observação direta, abordagens nos conceitos geográficos e análise de desenhos cartográficos da nascente, criados pelos estudantes, representando os saberes locais. Os resultados indicam que o trabalho de campo despertou o senso crítico dos estudantes, promovendo uma evolução na percepção do ensino da Geografia escolar ao integrar teoria e prática fora da sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "ET 07 - O Ensino das temáticas físico-naturais: novas práticas pedagógicas e possibilidades de atuação frente à realidade socioambiental." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV206_MD4_ID986_TB164_29112024141514.pdf" "created_at" => "2024-12-13 10:12:46" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA CRISTINA DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "Márcia Cristina" "autor_email" => "marcia1cunha@ufj.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JATAÍ (UFJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xx-sbgfa---simposio-brasileiro-de-geografia-fisica-aplicada--iv-elaagfa---encontro-luso-afro-americano-de-geografia-fisica-e-ambiente" "edicao_nome" => "Anais do XX SBGFA - Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA - Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_evento" => "XX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada & IV ELAAGFA Encontro Luso-Afro-Americano de Geografia Física e Ambiente" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/sbgfa/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6745c268e6a83_26112024094320.png" "data_publicacao" => "2024-11-26" "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:22:02" "publicacao_id" => 113 "publicacao_nome" => "Revista SBGFA" "publicacao_codigo" => "2236-5311" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }