O ensino de temáticas físico-naturais possibilita o debate pedagógico sobre características e problemáticas das paisagens e seus usos. Como forma de apreender as constantes transformações dos munícipios de Petrolina/PE e Juazeiro/BA, foi proposto o levantamento, sistematização e analise de dados destes municípios sob a forma de Atlas. O “Atlas das dinâmicas sociais e ambientais de Petrolina/PE e Juazeiro/BA”, objetiva a produção de material cartográfico, iconográfico e de explanação em textos analíticos, fundamentais para a compreensão totalizante desses espaços, com alinhamento ao conhecimento escolar, didático e científico. Para este trabalho, os elementos biofísicos foram priorizados, de forma a mostrar as características geológicas, geomorfológicas, pedológicas e hidrológicas em uma visão integrada/geossistêmica, correlacionada a problemas socioambientais presentes. Os mapas foram produzidos com base em Modelos Digitais de Elevação (SRTM), imageamentos por VANT, tendo a base de informações pedológicas e do relevo os dados do IBGE e EMBRAPA, processados em ambiente SIG (Google Earth Prof., QGIS 3.16, ArcGIS 10.9,). Observou-se o arranjo das variáveis escolhidas, tendo como destaque a correlação da litologia com os solos e processos geomórficos; a utilização da base natural para exploração mineral e a pressão da urbanização e agricultura irrigada sobre os canais fluviais, sobre a caatinga, potencializando o processo de salinização dos solos. Evidenciar tais dinâmicas é fundamental para uma leitura integrada e multiescalar, embasando alunos, professores e a comunidade em geral sobre as problemáticas condições de uso e de apropriação da paisagem físico-natural em Petrolina/PE e Juazeiro/BA.