A presente pesquisa objetiva analisar as reverberações do processo formativo dos egressos dos cursos de licenciatura em Letras e Química do IFRS - Campus Feliz (2018-2023), na construção de práticas educativas inovadoras. Este estudo, de caráter qualitativo, fará uso da triangulação de dados oriundos de: um questionário, entrevistas individuais e semiestruturadas e dados gerados no Grupo Focal (ambos realizados com egressos(as) dos cursos). Os dados levantados serão analisados por meio da Análise de Conteúdo, fundamentada na tríade dos estudos teóricos sobre a formação de professores, os estudos curriculares e, de forma articulada a eles, os aportes teóricos sobre a inovação. O referencial teórico utilizado nas reflexões sobre a formação de professores quanto às suas políticas curriculares e à contextualização do tema na contemporaneidade, sob a lógica do neoliberalismo e as reformas educacionais, terá como base os autores Charlot (2013;2020), Nóvoa (2017;2021), Freire (1989;1996), Dardot e Laval (2016), Pacheco (2014) e Sacristán (2013). Ainda, será abordada a inovação educativa em diálogo teórico com Cunha (1998, 2006), Carbonell (2002, 2017) e Sancho-Gil (2018). A pesquisa contribuirá com reflexões e conhecimentos sobre a formação de professores e a inovação educativa, além de acompanhar o desenvolvimento profissional dos egressos dos cursos de Licenciatura em Letras e Química do IFRS - Campus Feliz. Sendo assim, o estudo visa destacar tanto as potencialidades da educação pública quanto às concepções e práticas curriculares.