Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EDUCAÇÃO, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DO FILME “NARRADORES DE JAVÉ”

Palavra-chaves: LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
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      Este artigo analisa os conceitos de “Letramento” e “Alfabetização” a partir do filme “Narradores de Javé” (2003, dir. Eliane Caffé) e tem por objetivo contribuir para uma reflexão crítica sobre a necessidade de uma sociedade ser letrada e alfabetizada, independente da faixa etária. A partir das imagens e dos personagens Zaqueu, Antônio de Biá, Evaldo, Deodora e outros habitantes do Vale de Javé, analiso as dificuldades enfrentadas pela população, vivendo em precárias condições de vida, sem saneamento básico, posto de saúde, escola, dentre outros, sendo assim, predomina a pobreza na região. Percebe-se através das imagens, que o analfabetismo é o fator principal que provoca a falta de identidade do povoado de Javé. Desse modo, não faz parte das estatísticas, devido não ter um documento histórico, resultado disso é o não reconhecimento de Javé pelo Estado. Neste sentido, o filme pode ser compreendido como uma comédia dramática que reconstrói a triste realidade de uma população analfabeta sendo marginalizada pelo sistema social. Esta situação analisada sobre o analfabetismo contribui para que haja a conscientização de que a educação é a chave para o exercício da cidadania e a preservação dos direitos civis. Desse modo, precisa-se investir na educação, incluindo principalmente aqueles indivíduos que não tiveram acesso a escola na idade certa. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se constitui em uma oportunidade para os jovens e adultos serem alfabetizados, e em seguida, serem reconhecidos enquanto cidadãos ativos na sociedade. \r\n
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Resumo Este artigo analisa os conceitos de “Letramento” e “Alfabetização” a partir do filme “Narradores de Javé” (2003, dir. Eliane Caffé) e tem por objetivo contribuir para uma reflexão crítica sobre a necessidade de uma sociedade ser letrada e alfabetizada, independente da faixa etária. A partir das imagens e dos personagens Zaqueu, Antônio de Biá, Evaldo, Deodora e outros habitantes do Vale de Javé, analiso as dificuldades enfrentadas pela população, vivendo em precárias condições de vida, sem saneamento básico, posto de saúde, escola, dentre outros, sendo assim, predomina a pobreza na região. Percebe-se através das imagens, que o analfabetismo é o fator principal que provoca a falta de identidade do povoado de Javé. Desse modo, não faz parte das estatísticas, devido não ter um documento histórico, resultado disso é o não reconhecimento de Javé pelo Estado. Neste sentido, o filme pode ser compreendido como uma comédia dramática que reconstrói a triste realidade de uma população analfabeta sendo marginalizada pelo sistema social. Esta situação analisada sobre o analfabetismo contribui para que haja a conscientização de que a educação é a chave para o exercício da cidadania e a preservação dos direitos civis. Desse modo, precisa-se investir na educação, incluindo principalmente aqueles indivíduos que não tiveram acesso a escola na idade certa. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) se constitui em uma oportunidade para os jovens e adultos serem alfabetizados, e em seguida, serem reconhecidos enquanto cidadãos ativos na sociedade. Palavra-chave: Letramento, Alfabetização, Analfabetismo, Educação de Jovens e Adultos.

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