Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

COLETIVO SOCIOAMBIENTAL MAURO MOTA: PROTAGONISMO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática e perspectivas críticas de inovação educativa
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116369
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 625
    "inscrito_id" => 2337
    "titulo" => "COLETIVO SOCIOAMBIENTAL MAURO MOTA: PROTAGONISMO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo investiga os impactos do Coletivo Socioambiental Mauro Mota no protagonismo juvenil na Escola de Aplicação Professor Chaves, em Nazaré da Mata - PE. Com base em uma abordagem qualitativa, foram analisadas as experiências dos estudantes envolvidos nas atividades do coletivo, utilizando como arcabouço teórico os conceitos de conscientização de Paulo Freire. O processo formativo incluiu quatro atividades estruturadas conforme orientações do "Coletivos Jovens de Meio Ambiente: Manual Orientador". Os resultados revelam uma evolução significativa na consciência crítica dos estudantes, passando de uma compreensão inicial superficial para uma participação ativa e engajada em iniciativas socioambientais. A autonomia e o empoderamento dos jovens foram facilitados pela mediação pedagógica e pela criação de espaços de diálogo e colaboração. Este estudo contribui para o entendimento de como práticas educativas contextualizadas podem fortalecer a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de atuar positivamente em suas comunidades e no meio ambiente."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática e perspectivas críticas de inovação educativa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2337_TB625_14082024205918.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON CASSIO CORDEIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON CÁSSIO"
    "autor_email" => "robson.cassio@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116369
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 625
    "inscrito_id" => 2337
    "titulo" => "COLETIVO SOCIOAMBIENTAL MAURO MOTA: PROTAGONISMO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo investiga os impactos do Coletivo Socioambiental Mauro Mota no protagonismo juvenil na Escola de Aplicação Professor Chaves, em Nazaré da Mata - PE. Com base em uma abordagem qualitativa, foram analisadas as experiências dos estudantes envolvidos nas atividades do coletivo, utilizando como arcabouço teórico os conceitos de conscientização de Paulo Freire. O processo formativo incluiu quatro atividades estruturadas conforme orientações do "Coletivos Jovens de Meio Ambiente: Manual Orientador". Os resultados revelam uma evolução significativa na consciência crítica dos estudantes, passando de uma compreensão inicial superficial para uma participação ativa e engajada em iniciativas socioambientais. A autonomia e o empoderamento dos jovens foram facilitados pela mediação pedagógica e pela criação de espaços de diálogo e colaboração. Este estudo contribui para o entendimento de como práticas educativas contextualizadas podem fortalecer a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de atuar positivamente em suas comunidades e no meio ambiente."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática e perspectivas críticas de inovação educativa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2337_TB625_14082024205918.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON CASSIO CORDEIRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON CÁSSIO"
    "autor_email" => "robson.cassio@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo investiga os impactos do Coletivo Socioambiental Mauro Mota no protagonismo juvenil na Escola de Aplicação Professor Chaves, em Nazaré da Mata - PE. Com base em uma abordagem qualitativa, foram analisadas as experiências dos estudantes envolvidos nas atividades do coletivo, utilizando como arcabouço teórico os conceitos de conscientização de Paulo Freire. O processo formativo incluiu quatro atividades estruturadas conforme orientações do "Coletivos Jovens de Meio Ambiente: Manual Orientador". Os resultados revelam uma evolução significativa na consciência crítica dos estudantes, passando de uma compreensão inicial superficial para uma participação ativa e engajada em iniciativas socioambientais. A autonomia e o empoderamento dos jovens foram facilitados pela mediação pedagógica e pela criação de espaços de diálogo e colaboração. Este estudo contribui para o entendimento de como práticas educativas contextualizadas podem fortalecer a formação de cidadãos críticos e responsáveis, capazes de atuar positivamente em suas comunidades e no meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.