O artigo trata de reflexões críticas sobre a didática de uma docente de pedagogia que ministrou aulas no curso de extensão, Conta aqui, diga lá: literatura infantil e mediações literárias na escola. Os encontros ocorreram em 2023, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Leopoldina, para licenciandos de pedagogia e docentes da rede pública. A pesquisa em educação é descritiva, utilizando de instrumentos como portfólio do curso, listas de presença dos participantes, relatórios da atividade prática nas escolas e as rodas de conversa em classe, para compor o relato de experiência. O critério de análise se baseia nas dimensões humanas, técnicas e político-social da didática (Candau, 2012). O texto se estrutura em três temáticas: Universidade e extensão: foco na formação de professores; Visão macro e micro: o problema da formação leitora; e, Por uma didática contextualizada: reflexões críticas. Para tanto, o viés teórico parte dos seguintes autores, respectivamente: Santos, 2004; Freire, 1986; Gadotti, 2017; Forproex, 2012; Freire, 2006; Candido, 2011; Relatório de Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – 2021, volume 1; Libânio, 2001; e, Candau, Luckesi, Reys; e Ott, 2012. As reflexões críticas mostraram consonância com o pensamento de Candau, Luckesi, Reys; e Ott (2012), porém, com duas buscas de atenção para a melhoria didática da professora, a saber: a necessidade de ensinar aos participantes utilizarem o embasamento teórico em suas práticas pedagógicas e, aguçar o olhar pesquisador desses participantes frente às ações das crianças, durante o processo de ensino e aprendizagem, nos momentos de mediações literárias.