Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

CONTA AQUI, DIGA LÁ: PRÁXIS PEDAGÓGICA EM AÇÃO EXTENSIONISTA

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116338
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 580
    "inscrito_id" => 2186
    "titulo" => "CONTA AQUI, DIGA LÁ: PRÁXIS PEDAGÓGICA EM AÇÃO EXTENSIONISTA"
    "resumo" => "O artigo trata de reflexões críticas sobre a didática de uma docente de pedagogia que ministrou aulas no curso de extensão, Conta aqui, diga lá: literatura infantil e mediações literárias na escola. Os encontros ocorreram em 2023, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Leopoldina, para licenciandos de pedagogia e docentes da rede pública. A pesquisa em educação é descritiva, utilizando de instrumentos como portfólio do curso, listas de presença dos participantes, relatórios da atividade prática nas escolas e as rodas de conversa em classe, para compor o relato de experiência. O critério de análise se baseia nas dimensões humanas, técnicas e político-social da didática (Candau, 2012). O texto se estrutura em três temáticas: Universidade e extensão: foco na formação de professores; Visão macro e micro: o problema da formação leitora; e, Por uma didática contextualizada: reflexões críticas. Para tanto, o viés teórico parte dos seguintes autores, respectivamente: Santos, 2004; Freire, 1986; Gadotti, 2017; Forproex, 2012; Freire, 2006; Candido, 2011; Relatório de Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – 2021, volume 1; Libânio, 2001; e, Candau, Luckesi, Reys; e Ott, 2012. As reflexões críticas mostraram consonância com o pensamento de Candau, Luckesi, Reys; e Ott (2012), porém, com duas buscas de atenção para a melhoria didática da professora, a saber: a necessidade de ensinar aos participantes utilizarem o embasamento teórico em suas práticas pedagógicas e, aguçar o olhar pesquisador desses participantes frente às ações das crianças, durante o processo de ensino e aprendizagem, nos momentos de mediações literárias."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID2186_TB580_15072024150339.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANICÉZIA PEREIRA ROMANHOL BETTE"
    "autor_nome_curto" => "Anicézia Pereir"
    "autor_email" => "anicezia.romanhol@uemg.br"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116338
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 580
    "inscrito_id" => 2186
    "titulo" => "CONTA AQUI, DIGA LÁ: PRÁXIS PEDAGÓGICA EM AÇÃO EXTENSIONISTA"
    "resumo" => "O artigo trata de reflexões críticas sobre a didática de uma docente de pedagogia que ministrou aulas no curso de extensão, Conta aqui, diga lá: literatura infantil e mediações literárias na escola. Os encontros ocorreram em 2023, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Leopoldina, para licenciandos de pedagogia e docentes da rede pública. A pesquisa em educação é descritiva, utilizando de instrumentos como portfólio do curso, listas de presença dos participantes, relatórios da atividade prática nas escolas e as rodas de conversa em classe, para compor o relato de experiência. O critério de análise se baseia nas dimensões humanas, técnicas e político-social da didática (Candau, 2012). O texto se estrutura em três temáticas: Universidade e extensão: foco na formação de professores; Visão macro e micro: o problema da formação leitora; e, Por uma didática contextualizada: reflexões críticas. Para tanto, o viés teórico parte dos seguintes autores, respectivamente: Santos, 2004; Freire, 1986; Gadotti, 2017; Forproex, 2012; Freire, 2006; Candido, 2011; Relatório de Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – 2021, volume 1; Libânio, 2001; e, Candau, Luckesi, Reys; e Ott, 2012. As reflexões críticas mostraram consonância com o pensamento de Candau, Luckesi, Reys; e Ott (2012), porém, com duas buscas de atenção para a melhoria didática da professora, a saber: a necessidade de ensinar aos participantes utilizarem o embasamento teórico em suas práticas pedagógicas e, aguçar o olhar pesquisador desses participantes frente às ações das crianças, durante o processo de ensino e aprendizagem, nos momentos de mediações literárias."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID2186_TB580_15072024150339.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANICÉZIA PEREIRA ROMANHOL BETTE"
    "autor_nome_curto" => "Anicézia Pereir"
    "autor_email" => "anicezia.romanhol@uemg.br"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUCRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

O artigo trata de reflexões críticas sobre a didática de uma docente de pedagogia que ministrou aulas no curso de extensão, Conta aqui, diga lá: literatura infantil e mediações literárias na escola. Os encontros ocorreram em 2023, na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Leopoldina, para licenciandos de pedagogia e docentes da rede pública. A pesquisa em educação é descritiva, utilizando de instrumentos como portfólio do curso, listas de presença dos participantes, relatórios da atividade prática nas escolas e as rodas de conversa em classe, para compor o relato de experiência. O critério de análise se baseia nas dimensões humanas, técnicas e político-social da didática (Candau, 2012). O texto se estrutura em três temáticas: Universidade e extensão: foco na formação de professores; Visão macro e micro: o problema da formação leitora; e, Por uma didática contextualizada: reflexões críticas. Para tanto, o viés teórico parte dos seguintes autores, respectivamente: Santos, 2004; Freire, 1986; Gadotti, 2017; Forproex, 2012; Freire, 2006; Candido, 2011; Relatório de Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica – 2021, volume 1; Libânio, 2001; e, Candau, Luckesi, Reys; e Ott, 2012. As reflexões críticas mostraram consonância com o pensamento de Candau, Luckesi, Reys; e Ott (2012), porém, com duas buscas de atenção para a melhoria didática da professora, a saber: a necessidade de ensinar aos participantes utilizarem o embasamento teórico em suas práticas pedagógicas e, aguçar o olhar pesquisador desses participantes frente às ações das crianças, durante o processo de ensino e aprendizagem, nos momentos de mediações literárias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.