Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO RELIGIOSO: UMA INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O EDUCAR EM TEMPOS DE CRISE SOCIOAMBIENTAL PLANETÁRIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116194
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 382
    "inscrito_id" => 19
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO RELIGIOSO: UMA INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O EDUCAR EM TEMPOS DE CRISE SOCIOAMBIENTAL PLANETÁRIA"
    "resumo" => "Ao reconhecer o contexto de múltiplos conflitos vividos planetariamente, seria fundamental refletir sobre o papel da educação neste cenário para construir estratégias educativas que possam contribuir para educar em tempo de crises. Sob esta perspectiva, reconhece-se o papel da educação escolar como alternativa para responder, pela ótica pedagógica e formativa, aos conflitos emergentes. Neste viés, buscamos discorrer sobre as características do componente curricular de Ensino Religioso (ER) e avaliar as possibilidades pedagógicas dele com o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), de modo que as práticas interconectadas favoreçam o desenvolvimento de uma educação alinhada com a realidade global e seus problemas. Conclui-se que é possível pensar e promover essa integração curricular, como uma aposta pedagógica que venha contribuir para “adiar o fim do mundo”."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID19_TB382_09092024114229.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA LOURENÇO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIA GOMES"
    "autor_email" => "claudiakak23@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116194
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 382
    "inscrito_id" => 19
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO RELIGIOSO: UMA INTEGRAÇÃO CURRICULAR PARA O EDUCAR EM TEMPOS DE CRISE SOCIOAMBIENTAL PLANETÁRIA"
    "resumo" => "Ao reconhecer o contexto de múltiplos conflitos vividos planetariamente, seria fundamental refletir sobre o papel da educação neste cenário para construir estratégias educativas que possam contribuir para educar em tempo de crises. Sob esta perspectiva, reconhece-se o papel da educação escolar como alternativa para responder, pela ótica pedagógica e formativa, aos conflitos emergentes. Neste viés, buscamos discorrer sobre as características do componente curricular de Ensino Religioso (ER) e avaliar as possibilidades pedagógicas dele com o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), de modo que as práticas interconectadas favoreçam o desenvolvimento de uma educação alinhada com a realidade global e seus problemas. Conclui-se que é possível pensar e promover essa integração curricular, como uma aposta pedagógica que venha contribuir para “adiar o fim do mundo”."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática e processos de currículo e de avaliação na escola democrática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID19_TB382_09092024114229.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA LOURENÇO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIA GOMES"
    "autor_email" => "claudiakak23@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Ao reconhecer o contexto de múltiplos conflitos vividos planetariamente, seria fundamental refletir sobre o papel da educação neste cenário para construir estratégias educativas que possam contribuir para educar em tempo de crises. Sob esta perspectiva, reconhece-se o papel da educação escolar como alternativa para responder, pela ótica pedagógica e formativa, aos conflitos emergentes. Neste viés, buscamos discorrer sobre as características do componente curricular de Ensino Religioso (ER) e avaliar as possibilidades pedagógicas dele com o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), de modo que as práticas interconectadas favoreçam o desenvolvimento de uma educação alinhada com a realidade global e seus problemas. Conclui-se que é possível pensar e promover essa integração curricular, como uma aposta pedagógica que venha contribuir para “adiar o fim do mundo”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.