O painel se articula em torno do tema da indução profissional docente, um sistema de apoio e acompanhamento formativo ao professor iniciante. Tem por objetivo disseminar concepções e práticas de indução docente comprometidas com carreira, valorização e desenvolvimento profissional. Reúne três pesquisas, com alinhamentos teóricos e aproximações metodológicas, que focalizam distintas perspectivas de formação com professores que se encontram no início da profissão. A primeira apresenta constatações iniciais de uma pesquisa-formação problematizando as possibilidades e os desafios da indução entre pares e analisando como essa abordagem incide na maneira como os docentes enfrentam e respondem às dificuldades nos primeiros anos de sua carreira. A segunda, se volta para o início da docência em contextos de desigualdade educacional e vulnerabilidade social, com atenção especial ao processo de subjetivação docente. Como é ser e tornar-se professor em contextos conflagrados, vulneráveis e selados pela desigualdade social e educacional? A terceira pesquisa discute como a cultura institucional, a gestão escolar e as comunidades de aprendizagem podem potencializar perspectivas de indução na escola, tecendo lentes para a ambiência provida de condições materiais que colaboram para o desenvolvimento profissional. O fio argumentativo que tece o painel está na defesa de indução articulada ao contexto de atuação, com ênfase em um trabalho colaborativo e comprometida com o contínuo constitutivo do desenvolvimento profissional docente, no sentido de não se constituir como um mecanismo episódico de adaptação do docente à carreira sem que as condições objetivas – materiais e formativas – para a realização do seu trabalho estejam garantidas.