OLHARES PARA OS SABERES DIDÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116170 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 346 "inscrito_id" => 1895 "titulo" => "OLHARES PARA OS SABERES DIDÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA" "resumo" => "Os processos de ensino abrem espaço para pesquisas em torno da didática e do fazer pedagógico. Em uma rede interlocuções, avançamos nas transformações de sentidos para as diferentes práticas. Assim, neste painel, apresentamos trabalhos de cunho bibliográfico e de campo, alicerçados na pedagogia crítica freiriana, que contemplam a constituição de saberes didáticos objetivando a melhoria do ensino. O primeiro reflete acerca dos desafios para a constituição dos saberes didáticos do professor de Educação Física. Os resultados indicam a necessidade de uma formação inicial que articule teoria e prática, focando nas especificidades da criança, considerando que é no fazer na profissão, nas trocas de experiências com outros professores de Educação Física e nas formações continuadas que ele desenvolve seus saberes. O segundo tematiza a escuta das crianças, compreendendo-a como um saber que necessita ser constituído como didático no âmbito da educação infantil. É possível afirmar que as reflexões coletivas, realizadas a partir das escutas e consequentemente, narrativas infantis, confrontadas com a teoria, podem favorecer a compreensão de que o professor é alguém que tem o direito de pensar sobre seu trabalho, como também construir saberes. O terceiro busca discutir a ressignificação dos saberes didáticos e o uso das tecnologias digitais, tendo em vista a dialogicidade. Os resultados indicam que a formação docente é um ponto-chave que abarca um trabalho de apreensão e apropriação crítica. Os estudos convidam-nos a pensar sobre as relações dialógicas, que, pautadas nas experiências, movimentam-se em direção a um processo de ensino e de aprendizagem mais dialético." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1895_TB346_24092024142632.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALZIRA LEITE" "autor_nome_curto" => "Maria Alzira Le" "autor_email" => "mariaalzira35@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ (UTP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116170 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 346 "inscrito_id" => 1895 "titulo" => "OLHARES PARA OS SABERES DIDÁTICOS EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA" "resumo" => "Os processos de ensino abrem espaço para pesquisas em torno da didática e do fazer pedagógico. Em uma rede interlocuções, avançamos nas transformações de sentidos para as diferentes práticas. Assim, neste painel, apresentamos trabalhos de cunho bibliográfico e de campo, alicerçados na pedagogia crítica freiriana, que contemplam a constituição de saberes didáticos objetivando a melhoria do ensino. O primeiro reflete acerca dos desafios para a constituição dos saberes didáticos do professor de Educação Física. Os resultados indicam a necessidade de uma formação inicial que articule teoria e prática, focando nas especificidades da criança, considerando que é no fazer na profissão, nas trocas de experiências com outros professores de Educação Física e nas formações continuadas que ele desenvolve seus saberes. O segundo tematiza a escuta das crianças, compreendendo-a como um saber que necessita ser constituído como didático no âmbito da educação infantil. É possível afirmar que as reflexões coletivas, realizadas a partir das escutas e consequentemente, narrativas infantis, confrontadas com a teoria, podem favorecer a compreensão de que o professor é alguém que tem o direito de pensar sobre seu trabalho, como também construir saberes. O terceiro busca discutir a ressignificação dos saberes didáticos e o uso das tecnologias digitais, tendo em vista a dialogicidade. Os resultados indicam que a formação docente é um ponto-chave que abarca um trabalho de apreensão e apropriação crítica. Os estudos convidam-nos a pensar sobre as relações dialógicas, que, pautadas nas experiências, movimentam-se em direção a um processo de ensino e de aprendizagem mais dialético." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1895_TB346_24092024142632.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALZIRA LEITE" "autor_nome_curto" => "Maria Alzira Le" "autor_email" => "mariaalzira35@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ (UTP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }