O presente painel reúne trabalhos de pesquisadores que têm se dedicado a revelar as travessias formativas de professores/as no cotidiano escolar e universitário. São pesquisas que abordam narrativas de docentes no contexto de formação, atuação profissional com foco nas aprendizagens experienciais, transversalizadas pelas práticas profissionais. São trabalhos ancorados na perspectiva qualitativa que adotam estudos com foco em narrativas de si, de percursos formativos e de desenvolvimento profissional. Iniciando pela discussão sobre as formas de habitar a formação permanente nas atividades de planejamentos no cotidiano escolar, passando pelas aprendizagens experienciais dos professores de matemática, bem como pela formação permanente de professores/as universitários no cotidiano de uso de metodologias colaborativas na docência universitária. Os trabalhos sinalizam que a formação de professores/as engendrada no cotidiano escolar favorece a ambiência reflexiva entre pares na construção de narrativas que são insurgentes, por isso possibilitadoras de desenvolvimento de saberes e experiências pedagógicas e de gestão do conhecimento. A docência, as metodologias colaborativas e as práticas com a formação entre pares aventuram experiencialmente em atitude construtiva e colaborativa de produzir partilhas de saberes que se constroem na relação com os/as pares, e com aquilo que se tem feito para aprender com o outro, para desenvolver metodologias colaborativas e para pensar o ensino de matemática e suas possíveis insurgências bem como pensar um currículo que contemple práticas pedagógicas que tenham por princípio a aprendizagem na relação com o outro.